OI pessoal, é a primeira vez que participo do fórum. Não estou conseguindo escrever um programa em que necessito passar os dados de uma struct por por parametro para uma função e armazenar esses dados em uma fila...
Só pra ficar contextualizado a questão é:
=== questão =====
Um lava jato possui duas filas de automóveis que vão chegando e são atendidos quando chega a sua vez. Primeiramente é definido um tipo abstrato de dado (TAD) para comportar os dados de um automóvel: um identificador numérico, seu nome/modelo (com máximo de 30 caracteres); e o preço do serviço. Em seguida, é criado um tipo abstrato de dado (TAD) que define a “fila” de automóveis, para comportar um máximo de 50 carros. E, por último, são criadas duas filas de automóveis, como duas variáveis globais: fila1 e fila2.
De posse do trecho de código fornecido em Linguagem C:
· Crie a função “enqueue” ou “insert”, que recebe por parâmetro os dados de um automóvel (encapsulados em um tad) e insere na fila escolhida pelo cliente (prefira passar a fila por parâmetro e por referencia), verificando se existe espaço na fila, e emitindo mensagem de erro caso a fila esteja cheia.
· Crie uma função “inicializa”, que esvazia as duas filas no inicio do dia de trabalho.
· Crie a função “remove”, que retira um automóvel de uma fila indicada.
· Crie também uma função “preço_ganho”, que recebe uma fila de automóveis como parâmetro e retorna o valor arrecadado pelo posto naquele dia.
· No main, chame estas rotinas para:
o Colocar alguns automóveis nas duas filas (4 ou 5 em cada uma bastam).
o Retire pelo menos um automóvel de uma das filas.
o E por último calcule seus valores totais.
=== fim questão =====
OBS.: Não estou pedindo pra resolverem pra mim. So queria um norte...
Esse é o codigo que estou trabalhando..
#include<stdio.h>#include<stdlib.h>#define TAM 50struct automovel{int num;char modelo[30];double preço;};struct lava_jato{
automovel a[TAM];int ini, fim;};struct lava_jato fila1, fila2;// -- assinatura das funçõesvoid inicializa();
lava_jato insert();void enqueue(lava_jato fila);// --- Main ---int main(){
fila1.fim =-1;
insert();}// --- End main ---void inicializa(lava_jato){
fila1.ini =0;
fila1.fim =-1;
fila2.ini =0;
fila2.fim =-1;};// --- Enfileirar ---
lava_jato insert(lava_jato fila){
printf("Digite o modelo: ");
scanf("%c",&fila1.a[fila1.fim].modelo);
printf("Digite o preço: ");
scanf("%l",&fila1.a[fila1.fim].preço);
fila = fila1;
enqueue(fila);}void enqueue(lava_jato fila){if(fila1.fim<TAM-1){
fila1.fim++;
fila1.a[fila1.fim]=fila;}else{
printf("Fila cheia ");}}
Pergunta
alexmeddeiros
OI pessoal, é a primeira vez que participo do fórum. Não estou conseguindo escrever um programa em que necessito passar os dados de uma struct por por parametro para uma função e armazenar esses dados em uma fila...
Só pra ficar contextualizado a questão é:
=== questão =====
Um lava jato possui duas filas de automóveis que vão chegando e são atendidos quando chega a sua vez. Primeiramente é definido um tipo abstrato de dado (TAD) para comportar os dados de um automóvel: um identificador numérico, seu nome/modelo (com máximo de 30 caracteres); e o preço do serviço. Em seguida, é criado um tipo abstrato de dado (TAD) que define a “fila” de automóveis, para comportar um máximo de 50 carros. E, por último, são criadas duas filas de automóveis, como duas variáveis globais: fila1 e fila2.
De posse do trecho de código fornecido em Linguagem C:
· Crie a função “enqueue” ou “insert”, que recebe por parâmetro os dados de um automóvel (encapsulados em um tad) e insere na fila escolhida pelo cliente (prefira passar a fila por parâmetro e por referencia), verificando se existe espaço na fila, e emitindo mensagem de erro caso a fila esteja cheia.
· Crie uma função “inicializa”, que esvazia as duas filas no inicio do dia de trabalho.
· Crie a função “remove”, que retira um automóvel de uma fila indicada.
· Crie também uma função “preço_ganho”, que recebe uma fila de automóveis como parâmetro e retorna o valor arrecadado pelo posto naquele dia.
· No main, chame estas rotinas para:
o Colocar alguns automóveis nas duas filas (4 ou 5 em cada uma bastam).
o Retire pelo menos um automóvel de uma das filas.
o E por último calcule seus valores totais.
=== fim questão =====
OBS.: Não estou pedindo pra resolverem pra mim. So queria um norte...
Esse é o codigo que estou trabalhando..
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
0 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.