Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Arquivo de Log


Rodrigo Coutinho

Pergunta

Bom dia,

Gostei do forum,parabéns.

Na minha empresa o LOG está com 75 gigas e preciso agir nesse arquivo, posso truncar o log e começar novamente?

Quando alguém fala que se der problema o log retorna é em que sentido, prq no meu caso, eu fiz o processo em base de teste e logo após fiz o bkp e consegui restaurar normalmente, não consigo entender onde pode ocorrer algum problema.

Alguém tem algum processo para esse problema de log grande, lembrando que na empresa está implantado o bkp full e usamos o sql 2005.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Bom dia Rodrigo,

Seja bem vindo ao Fórum!!!

você pode parametrizar o tamanho do Log na sua base. Se truncar e começar do zero, o log irá crescer e voltar ao tamanho que está, se não configurar o seu tamanho....

Vou tentar explicar suas dúvidas:

Explicando a grosso modo, o log armazena todos os processos que são executados na base. Não podemos confundir os processos executados com os dados manipulados.

O bkp você realiza uma cópia dos dados da sua base (e/ou estrutura dependendo do bkp). O log não armazena os dados manipulados, mas como o dado foi manipulado. Vou dar um exeplo:

- Se um dado for deletado da base, se não tiver bkp, ele será perdido. Com o log, você conseguirá identificar qual o comando, como foi executado, quando e quem realizou a execução. Desta forma terá a rastreabilidade e identificação do "problema". Se não tiver bkp, o log não irá te "socorrer" no quesito dado perdido.

Você tem a opção de desabilitar o log. Tem muita gente que pensa que ele não ocupará mais espaço.... mas o sql utiliza o log para suas próprias transações. Quando você possui uma transação em aberto, o sql utiliza o log caso necessite realizar, por exemplo, um rollback.

Resumindo: o interessante seria fazer uma análise entre tempo de bkp e log. Se realiza o bkp de 12 em 12 horas, o interessante seria um log que armazenasse 12 horas de transações. O cálculo é simples, mas sua administração é um pouco mais complexa, pois processos, usuários, etc tendem sempre a aumentar.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bom dia e novamente parabéns pelo forum.

Eu não sou DBA e entendo sua explicação, na empresa que trabalho tem um job que executa o BKP da base as 12:00 e as 20:00 horas (Base de dados TOTVS), como disse o log cresceu muito, para você ter uma ideia tem três anos de implantação e o log tem 75 gigas, a bse cresce em torno de 30 Megas por dia, porém antes eu tinha cinco modulos hoje tenho 12.

Quanto ao BKP de log existe algum processo em que eu guarde o arquivo de log como está e comece do zero, mesmo ele voltando ao tamanho de hoje com os anos?

E se eu precisar voltar algum dados consultar em ambos, ou juntar ambos?

Se sim eu faço e guardo em HD externo e já ganho espaço no servidor.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Boa tarde Rodrigo,

Vamos lá, dando exemplos... rs:

- 5 módulos, utilizando bkp as 12:00 e as 20:00 horas.

--> você terá que ter um log de no máximo X GB, para conseguir gravar mais ou menos 8 horas de processos na base.

Dúvidas:

Por que mais ou menos 8 horas de processos na base, sendo que de 20 às 12 hs dão mais de 8 hs? Bem provável que a empresa não seja 24 hs. De madrugada, praticamente não haverá processamentos realizados por usuários (somente se houver Jobs agendados).

Por que no máximo de X GB e não mínimo? Porque o bkp executa e realiza uma cópia de segunrança dos dados. Sendo assim, não precisará mais do arquivo de log.

Se o arquivo de log chegar ao máximo? O sql comecará a sobrepor os dados mais antigos.

Se eu precisar do log? Apenas precisará dele para rastreabilidade de processos. Os dados são armazenados no bkp.

- 12 módulos, utilizando bkp as 12:00 e as 20:00 horas.

--> você terá que ter um log de no máximo Y GB, para conseguir gravar mais ou menos 8 horas de processos na base.

Dúvidas:

Estes X ou Y GB é proporcional aos módulos do sistema? Não. Ele está diretamente relacionado a quantidade de processos na base. você pode ter apenas 1 módulo que tenha milhões de processos.

Eu tenho que ficar mexendo no tamanho do log? Sim, desde que o seu tamanho passe a ficar insuficiente para gravação dos processos, até que o bkp seja realizado.

Tenho que fazer o bkp dos logs? Não. O bkp contém todos os dados da base.

Se precisar de voltar alguns dados? Quem fará este papel será o bkp, e não o log.

Se tiver alguma dúvida, pode postar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...