Sou um iniciante quase analfabeto em linguagens de programação.
Estou fazendo um curso e preciso realizar um programa que faça a seguinte operação:
Leia dois números e mostre os seguintes resultados:
a. Dividendo:
b. Divisor:
c. Quociente:
d. Resto (para calcular o resto de uma divisão, utilize o operador MOD (em C: %)
Fiz o código usando variáveis do tipo "int" e ele rodou tranquilo, mas sabemos, por exemplo, que 7/3 não dá um número inteiro como resultado.
Eu queria que o Programa desse números racionais como resultado.
Tentei utilizar float e int, mas como eu não tenho conhecimento em programação, estou apanhando.
Pesquisando, verifiquei por exemplo que float não aceita o operador MOD ( resto de divisão 5% )
Gostaria de uma ajuda ou orientação para o código que tentei montar utilizando variáveis do tipo float e int:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main()
{
float a, b, quo;
int res;
printf("Mostrador de Dividendo, Divisor, Quociente e Resto de dois numeros \n" );
printf("Informe o Primeiro Numero \n");
scanf("%f", &a);
printf("Informe o Segundo Numero \n");
scanf("%f", &b);
quo = a/b;
res = a%b; // CodeBlocls apontando erro aqui: error: invalid operands to binary % (have 'float' and 'float')|
printf("O Dividendo dos numero informados = %f \n", a);
printf("O Divisor dos numeros informados = %f \n", b);
printf("O Quociente dos numeros informados = %f \n", quo);
printf("O Resto da Divisao dos numeos informados = %f \n", res);
return 0;
}
Estou usando o CodeBlocks e o erro que ele me mostra está na linha que destaquei no código
error: invalid operands to binary % (have 'float' and 'float')|
Pergunta
fabianopatricio
Olá, Pessoal !
Sou um iniciante quase analfabeto em linguagens de programação.
Estou fazendo um curso e preciso realizar um programa que faça a seguinte operação:
Leia dois números e mostre os seguintes resultados:
a. Dividendo:
b. Divisor:
c. Quociente:
d. Resto (para calcular o resto de uma divisão, utilize o operador MOD (em C: %)
Fiz o código usando variáveis do tipo "int" e ele rodou tranquilo, mas sabemos, por exemplo, que 7/3 não dá um número inteiro como resultado.
Eu queria que o Programa desse números racionais como resultado.
Tentei utilizar float e int, mas como eu não tenho conhecimento em programação, estou apanhando.
Pesquisando, verifiquei por exemplo que float não aceita o operador MOD ( resto de divisão 5% )
Gostaria de uma ajuda ou orientação para o código que tentei montar utilizando variáveis do tipo float e int:
Estou usando o CodeBlocks e o erro que ele me mostra está na linha que destaquei no código
error: invalid operands to binary % (have 'float' and 'float')|
Editado por fabianopatricioLink para o comentário
Compartilhar em outros sites
1 resposta a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.