Estou criando um sistema de CRUD para práticas, e meu código está dando erro no meu PREPARE. Não consegui resolver o erro sozinho, alguém poderia me auxiliar?
Código index.php:
<?php
require_once 'core/init.php';// Abre a conexao com o banco de dados
$pdo = db_connect();// SQL para contar o total de registros.
$sql_count ="SELECT COUNT(*) AS nome FROM usuarios ORDER BY name ASC";// SQL para selecionar os registros
$sql ="SELECT id, nome, email, nasc FROM usuarios ORDER BY nome ASC";// Conta o total de registros
$stmt_count = $pdo->prepare($sql_count);
$stmt_count->execute();
$total = $stmt_count->fetchColumn();// Seleciona os registros
$stmt = $pdo->prepare($sql);
$stmt->execute();?><html><head><title>Bem Vindo</title><scriptsrc="http://code.jquery.com/jquery-1.12.4.min.js"integrity="sha256-ZosEbRLbNQzLpnKIkEdrPv7lOy9C27hHQ+Xp8a4MxAQ="crossorigin="anonymous"></script><!-- Latest compiled and minified CSS --><linkrel="stylesheet"href="https://maxcdn.bootstrapcdn.com/bootstrap/3.3.7/css/bootstrap.min.css"integrity="sha384-BVYiiSIFeK1dGmJRAkycuHAHRg32OmUcww7on3RYdg4Va+PmSTsz/K68vbdEjh4u"crossorigin="anonymous"><!-- Optional theme --><linkrel="stylesheet"href="https://maxcdn.bootstrapcdn.com/bootstrap/3.3.7/css/bootstrap-theme.min.css"integrity="sha384-rHyoN1iRsVXV4nD0JutlnGaslCJuC7uwjduW9SVrLvRYooPp2bWYgmgJQIXwl/Sp"crossorigin="anonymous"><!-- Latest compiled and minified JavaScript --><scriptsrc="https://maxcdn.bootstrapcdn.com/bootstrap/3.3.7/js/bootstrap.min.js"integrity="sha384-Tc5IQib027qvyjSMfHjOMaLkfuWVxZxUPnCJA7l2mCWNIpG9mGCD8wGNIcPD7Txa"crossorigin="anonymous"></script></head><body><!-- ==================== NAVBAR INICIO - BOOTSTRAP ==================== --><navclass="navbar navbar-inverse"><divid="inicio"class="container-fluid"><!-- Brand and toggle get grouped for better mobile display --><divclass="navbar-header"><buttontype="button"class="navbar-toggle collapsed"data-toggle="collapse"data-target="#bs-example-navbar-collapse-1"aria-expanded="false"><spanclass="sr-only">Toggle navigation</span><spanclass="icon-bar"></span><spanclass="icon-bar"></span><spanclass="icon-bar"></span></button><aclass="navbar-brand"href="#inicio"><b>Hoo</b></a></div><!-- Collect the nav links, forms, and other content for toggling --><divclass="collapse navbar-collapse"id="bs-example-navbar-collapse-1"><ulclass="nav navbar-nav"><li><ahref="cadastro.php"><u>Cadastrar novo usuario</u></a></li></ul><ulclass="nav navbar-nav navbar-right"><liclass="dropdown"><ahref="#"class="dropdown-toggle"data-toggle="dropdown"role="button"aria-haspopup="true"aria-expanded="false">Perfil <spanclass="caret"></span></a><ulclass="dropdown-menu"><lirole="separator"class="divider"></li><li><ahref="">Sair</a></li></ul></li></ul></div><!-- /.navbar-collapse --></div><!-- /.container-fluid --></nav><!-- ==================== NAVBAR FIM - BOOTSTRAP ==================== --><!-- ==================== TABLE INICIO - BOOTSTRAP ==================== --><p>Total de usuarios: <?php echo $total;?></p><?php if($total >0):?><tableclass="table table-hover"><thead><th>ID</th><th>Nome</th><th>E-MAIL</th><th>Idade</th><th>Ações</th></thead><tbody><?php while($user = $stmt->fetch(PDO::FETCH_ASSOC)):?><tr><td><?php echo $user['nome']?></td><td><?php echo $user['email']?></td><td><?php echo calcIdade($user['nasc'])?> anos</td><td>
<a href="editar.php?id=<?php echo $user['id']?>" class="btn btn-primary btn-sm">Editar</a>
<a href="deletar.php?id=<?php $user['id']?>" onclick="return confirm('Tem certeza que deseja excluir este usuario?'); class="btn btn-danger btn-sm">Excluir</a></td></tr><?php endwhile;?></tbody></table><?php endif;?><!-- ==================== TABLE FIM - BOOTSTRAP ==================== --></body></html>
Arquivo do banco de dados init.php;
<?php
// Constantes com as credenciais para conexão com o banco de dados MySQL
define('MYSQL_HOST','localhost');
define('MYSQL_USER','root');
define('MYSQL_PASS','');
define('MYSQL_DB_NAME','alpha');// Função que chama a classe PDOfunction db_connect(){
$pdo =new PDO('mysql:host='. MYSQL_HOST .';dbname='. MYSQL_DB_NAME, MYSQL_USER, MYSQL_PASS);}// Tentativa de conexão com o banco com tratativa de errotry{
$pdo =new PDO('mysql:host='. MYSQL_HOST .';dbname='. MYSQL_DB_NAME, MYSQL_USER, MYSQL_PASS);}catch(PDOException $e){
echo 'Erro ao conectar com a base de dados: '.$e->getMessage();}
Quando executo o código ele apresenta o seguinte erro:
Fatal error: Call to a member function prepare() on null in C:\wamp64\www\ProjetoALPHA\index1.php on line18
Pergunta
Gabrielvt14
Olá amigos,
Estou criando um sistema de CRUD para práticas, e meu código está dando erro no meu PREPARE. Não consegui resolver o erro sozinho, alguém poderia me auxiliar?
Código index.php:
Arquivo do banco de dados init.php;
Quando executo o código ele apresenta o seguinte erro:
Fatal error: Call to a member function prepare() on null in C:\wamp64\www\ProjetoALPHA\index1.php on line 18
Alguém poderia me ajuda?
Desde já agradeço!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
2 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.