Olá, estou aprendendo python e não tenho muito conhecimento em algoritmos, fiz uma prova na faculdade em python e tive um problema, usei o comando OR para que eu pudesse escrever o tipo de consumidor de duas maneiras diferentes porém se eu escrever na forma de letra maiúscula o programa sempre lê a primeira condição que aplica a tarifa de 0.7 reais. Se alguém puder tirar minha dúvida eu agradeço, boa noite.
#Definindo valores para essas variáveis para que o processamento funcione normalmente.
tarifa =0
valor_conta =0
erro =0#ENTRADA DE DADOS - Pedindo ao usuário que digite as informações requisitadas.
consumidor = str(raw_input("Informe o tipo de consumidor: (R/CI) "))
consumo = int(raw_input("Informe o consumo: "))#PROCESSAMENTO - Seção de cálculos.if(consumo<0):
erro =1elif((consumidor =="R")or(consumidor =="r")and(consumo <=100)):
tarifa =0.70elif((consumidor =="R")or(consumidor =="r")and(consumo >100)):
tarifa =0.75elif((consumidor =="CI")or(consumidor =="ci")and(consumo <=100)):
tarifa =0.55elif((consumidor =="CI")or(consumidor =="ci")and(consumo >100)):
tarifa =0.65else:
erro =1#PROCESSAMENTO 2 - Cálculo final.
valor_conta = consumo * tarifa
#SAIDA DE DADOS - Informações que aparecerão na tela.if((erro ==0)):printprint("Valor da conta foi de {}R$".format(float(valor_conta)))print("Consumo mensal {} KW/h".format(float(consumo)))print("Tarifa aplicada {}R$".format(float(tarifa)))else:print("Dados Inválidos.")
Pergunta
Pedro Curzel
Olá, estou aprendendo python e não tenho muito conhecimento em algoritmos, fiz uma prova na faculdade em python e tive um problema, usei o comando OR para que eu pudesse escrever o tipo de consumidor de duas maneiras diferentes porém se eu escrever na forma de letra maiúscula o programa sempre lê a primeira condição que aplica a tarifa de 0.7 reais. Se alguém puder tirar minha dúvida eu agradeço, boa noite.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
1 resposta a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.