Yunus Postado Julho 6, 2016 Denunciar Share Postado Julho 6, 2016 (editado) Boa tarde, Preciso separar a classe do main utilizando um .h mas não sei como faze-lo. class EstagioAluno { private: int matricula; char nomeCompleto [50]; char tipoEstagio[13]; char nomeEmpresa[20]; char cnpj[20]; char nomeSupervisor[50]; char dataInicio[11]; char dataFim[11]; char dataEntregaRelatorioParcial[11]; char situacao[11]; int horasPrevistas; int horasTotalizadas; char parecerFinal[401]; } e esses métodos: void PreencherEA(); void ImprimirEA(); void writeEA (ofstream &arq); void readEA(ifstream &arq); Como separá-los em um .h um .cpp e um main? obs: caso for preciso mais informações eu coloco aqui. Editado Julho 8, 2016 por Yunus problema resolvido Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 vangodp Postado Julho 6, 2016 Denunciar Share Postado Julho 6, 2016 (editado) main.cpp #include <iostream> #include "aluno.h" #include "aluno.cpp" // só se for sem projeto caso contrario comentar essa linha using namespace std; int main (){ EstagioAluno a; a.hello(); //provando! getchar(); return 0; } Aluno.h #ifndef ALUNO_H #define ALUNO_H #include <iostream> #include <fstream> using namespace std; class EstagioAluno { private: int matricula; char nomeCompleto [50]; char tipoEstagio[13]; char nomeEmpresa[20]; char cnpj[20]; char nomeSupervisor[50]; char dataInicio[11]; char dataFim[11]; char dataEntregaRelatorioParcial[11]; char situacao[11]; int horasPrevistas; int horasTotalizadas; char parecerFinal[401]; public: void PreencherEA(); void ImprimirEA(); void writeEA ( ofstream &arq ); void readEA ( ifstream &arq ); void hello(); }; #endif // ALUNO_H aluno.cpp <--arrumado! #include <iostream> #include "aluno.h" using namespace std; void EstagioAluno::PreencherEA(){ //Escreva o código para essa função } void EstagioAluno::ImprimirEA(){ //Escreva o código para essa função } void EstagioAluno::writeEA ( ofstream &arq ){ //Escreva o código para essa função } void EstagioAluno::readEA ( ifstream &arq ){ //Escreva o código para essa função } void EstagioAluno::hello(){ cout << "Ola mundo" << endl; } Crie um projeto que contenha esses 3 arquivos. Se criar o tal projeto borre a linha #include "aluno.cpp" do arquivo main.cpp, caso não criar um arquivo deixe a tal linha. Falou? >_< Editado Julho 7, 2016 por vangodp Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Yunus Postado Julho 7, 2016 Autor Denunciar Share Postado Julho 7, 2016 Muito obrigado pela ajuda vangodp! Acredito que o "aluno.h" (com as implementações dos métodos) seja .cpp e não .h, estou correto? testei da sua forma e a compilação demora de forma demasiada e não roda. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 vangodp Postado Julho 7, 2016 Denunciar Share Postado Julho 7, 2016 Opa! Perdão hehe... já arrumei lá. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Yunus Postado Julho 7, 2016 Autor Denunciar Share Postado Julho 7, 2016 main.cpp:9: error: expected nested-name-specifier before 'namespace' main.cpp:9: error: expected unqualified-id before 'namespace' main.cpp:9: error: expected ';' before 'namespace' main.cpp:9: error: expected unqualified-id before 'namespace' main.cpp:60: error: expected '}' at end of input main.cpp:60: error: expected unqualified-id at end of input depois da correção esses foram os erros, alguma ideia sobre? (me desculpe caso esteja abusando da sua ajuda haha) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Yunus Postado Julho 7, 2016 Autor Denunciar Share Postado Julho 7, 2016 Opa, achei o erro aqui... Estava indicando na main porém estava faltando "};" da classe no .h Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 vangodp Postado Julho 8, 2016 Denunciar Share Postado Julho 8, 2016 Procure em caso de não estar usando um projeto compilar com o arquivo main.cpp selecionado, se tentar compilar quando estiver editando o .h ou o outro cpp o compilador vai tentar compilar somente um deles, por isso recomendo a criação de um projeto, porem você nem falou que IDE ta usando. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Yunus Postado Julho 8, 2016 Autor Denunciar Share Postado Julho 8, 2016 Estou usando Falcon C++, o que acha dessa IDE? E eu criei um projeto sim... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 vangodp Postado Julho 8, 2016 Denunciar Share Postado Julho 8, 2016 Realmente não sei... nunca usei. Somente uso codeblocks. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Yunus Postado Julho 8, 2016 Autor Denunciar Share Postado Julho 8, 2016 (editado) como fechar o tópico e colocar como resolvido? (iniciante no fórum aqui kkk). Editado Julho 8, 2016 por Yunus Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Yunus
Boa tarde,
Preciso separar a classe do main utilizando um .h mas não sei como faze-lo.
Como separá-los em um .h um .cpp e um main?
obs: caso for preciso mais informações eu coloco aqui.
Editado por Yunusproblema resolvido
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
9 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.