Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Validações de Formulário Controller ou Model?


wllfl

Pergunta

Boa noite,

Estou com uma dúvida, tenho assistido diversos vídeos sobre Codeigniter e lido vários tutoriais pela net, 99,9% desse material as validações de dados vindos dos formulários de cadastro é feita no Controller.
Lendo mais a fundo existe uma forte recomendação de não "encher" os Controllers com regras de negócio e etc., então fica a dúvida se for validar dados por exemplo com a library "form_validation", onde é melhor fazer isso no Controller ou Model?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Minha opinião é que os dados sejam validados no model, sempre. Pois concordo com a tese de que apenas o model sabe como seus dados se comportam e, se você descreve seus campos de dados no model, você deve descrever as regras de validação para estes campos no mesmo lugar.

Editado por Denis Courcy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

A minha resposta baseia-se apenas no "meu entendimento" sobre MVC!

A validação de dados em si é de responsabilidade do MODEL, mas o model não deve saber de onde vem estes dados, apensas fazer o que propõe a ser feito!

No caso dos dados vindo de formulário, o Model não deveria saber quais campos existem no formulário, pois ele só responde ao Controller e/ou usa uma camada mais abaixo de abstração, um DAO por exemplo.

Quem deve conhecer a view e saber quais campos existem no formulário é o Controller, sendo assim o trabalho do Controller não é fazer

todo trabalho de validação, mas sim, verificar se o campo do form que pede um e-mail por exemplo ao usuário, é realmente um e-mail, se o campo é obrigatório, se deve ter um valor ou não, etc... E então passar ao Model que deve filtrar e validar mais a fundo os dados,

Editado por Laudir Bispo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      652k
×
×
  • Criar Novo...