Galera eu tava sem fazer nada, aí resolvi tentar criar um programa que calculasse média ponderada, eu consegui, só que pra treinar eu resolvi tentar criar o mesmo programa usando o laço "for".
Antes de mais nada vou colocar a formula da media ponderada pra ficar mais fácil o entendimento do meu problema:
Agora eu não sei bem o que fazer, por exemplo: Eu acho que agora o vetor "vet" deveria fornecer um valor que seria o "termo 1" e o vetor "vet1" deveria fornecer outro valor que seria o "peso 1", ai multiplicaria "termo 1" por "peso 1" e guardaria em uma variavel. Isso seria feito com os 4 termos e 4 pesos dos dois vetores. Vamos supor que o vetor que armazenaria o valor obtido dessa multiplicação se chama multi[4].
Essa é a parte do código em que eu preciso de ajuda.
Como eu já citei preciso que cada vetor forneça uma valor (vet[4] é o de termos, e vet1[4] é o de peso)
ex:
vet[1] multiplicado vet1[1]
Isso teria que acontecer com os 4 termos e pesos de forma automática, e os resultados seriam armazenado em
mult[4]
Depois disso teria que somar esses valores, ai nesse caso eu faria:
for (cont = 0; cont <4; cont++){
soma = soma + mult[cont];
} /*Aqui eu estaria somando os resultados obtidos da multiplicação
Depois eu pegaria o vetor que guarda os pesos "vet1[4]" e somaria seus pesos:
for (cont=0; cont1<4; cont1++){
somapeso = somapeso + vet1[cont1];
}
Depois era só fazer:
media = soma/somapeso;
Pois é galera, meu problema mesmo é na parte da multiplicação entre os vetores, se alguém puder me dar uma mãozinha nesse código aí eu agradeço bastante
Pergunta
Felipe Calado
Galera eu tava sem fazer nada, aí resolvi tentar criar um programa que calculasse média ponderada, eu consegui, só que pra treinar eu resolvi tentar criar o mesmo programa usando o laço "for".
Antes de mais nada vou colocar a formula da media ponderada pra ficar mais fácil o entendimento do meu problema:
Média = (termo1.peso1) + (termo2.peso2) + (termo3.peso3) + (termo 4.peso4) / (peso1+peso2+peso3+peso4)
Seguinte o que eu já fiz até agora foi bem pouco:
Agora eu não sei bem o que fazer, por exemplo: Eu acho que agora o vetor "vet" deveria fornecer um valor que seria o "termo 1" e o vetor "vet1" deveria fornecer outro valor que seria o "peso 1", ai multiplicaria "termo 1" por "peso 1" e guardaria em uma variavel. Isso seria feito com os 4 termos e 4 pesos dos dois vetores. Vamos supor que o vetor que armazenaria o valor obtido dessa multiplicação se chama multi[4].
Depois disso teria que somar esses valores, ai nesse caso eu faria:
Depois eu pegaria o vetor que guarda os pesos "vet1[4]" e somaria seus pesos:
Depois era só fazer:
Pois é galera, meu problema mesmo é na parte da multiplicação entre os vetores, se alguém puder me dar uma mãozinha nesse código aí eu agradeço bastante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
1 resposta a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.