Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Como Instalo Arquivos .tar.gz


)O(COMAND)O(

Pergunta

Olá pessoal do fórum sou um novo usuário de Linux e instalei o Kurumin 2.20 KDE 3.1

meu micro é um PIII 800 Mhz, 256 Ram,HD 20 GB e tá rodando numa boa, mas só consigo instalar programas pelo apt-get, como faço para instalar programas baixados por download ou seja os arquivos .tar.gz, ele me dá a opção de salvar ou abrir no Ark (que me parece um descompactador como o winzip),e não tem nenhuma executavel (desculpe minha ignorância eu so conheço windows até hoje), e outra meu Kpackege não roda quando o abro ele trava e só consigo fechar com Xkill.

Agradeço que poder me ajudar com essa dúvida ou me indicar algum livro sobre linux que aborde esse conceito de pacotes e dependências.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

ae 1º você abre o console, 2º você digita esse comando tar -xvzf NOME_DO_ARQUIVO_COM_EXTENCAO. tecle enter, 3º digite ./configure ou make ou make install.

de preferencia faça isso logado no console como SU.

Espero ter ajudado, qualquer coiza posta aí. falou............

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

explicando melhor

1º você abre o console

2º você digita esse comando;

$tar -xvzf NOME_DO_ARQUIVO_COM_EXTENCAO . tecle Enter

3º digite ./configure

ou make

ou make install.

e TEcle Enter

de preferencia faça isso logado no console como SU.

Espero ter ajudado, qualquer coiza posta aí. falou............

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

so o make install precisa ser como root normalmente. pessoal, evitem ao maximo utilizar a conta de admin...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Hm............. valeu galera,mas dai ,eu teria que criar outra conta como guest certo,pra que eu possa logar com ela,dai,quando eu precisar fazer algo como root,o que eu digito ? e se quiser voltar para guest,como faço ?

Abraços ........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

claro cara, conectar na internet como root é arriscado. cria uma conta para ti de usuario normal do sistema e quando precisar utilizar o root, abre o console e digita o comando su, ele vai pedir a senha de root. para voltar, basta digitar exit.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest Thiago Necro

Galera,

Aproveitando o tópico, como faço para instalar um arquivo .tar.gz no Windows XP?

É possível? (a pessoa que me passou o arquivo disse que sim, mas não me explicou)

O winrar descompacta os arquivos, mas acho que não adianta, teria que instala-los.

Grato,

Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest Thiago Necro

Galera,

Aproveitando o tópico, como faço para instalar um arquivo .tar.gz no Windows XP?

É possível? (a pessoa que me passou o arquivo disse que sim, mas não me explicou)

O winrar descompacta os arquivos, mas acho que não adianta, teria que instala-los.

Grato,

Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Respondendo a pergunta do Tiago...

Cara, tem programas compatíveis com Linux e Windows, agora cada software tem uma língua diferente.

Como nosso amigo acima disse é possível mas É NECESSÁRIO COMPILAR.

O processo de compilar é nada mais, nada menos que deixar o programa legível à máquina.

quando você abre o programa sem compilar você vê tudo legível tipo:

$variavel = 'valor';
function nome_função($variavel);
Se você abre com o programa compilado só o software sabe o que está escrito, tipo:
èÔTÐÄ;U9éY¹#U$C)QÍOŒWQð£áv¹ñ£â

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...