Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Upload e enctype="multipart/form-data", problema. PHP


GiovanniWeb

Pergunta

Olá, sou iniciante em PHP e queria que me ajudassem com um problema que parece ser bem comum.

Estou criando um formulário de cadastro como se fosse uma rede social, e nele, tem um campo para enviar uma imagem de avatar. Ok, eu sei que é preciso usar o modo enctype="multipart/form-data" no form para a transferência de arquivos, e sim, eu o uso. Mas meu problema é o seguinte:

Este é o meu código do form:

<form class="form" action="enviar.php" method="post" name="form" id="form1" accept-charset="utf-8" enctype="multipart/form-data" >

   <!-- resto do código -->

           <input class="form-upload" type="file" id="input_16" name="avatar" file-accept="jpg, jpeg, png, gif" file-maxsize="10240" />
   
   <!-- resto do código -->

</form>
E este o código da action PHP "enviar.php":
<?php

//resto do código

$avatar = $_POST['avatar'] or die ("falha no avatar");

//...


 //variável que insere conteudo no banco de dados:

$inserir = "INSERT INTO cadastro_DB (ID, nome, sobrenome, apelido, email, dia, mes, ano, senha, confirm_senha, avatar, avalie, conheceu, duvidas) VALUES ('id','$nome','$sobrenome','$apelido','$email','$dia','$mes','$ano','$senha','$confirm_senha','$avatar','','$conheceu','$criticas')"
 or die ("falha no inserir");

 //fazendo a consulta:

        $resultado = mysql_query($inserir) 
         or die('Could not connect: ' . mysql_error());
        
            echo "Dados adicionado com sucesso.<br>
            <a href='cadastro.php'><b><h4>Retornar ao cadastro</h4></b></a>";

//inicio do upload:

$imagem = $_FILES['avatar']['name']; //pega o nome da imagem
$destino="/avatar/$imagem"; //indica o destino onde será salva

  if ($_FILES["avatar"]["error"] > 0) //se tiver algum erro...
    {
    echo "Return Code: " . $_FILES["avatar"]["error"] . "<br> Escolha outra IMAGEM.";
    }
  else
    {