Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) IBTransaction + Firebird


pestana.

Pergunta

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

meu caro amigo eu andei pesquisando e encontrei o parâmetro isc_tpb_read que é o modo de acesso Read Only.

read é o mesmo do que a isc_tpb_read na TPB?

ou seja, é a mesma coisa fazer isso:

isc_tpb_read
read_committed
rec_version
nowait


Obrigado pela ajuda!
 

Editado por pestana.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

read é o mesmo do que a isc_tpb_read na TPB?

não exatamente, mas voce pode usar dessa maneira para evitar a possibilidade de conflitos de bloqueio entre duas transações que acessam o mesmo banco de dados

isso serve para determinar o modo de nivel de isolamento e acesso de cada transação

exemplo:

vamos supor que t1 e t2 sejam transações de gravação de dados que serão executadas em sua tabela por 2 usuarios distintos que estão usando a mesma aplicação  e o mesmo registro

se voce usar isc_tpb_read_commited  com acesso isc_tpb_write haverá um conflito quando tentam atualizar as mesmas linhas ... nesse caso se t1 e t2 tiverem acesso isc_tpb_read, eles nunca vão entrar em conflito com outras transações

no seu caso

isc_tpb_read
read_committed
rec_version
nowait

voce pode usar dessa maneira, mas os dados serão sobrescritos, se 2 ou mais usuários estiverem usando o mesmo registro 

exemplos de uso:

https://sourceforge.net/p/zeoslib/code-0/3538/

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Jhonas, eu esqueci de comentar que esta transação é somente leitura, ou seja não pode gravar dados em tabelas.

eu posso usar desta maneira já que são somente leituras? acredito que neste caso não haverá conflitos, é isso mesmo? o parâmetro isc_tpb_read é do modo de acesso Read Only, é isso mesmo pelo que andei pesquisando?.

isc_tpb_read
read_committed
rec_version
nowait
Editado por pestana.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Muito obrigado Jhonas! quero ver se eu entendi...

eu andei observando que o default de modo de acesso do isolamento Read Committed é de escrita e leitura (isc_tpb_write), esta correto? ou seja, se eu usar a configuração padrão Read Committed na Transaction Editor fica habilitado para escrita e leitura...

read_committed
rec_version
nowait


Agora se eu quero que a transação fique como somente leitura é só acrescentar o parâmetro isc_tpb_read em Settings na Transaction Editor, ficando assim:

isc_tpb_read
read_committed
rec_version
nowait

 

esta correto o raciocínio né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

na verdade, sua aplicação ficará disponivel para escrita, mas como voce não vai gravar nenhum dado ( ou seja voce não vai usar nenhum comando para esta finalidade )  então voce não vai ter nenhum conflito nas transações de leitura. voce pode ter varios usuarios vendo o mesmo registro sem problemas.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...