Gavoha Postado Janeiro 3, 2017 Denunciar Share Postado Janeiro 3, 2017 Senhores, boa tarde Estou com dificuldades para criar um Editor de Texto que funcione tanto em PC como Android. (Delphi XE8) Só encontrei o TMemo para servi de Folha de Texto. Existe alguma forma que posso usar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Janeiro 4, 2017 Denunciar Share Postado Janeiro 4, 2017 veja os componente RichEdit ou RichText http://www.trichview.com/rich-text-component.html abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Gavoha Postado Janeiro 5, 2017 Autor Denunciar Share Postado Janeiro 5, 2017 23 horas atrás, Jhonas disse: veja os componente RichEdit ou RichText http://www.trichview.com/rich-text-component.html abraço Muito obrigado.... Consigo usar em aplicação Windows e Android? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Janeiro 5, 2017 Denunciar Share Postado Janeiro 5, 2017 com o delphi XE8 sim... abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Gavoha Postado Janeiro 6, 2017 Autor Denunciar Share Postado Janeiro 6, 2017 19 horas atrás, Jhonas disse: com o delphi XE8 sim... abraço Tentei com o TMSFMXMemo - não consegui quebrar a Linha TMSFMXRichEditor - Não armazena as quebradas de linha, ou seja, quando abro um texto salvo ele faz uma bagunça. É isso mesmo ou estou fazendo algo errado? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Janeiro 6, 2017 Denunciar Share Postado Janeiro 6, 2017 nas propriedades do componente, voce restringe o tamanho da linha na tela veja MaxLength ou algo parecido.... abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Gavoha Postado Janeiro 7, 2017 Autor Denunciar Share Postado Janeiro 7, 2017 (editado) Não consegui salvar a carta e depois abrir, mantendo os "Quebra-Linha"... como solução eu usei mesmo o TMSFMXRichEditor salvando a carta no Celular/PC e depois abrindo. Não era exatamente o que eu queria mas deu certo.... obrigado! Editado Janeiro 7, 2017 por Gavoha Esqueci de perguntar... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Gavoha Postado Janeiro 7, 2017 Autor Denunciar Share Postado Janeiro 7, 2017 Existe alguma forma de dar Zoom no texto ou apenas aumentar a letra na exibição? Eu tentei fazer Richeditor.font.size := Richeditor.font.size +5; mas não deu certo porque tenho que selecionar antes todo o texto (quero aplicar em todo o texto) Mesmo colocando o SelectAll antes eu não consegui... o "SelAttributes" não parece pra mim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Gavoha Postado Janeiro 7, 2017 Autor Denunciar Share Postado Janeiro 7, 2017 Ok... consegui dessa forma: mCarta.SelectAll; mcarta.SetSelectionFontSize(iZoom +1); mCarta.ClearSelection; Agora estou precisando apenas a barra de rolagem do Richeditor. Gostaria de pode arrastar a rolagem para baixo... mas quando eu toco no texto ele seleciona Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Janeiro 7, 2017 Denunciar Share Postado Janeiro 7, 2017 voce pode usar o componente ScrollBar1, para fazer a rolagem do texto voce pode tentar esse comando: SendMessage(RichEdit1.Handle, WM_VSCROLL, SB_PAGEDOWN, 0); ou veja nas propriedades do componente se tem a propriedade SCROLLBARS e mude para a barra de rolagem desejada. abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Gavoha Postado Janeiro 9, 2017 Autor Denunciar Share Postado Janeiro 9, 2017 Em 07/01/2017 at 19:59, Jhonas disse: voce pode usar o componente ScrollBar1, para fazer a rolagem do texto voce pode tentar esse comando: SendMessage(RichEdit1.Handle, WM_VSCROLL, SB_PAGEDOWN, 0); ou veja nas propriedades do componente se tem a propriedade SCROLLBARS e mude para a barra de rolagem desejada. abraço Jhonatas, não tenho a "SendMessage" quando coloco para compilar para Android.... e não tem a propriedade Sroollbars no RichEditor. Já estou pensando em usar TMemo e não mais TRichEditor... O problema é que no TMemo, além do texto ir para baixo do componente (como na imagem) a o foco vai para primeira linha do texto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Janeiro 9, 2017 Denunciar Share Postado Janeiro 9, 2017 ok .. já que quer usar o TMemo, deixe as prorpiedades desse jeito MaxLength = 50 ( numero maximo de caracteres por linha ) ScrollBars = ssVertical ( colocar barra vertical no texto ) ou ScrollBars = ssBoth ( colocar barra vertical e horizontal no texto ) WordWrap = true ( quebrar a linha quando chegar na barra de rolagem ) //move o cursor pra o final da ultima linha Memo1.SelStart := Length(Memo1.Text); abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Gavoha Postado Janeiro 9, 2017 Autor Denunciar Share Postado Janeiro 9, 2017 40 minutos atrás, Jhonas disse: ok .. já que quer usar o TMemo, deixe as prorpiedades desse jeito MaxLength = 50 ( numero maximo de caracteres por linha ) ScrollBars = ssVertical ( colocar barra vertical no texto ) ou ScrollBars = ssBoth ( colocar barra vertical e horizontal no texto ) WordWrap = true ( quebrar a linha quando chegar na barra de rolagem ) //move o cursor pra o final da ultima linha Memo1.SelStart := Length(Memo1.Text); abraço ...No atual desespero me que me encontro, eu nem tenho mais preferencia... Funcionando é o que me importa... O problema é que o cursor vai até a ultima linha... o que não consigo é que ele fique visível. (como na imagem anexo). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Janeiro 9, 2017 Denunciar Share Postado Janeiro 9, 2017 O problema é que o cursor vai até a ultima linha... o que não consigo é que ele fique visível. (como na imagem anexo). isso ocorre se voce não voltar o foco para ele novamente Memo1.SelStart := Length(Memo1.Text); Memo1.SetFocus; abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Gavoha Postado Janeiro 10, 2017 Autor Denunciar Share Postado Janeiro 10, 2017 21 horas atrás, Jhonas disse: O problema é que o cursor vai até a ultima linha... o que não consigo é que ele fique visível. (como na imagem anexo). isso ocorre se voce não voltar o foco para ele novamente Memo1.SelStart := Length(Memo1.Text); Memo1.SetFocus; abraço Jhonas, mesmo colocando no OnKeyUp eu perco o foco da linha (não entendo o porque) Enquanto o texto não atingiu o final da linha, consigo salvar e abrir novamente para editar sem problemas. Quando o texto ultrapassou o espaço visual (Scroll interno do Tmemo), basta eu pressionar a qualquer tecla duas vezes que o foco da linha se perde e vai para primeira posição, mas mantendo o cursor na ultima linha. (Se tivesse como, eu postaria um vídeo do fato) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Janeiro 10, 2017 Denunciar Share Postado Janeiro 10, 2017 ok... voce pode tentar contornar o problema do foco no componente clique com o botão direito no form e escolha a opção Tab Order ( onde voce coloca a sequencia em que o foco vai pular para os componentes do form ) coloque o componente TMemo como ultimo e veja se resolve (Se tivesse como, eu postaria um vídeo do fato) voce teria que procurar um site que deixe voce postar o video e depois bastaria deixar o link ou voce pode tirar um Print Screen da Tela na sequencia e colocar aqui no forum abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Gavoha Postado Janeiro 16, 2017 Autor Denunciar Share Postado Janeiro 16, 2017 Em 10/01/2017 at 14:06, Jhonas disse: ok... voce pode tentar contornar o problema do foco no componente clique com o botão direito no form e escolha a opção Tab Order ( onde voce coloca a sequencia em que o foco vai pular para os componentes do form ) coloque o componente TMemo como ultimo e veja se resolve (Se tivesse como, eu postaria um vídeo do fato) voce teria que procurar um site que deixe voce postar o video e depois bastaria deixar o link ou voce pode tirar um Print Screen da Tela na sequencia e colocar aqui no forum abraço Segue link do Youtube com o erro que está acontecendo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Janeiro 16, 2017 Denunciar Share Postado Janeiro 16, 2017 confirme se é no 2º toque de retorno do caracter é que some o foco Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Gavoha Postado Janeiro 16, 2017 Autor Denunciar Share Postado Janeiro 16, 2017 33 minutos atrás, Jhonas disse: confirme se é no 2º toque de retorno do caracter é que some o foco Sim! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Janeiro 16, 2017 Denunciar Share Postado Janeiro 16, 2017 ok... pelos meus testes, o problema não está no componente ... parece que é o teclado faça um teste simples para verificar .. digite apenas uma palavra da tela e tente voltar ao inicio usando o Backspace se ainda assim no segundo toque o cursor sumir, então tente as configurações do teclado no celular ( veja tipos de teclado, varrimento do teclado, configurações de escrita, tempo de reconhecimento...etc ) faça algumas alterações nas configurações e veja o que acontece. abraço outra opção .... coloque no evento OnChange do Memo procedure TForm1.Memo1Change(Sender: TObject); begin memo1.SetFocus; end; Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Gavoha Postado Janeiro 16, 2017 Autor Denunciar Share Postado Janeiro 16, 2017 (editado) O problema acontece apenas quando o texto ultrapassou limite da ultima linha do Memo. Antes disso não acontece. Exemplo: ------------ Primeira linha do TMemo Ultima Linha do TMemo ------------ A partir desse ponto será necessário o ScrollBar trabalhar. Em tempo de preenchimento está tudo ok. Ele muda de linha, o foco de tela acompanha e o Scroll vai para o a próxima linha. Caso eu vá para outra linha superior e depois queira voltar a última linha novamente para corrigir ou dar continuidade no texto ele é que esse erro acontece. Editado Janeiro 16, 2017 por Gavoha Citar Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Janeiro 16, 2017 Denunciar Share Postado Janeiro 16, 2017 acontece a mesma coisa, se voce colocar o programa em outro tipo de celular ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Gavoha Postado Janeiro 16, 2017 Autor Denunciar Share Postado Janeiro 16, 2017 50 minutos atrás, Jhonas disse: acontece a mesma coisa, se voce colocar o programa em outro tipo de celular ? Sim... e como estou complicando também para Windows, acontece também no Windows. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Janeiro 16, 2017 Denunciar Share Postado Janeiro 16, 2017 ok... voce esta usando o delphi XE8 ... quando voce compila o programa e executa ele no seu micro, acontece isso tambem ? o Delphi XE8 tem muitos bugs ... voce já fez o update para resolver esses Bugs ? https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=delphi+xe8+bug+update+1+download abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Gavoha Postado Janeiro 16, 2017 Autor Denunciar Share Postado Janeiro 16, 2017 4 horas atrás, Jhonas disse: ok... voce esta usando o delphi XE8 ... quando voce compila o programa e executa ele no seu micro, acontece isso tambem ? o Delphi XE8 tem muitos bugs ... voce já fez o update para resolver esses Bugs ? https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=delphi+xe8+bug+update+1+download abraço Após sua mensagem fui fazer o "Update 1" disponível (Longo e demorado por sinal) mas o problema continua. Quanto a pergunta se o programa executado no Micro também apresenta o problema "SIM" Não faço ideia de como resolver ou contornar esse problema. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Janeiro 16, 2017 Denunciar Share Postado Janeiro 16, 2017 pelo que voce relatou, creio que seja bug de componente do seu delphi XE8, pois vi em outros foruns o mesmo problema. no site da embarcadeiro, é relatado que o TMemo é nativo do IOs, mas que ele deve funcionar normalmente na maquina de desenvolvimento se não funciona nem na sua maquina, então , talvez voce devesse pensar em desinstalar o delphi, limpar os registros do windows ( use o CCleaner ou outro ) e depois instalar o dephi novamente. tente ver se o mesmo código funciona em outra versão do delphi abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Gavoha
Senhores, boa tarde
Estou com dificuldades para criar um Editor de Texto que funcione tanto em PC como Android. (Delphi XE8)
Só encontrei o TMemo para servi de Folha de Texto. Existe alguma forma que posso usar?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
34 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.