Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Enviar arquivo para OneDrive pelo Delphi

Vivendo&Aprendendo

Pergunta

Olá pessoal, depois de muito tempo volto pro forum.

Estou precisando fazer meu sistema enviar um arquivo pro OneDrive (diretamente pelo sistema no delphi) sem instalar o OneDrive na máquina. 

É mais ou menos assim: Tem a aplicação instalada em várias cidades e preciso que me enviem backup's, já fiz um jeito de abrir algumas planilhas pelo excel online por dentro do delhpi e agora preciso enviar um arquivo para a conta geral do OneDrive.

Entenderam?

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

ele foi feito para o delphi XE e versões mais recentes

Delphi Xe, Delphi Xe2, Delphi Xe3, Delphi Xe4, Delphi Xe5

Delphi Xe6, Delphi Xe7, Delphi Xe8, Delphi 10s, Delphi 10_1b

mas voce pode tentar compilar no delphi 7 e ver se funciona

se voce não puder usa-lo com o delphi, tente esse

http://www.baixaki.com.br/download/microsoft-skydrive-desktop.htm

e depois basta instalar em cada um dos clientes

abraço

Link para o comentário

• 0

Olá pessoal.

Fiz minha aplicação buscar a planilha do excel no próprio pc e trazer os dados para uma stringrid. Está tudo beleza até aqui, mas preciso que essa planilhe fique na nuvem (OneDrive) e de la buscar as informações dela e apenas mostrar na aplicação. Não terá inserção de dados, alteração, exclusão,... nada disso, apenas consulta das informações. Como posso fazer isso?

Link para o comentário

• 0
  • 0

Olá Jhonas, muito obrigado pela atenção.

Não sei se eu expliquei direito ou se não consegui entender sua resposta. O que eu preciso é apenas ler um arquivo do excel que está no OnDrive. Se eu conseguir trazer ele para a stringgrid como fiz com o arquivo local já resolve meu problema.

Esse é o caminho mesmo?

Outra coisa, pensei em conectar o delphi com esse arquivo usando o componente Zeos ou outro parecido. Será que da certo? Caso sim pode me dar uma direção.

Link para o comentário

• 0

ok... o primeiro link é para baixar os componentes de acesso a um servidor na nuvem

o segundo é um projeto pronto usando o delphi XE e DataSnap

o terceiro é uma serie de links de sites para voce saber um pouco mais sobre o assunto.

-----------------------------------------------------------------------------

Há muito tempo atraz eu fiz um teste com um aplicativo feito em delphi, acessando uma base de dados em um servidor externo.

para isso utilizei o componente Zeos e no servidor utilizei o banco de dados MYSQL e funcinou perfeitamente. ( veja na internet MYSQL Acesso Remoto )

a unica diferença entre o banco de dados local e um num servidor da internet, é que o servidor tem que dar acesso ao banco de dados ....  então voce pode criar um exe no Cliente e configurar pelo Zeos o acesso ao banco de dados no lado Servidor. 

OBS: leve em conta que dependendo do grau de sigilo de seus dados, não é aconselhavel esse tipo de acesso. ( voce deve criar o seu proprio servidor )

outra coisa é: quantas conexões voce terá e a velocidade  da internet... isso pode deixar o  sistema lento, dependendo do trafego da quantidade de dados.

http://infomoz.net/pt/experimente-usar-uma-base-de-dados-mysql-nas-nuvens-com-a-xeround/

abraço

Link para o comentário

• 0

Ok Jhonas, mais uma vez obrigado pelas informações.

Não pensei em usar base de dados, apenas uma planilha do excel, pois são poucas informações, apenas uns 8 campos com alguns dados. O exe ira ser disponibilizado para diversas pessoas, e elas usarão para fazerem um base de calculo com os dados que estarão nessa planilha. Esses dados mudarão apenas uma vez por ano e dai eu mesmo entraria na nuvem e alteraria essas informações que já estariam prontas para usarem novamente. Por isso não pensei em usar banco de dados.

Fazendo com mysql ou outras bases eu tenho noção de como é, mas pensei em usar o excel mesmo pela qtde pequena de informações.

Será que dá?

Link para o comentário

• 0

Sim ....

O que é computação em Nuvem

Acredita-se que no futuro ninguém mais precisará instalar nenhum software em seu computador para desempenhar qualquer tipo de tarefa, desde edição de imagens e vídeos até a utilização de programas de escritório (Office), pois tudo isso será acessível através da internet.Estes são os chamados serviços online. Ou seja, você simplesmente cria uma conta no site, utiliza o aplicativo online e pode salvar todo o trabalho que for feito para acessar depois de qualquer lugar. É justamente por isso que o seu computador estará nas nuvens, pois você poderá acessar os aplicativos a partir de qualquer computador que tenha acesso à internet.

abraço

Link para o comentário

• 0
49 minutos atrás, Jhonas disse:

Sim ....

O que é computação em Nuvem

Acredita-se que no futuro ninguém mais precisará instalar nenhum software em seu computador para desempenhar qualquer tipo de tarefa, desde edição de imagens e vídeos até a utilização de programas de escritório (Office), pois tudo isso será acessível através da internet.Estes são os chamados serviços online. Ou seja, você simplesmente cria uma conta no site, utiliza o aplicativo online e pode salvar todo o trabalho que for feito para acessar depois de qualquer lugar. É justamente por isso que o seu computador estará nas nuvens, pois você poderá acessar os aplicativos a partir de qualquer computador que tenha acesso à internet.

abraço

Certo Jhonas, mas como fazer isso usando então essa planilha do excel na nuvem e aplicação local?

já fiz funcionar com a planilha do excel e a aplicação no pc local, mas preciso que essa planilha esteja na nuvem (em uma conta do OneDrive ou outro servidor de nuvem) e a aplicação nas cidades onde funcionará o sistema.

Link para o comentário

• 0
31 minutos atrás, Jhonas disse:

voce olhou os links que passei sobre os serviços na nuvem ?

Serviços Onlne

abraço

Vi sim Jhonas, entendo sobre armazenamento na nuvem, seus riscos e vantagens. Já utilizo esse método para vários arquivos. Minha incapacidade aqui é fazer minha aplicação apenas ler a planilha que está no OneDrive e trazer os dados pra mim sem ser pelo excel online. Mas tudo bem, agradeço sua atenção.

Link para o comentário

• 0

Entendo Jhonas que não preciso do programa para isso e que o excel on line resolveria o meu problema, mas trabalho com algumas pessoas muito limitadas em relação ao uso de computadores, são pessoas já de uma certa idade e que não tem habilidades para isso, então o programa iria facilitar e muito para eles sem precisar abrir o excel online. Vou colocar uma foto da tela do programa onde eles apenas clicarão nas opções que dizem respeito a eles e que já estão familiarizados com elas. Quando escolherem essas opções, minha idéia é que cada uma delas busque a informação relacionada na planilha e no final faça o calculo. Tudo isso já funciona, só falta a planlçha estar na nuvem (OneDrive). Eu sei que poderia fazer tudo isso no excel on line e criar os macros ou campos para escolhas, mas eles já estão familiarizados com essa tela.

Sem título.png

Link para o comentário

• 0

ok ... se voce esta usando o OneDrive já deve ter uma conta, certo ?

para acessar o arquivo na Nuvem basta voce digitar a URL em um navegador e voce já tera acesso aos seus arquivos

a maneira que eu sei é usando o Delphi e pelo Zeos para acessar remotamente o MYSQL, mas no seu caso, acho que bastaria voce colocar o IP ou a URL e em seguida digitar o caminho para o arquivo do Excel na Nuvem  ( Disco Virtual )

na configuração de acesso seria tipo:

www.onedrive.com/minhapasta/arquivodoexcell

ou

//40.121.209.160:80/minhapasta/arquivodoexcell

outra sugestão:

sei que se voce usar o componente TIdFTP  da paleta Indy voce consegue baixar o arquivo do excel na maquina do cliente para uso local.

ainda não me preocupei em usar a Nuvem, por isso não posso dizer com certeza, pois faço uso de servidor dedicado na internet.

nesse link tem um projeto pronto feito em delphi que acessa a nuvem

se interessar dá uma olhada.

https://sourceforge.net/p/radstudiodemos/code/HEAD/tree/branches/RADStudio_Tokyo/Object Pascal/Database/CloudAPI/CloudExplorer/

abraço

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...