raqmathias Postado Fevereiro 28, 2018 Denunciar Share Postado Fevereiro 28, 2018 Gente, estou bem no começo dos meus estudos e gostaria que alguém me explicasse esse algoritmo. Eu entendi a parte que ele mostra 3x a mensagem "Digite um número" Não entendi como ele soma os três números que eu forneci... nem o sentido de "soma := 0" e "soma := soma + num" Obrigada! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Fevereiro 28, 2018 Denunciar Share Postado Fevereiro 28, 2018 Um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. Ele não responde a pergunta “o que fazer?”, mas sim “como fazer”. Em termos mais técnicos, um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa. Embora você não perceba, utiliza algoritmos de forma intuitiva e automática diariamente quando executa tarefas comuns. Como estas atividades são simples e dispensam ficar pensando nas instruções necessárias para fazê-las, o algoritmo presente nelas acaba passando despercebido. Exemplos: https://alissonsilveira.wordpress.com/2014/05/20/exercicio-de-algoritmos/ no seu caso: Algoritmo "exemplopara" /// nome dado ao algoritmo var /// definição de variaveis soma, num : real //// as variaveis soma e num são do tipo real i, n: inteiro //// as variaveis i e n são do tipo inteiro inicio escreva ("Digite o número de elementos: ") //// mostra na tela a frase leia (n) //// valor numerico de repetições ( 3) soma := 0 //// zera a vaviável soma para i de 1 ate n faca //// executa um loop até que o valor de i ( 1) seja igual ao valor de n (3 ) escreva ("Digite um número: ") //// mostra na tela a frase leia (num) //// valor númerico dado a cada repetição ( 7 ) soma := soma + num //// a variavel soma será igual a ela mesma + o valor de num Soma := Soma + 7 ou seja 0 := 0 + 7 7 := 7 + 7 14 := 14 + 7 então soma = 21 fimpara //// finaliza o loop ( repetições ) escreva ("Total dos", n, " elementos ",soma) //// mostra da tela o valor da soma das repetiçoes Fimalgoritmo OBS: material para pesquisa nesses links https://www.google.com.br/search?source=hp&ei=lROXWqyeNMWd5wLJ_qKgCQ&q=conceito+de+algoritmo&o que=conceito+de+algo&gs_l=psy-ab.1.0.0l3j0i22i30k1l4.2438.9381.0.11586.30.24.5.0.0.0.300.3293.0j13j3j1.17.0....0...1.1.64.psy-ab..8.22.3331...0i131k1j0i10k1j0i3k1.0.TSfDYSzJBkk abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
raqmathias
Gente, estou bem no começo dos meus estudos e gostaria que alguém me explicasse esse algoritmo.
Eu entendi a parte que ele mostra 3x a mensagem "Digite um número"
Não entendi como ele soma os três números que eu forneci... nem o sentido de "soma := 0" e "soma := soma + num"
Obrigada!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
1 resposta a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.