Visitante Postado Janeiro 7, 2018 Denunciar Share Postado Janeiro 7, 2018 Olá estou com dificuldades as letras com acentos e alguns caracteres em português, ficam extranhas quando salvo no arquivo de texto. Acho que deva ser erro de codifição de caracteres, ou algum ajuste no programa Lazarus, agradeçido. procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var sl: TStringList; begin sl := TStringList.Create; sl.Add(Memo1.Lines.Text); sl.Add(Memo2.Lines.Text); sl.Add(Memo3.Lines.Text); savedialog1.filename := 'alias.txt'; if savedialog1.execute then sl.SavetoFile(savedialog1.filename); sl.Free; end; Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Janeiro 7, 2018 Denunciar Share Postado Janeiro 7, 2018 mostre como está sendo gravado o texto Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Visitante Postado Janeiro 7, 2018 Denunciar Share Postado Janeiro 7, 2018 Olá Jonas estou mandando uma imagem Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Janeiro 7, 2018 Denunciar Share Postado Janeiro 7, 2018 agora, faça um teste simples ... coloque um Memo num Form e digte nele palavras acentuadas ( não importe de outro lugar ) veja se os acentos mudam na digitação ou somente quando voce executa o programa e informe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Visitante Postado Janeiro 8, 2018 Denunciar Share Postado Janeiro 8, 2018 Oi Jonas está tudo normal pelo teste que você explicou Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Janeiro 8, 2018 Denunciar Share Postado Janeiro 8, 2018 Agora, para tirar a dúvida ... crie um arquivo texto com o bloco de notas, e digite nele palavras acentuadas. Salve o arquivo e feche o arquivo. depois abra novamente e veja se não houve modificações na acentuação. depois, pelo programa, voce vai importar esse texto para um memo e vai me dizer se ocorreu alterações. voce tambem pode ver esse post ( Resolvido ) sobre esse assunto no Forum Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Visitante Postado Janeiro 8, 2018 Denunciar Share Postado Janeiro 8, 2018 Jhonas criei salvei o textos no bloco de notas e está tudo ok Mas continua os problemas no programa como mencionei antes, e se salvo ele estraga o texto do bloco notas alterando os caracteres Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Visitante Postado Janeiro 8, 2018 Denunciar Share Postado Janeiro 8, 2018 "e se salvo ele estraga o texto do bloco notas alterando os caracteres " Desculpe se eu executo o programa ele estraga o texto que estava normal do bloco de notas. No bloco de notas esta tudo correto, é apenas quando executo programa, Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Janeiro 8, 2018 Denunciar Share Postado Janeiro 8, 2018 se ocorreu erro no proprio bloco de notas, o problema não é do Lazarus e sim do Windows qual é a versão do seu windows ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Visitante Postado Janeiro 8, 2018 Denunciar Share Postado Janeiro 8, 2018 O bloco de notas do windows está correto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Janeiro 8, 2018 Denunciar Share Postado Janeiro 8, 2018 então veja o link do post que te passei .... qual é a versão do seu Lazarus ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Visitante Postado Janeiro 8, 2018 Denunciar Share Postado Janeiro 8, 2018 O bloco de notas aqui executa perfeitamente e abre todos documentos que tenho sem problema algum e também salva. Jhonas não estou vendo o link que você passou, ok? A versão do Lazarus é 1.6.4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Janeiro 8, 2018 Denunciar Share Postado Janeiro 8, 2018 ok... na verdade foi a figura do post que apareceu, clique no titulo (Resolvido) o Lazarus tem problemas com o CHARSET Converta tudo para UTF-8 - Seus fontes (arquivos .PAS e .LFM) devem estar codificados em UTF-8... - Seu Banco de Dados idem pra ver/modificar a codificação de um arquivo fonte use: Botão direito no editor -> File Settings -> Encoding -> UTF-8 Veja tambem esse link http://forum.lazarus-ide.org/index.php?topic=2028.15 abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Visitante Postado Janeiro 8, 2018 Denunciar Share Postado Janeiro 8, 2018 Eu tenho que fazer estes ajustes antes de iniciar um programa novo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Janeiro 8, 2018 Denunciar Share Postado Janeiro 8, 2018 pode ser antes ou depois ( voce configura isso ) ... voce escolhe abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Visitante Postado Janeiro 8, 2018 Denunciar Share Postado Janeiro 8, 2018 Ok, obrigado Jhonas Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Visitante Postado Janeiro 10, 2018 Denunciar Share Postado Janeiro 10, 2018 Olá Jhonas, fiz todos os ajustes como mostrado no links e não resolveu, já estava descartando o meu projeto quando não sei porque a idéia de prestar atenção na codificação usada do bloco de notas na hora de criar o documento de textos o interessante que sempre funcionou corretamente (ANSI)sem maiores problemas abrindo e salvando meus documntos . A codificação que o bloco de notas aqui usa como padrão é o (ANSI) na hora de criar um um documento de textos. Mudei para o padrão UFT-8 na hora de criar o documento, e os problemas pareçem terem acabados, até agora. Então voltei para deixar esta dica e uma imagem anexada, já faz bem tempo que estava quebrando a cabeça com isso, espero que ajude a quem precise. Obs. Deixei todos ajustes do jeito padrão no Lazarus, não alterei nada ali e não coloquei nenhuma linha no código, apenas alterei a codificação no bloco de nota do windows. Obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Janeiro 10, 2018 Denunciar Share Postado Janeiro 10, 2018 Ok ... obrigado pelo retorno abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Visitante
Olá estou com dificuldades as letras com acentos e alguns caracteres em português, ficam extranhas quando salvo no arquivo de texto.
Acho que deva ser erro de codifição de caracteres, ou algum ajuste no programa Lazarus, agradeçido.
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
sl: TStringList;
begin
sl := TStringList.Create;
sl.Add(Memo1.Lines.Text);
sl.Add(Memo2.Lines.Text);
sl.Add(Memo3.Lines.Text);
savedialog1.filename := 'alias.txt';
if savedialog1.execute then
sl.SavetoFile(savedialog1.filename);
sl.Free;
end;
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
17 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.