Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Objetos e Variaveis


brunoalmeidam

Pergunta

Boa Tarde Galera,

Sou novato aqui no forum e esta é minha primeira pergunta, o motivo é meio maluco, mas fiquei curioso sobre a possibilidade.

A linguagem abordada nesse caso é o vb.net do visual studio 2013

queria saber, se alguém já fez ou se sabe como fazer chamadas ou alterações de propriedades de um objeto, sendo referenciado por uma variável?

vou dar um exemplo pra ficar mais claro.

digamos que eu tenha alguns forms e que cada um contenha pelo menos uns 100 textbox. (Sim eu tenho uma aplicação assim)

e digamos que eu queira fazer um rotina para limpar esses 100 textbox, mas não to com paciência pra fazer:

textbox1.clear

texbox2.clear etc etc etc

então eu decidir criar uma rotina chamada limpar que vai limpar esses textbox, essa rotina vai receber um array contando o nome desses textbox e com um loop eu faço algo parecido com item.clear (claro que não dessa forma, foi somente para ilustrar)

outra utilidade para isso seria no caso onde você define acesso a um usuário ativando ou desativando um item do menu, nesse caso no cadastro do usuário teriam todos os itens dos quais ele teria acesso e no momento do login eu executaria um loop onde eu habilitaria somente os itens cadastrados e os outros ficariam inativos.

Obrigado a todos pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

De uma maneira geral, o que você quer pode ser feito através de Reflection. Pra ter uma idéia geral, dê uma lida no artigo Geração de Assemblies em Run-Time. Porém, nesse caso específico, você poderia iterar sobre os controles do form, verificando se trata-se de uma caixa de texto, e assim chamando o método Clear, como no código abaixo:

        For Each controle As Control In Me.Controls
            If TypeOf controle Is TextBox Then
                CType(controle, TextBox).Clear()
            End If
        Next