Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Login E Senha...

X.bArArA.X

Pergunta

É o seguinte, tenho o sistema de cadastro de senha no bd e o sistema de login funcionando corretamente. Porehm, só saum duas pages do site q precisa do login. Eu não sei fazer com q uma vez feito este login, ele permaneça logado ateh sair do site. Entendeu? Para completar, gostaria q feito o login, apareceria em um certo espaço lá, uma boas vindas para o cara, puxando seu nome e sobrenome do bd, direto do seu cadastro.

Resumindo, preciso q o cara faça o login e permaneça logado ateh sair do site.

Alguehm pode me ajudar? só sei gravar e tirar do bd. Sou leigo no assunto. Expliquem com calma! wink.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Opa, e ae, beleza?

Cara.. você já montou um esqueminha de login, não é?

Para deixar o login ativo para todo o site, até o navegador ser fechado, você usa SESSION!

Bom..

Antes de mais nada, vou lhe indicar uma boa "teoria" do esquema!

da uma olhada aqui:

http://www.linhadecodigo.com.br/dicas.asp?id_dica=813⊂=5

tem um exemplo de login, de verificação com banco, e de com proteger as paginas.

Mas vou adiantar:

você usaria a ordem:

- Cria o form pro cara digitar usuario e senha

- Apos isso, recupera os dados digitados com request

- faz um select no banco, verificando se usuario e senha existem

- se existirem, usa session para criar o login para todo o site

- se não existirem, retorna mensagem de erro

Basicamente é isso aí!

Veja.. se não entendeu ainda, poste aí, que lhe ajudo a montar!

Abraços

Link para o comentário

• 0

é isso aí

você vai usar sessions mesmo

já começou a montar alguma coisa?

t+

Link para o comentário

• 0

Grande companheiro Barara eu já passei por algo assim e eu ainda tinha a dificil missao de não deixar a mesma pessoa se logar duas vezes simultaneas, ou seja o usuario x para a senha para o y e os dois entram como o usuario x, bem tive que aprender .. a usar isso que esta no artigo .. você vai ver.. é simples e você vai trabalhar junto da session

Abraços qualquer duvida posta ai

Objeto Application

Link para o comentário

• 0

Opa... Vlewz, pessoal!

Eu ainda não comecei mexer com isso por falta de tempo. Assim que começar e tiver duhvidas, eu perguntu aki. Vlewz...!

O problema é q não tenho lohgica de programaçaum e não consigo entender. Cursos foram em vão. Phodaz...

Vou vr o que eu faço! Vlewz...!

Link para o comentário

• 0

Vou fazer login aqui, ele no via logar e a tela onde vai ficar as coisas de logação vai ficar em branca para você colocar as coisas, ai quando terminar te mando..

Mas uma pergunta, você vai querer só com um login, ou vai ter permissões, ai vai ter mais de um grupo, e você que vai estipular o que o usuário pode mexer....Fale ai!!! wink.gif

[]'s

Victor

Link para o comentário

• 0

você tentou montar alguma coisa?

você sabe conectar ao banco?

fazer select na tabela?

criar sessions?

se não souber.. posta aí, que te mostro como faz.. ok?

t+

Link para o comentário

• 0
só login mesmo, Vitor. Logado o cara pode acessar todas as pages do site. Sem logar, não. só isso! Dae em cima apareceria o nome dele, o qual ele registrou no bd.

beleza!! Me passa tudo que você quer no login, e me mande por PM ou e-mail, ai eu faço um pra você!!! wink.gif

[]'s

Victor

Link para o comentário

• 0

dark0 e Vitor, cadastro em bd, select bd e essas coisas eu sei fazê, ou melhor, tah feito. o que eu não tinha idéia é o tal do sessions. Aquele tuto q você me passou já ajuda. é q não tive tempo d mexê com isso ainda.

só não sei a parte do session.

Vlwz pela ajuda, pessoal.

Link para o comentário

• 0

certo cara..

vou te dar um exemplo:

aqui, estamos atribuindo os valores à variaveis.. que no lugar, você pode pegar dados vindo do banco, ou de qualquer formulario..

var_usuario = "dark0"

var_senha = "senha_do_dark0"

var_nome = "nome_do_dark0"

agora, vamos criar as sessions, para serem usados em todas as paginas:

session("usuario") = var_usuario

session("senha") = var_senha

session("nome") = var_nome

session("situacao_no_site") = "logado"

tá vendo? acima acabamos de criar as sessions.. que funcionarão em qualquer parte do site!

aí, no site, para usar elas, você só chama a session:

para mostrar o usuario, por exemplo:

<%=session("usuario")%>

para testar se está logado:

<%if session("situacao_no_site") = "logado" then

response.write "Está logado!"

else

response.write "Não está logado!"

end if%>

entendeu?

funciona desse modo que mostrei..

qualquer duvida, to por aqui..

abração

Link para o comentário

• 0

Aezzzz, pessoal, principalmente dark0 e Victor. Heheheh!

O negócio é o seguinte, eu ainda estou com dúvidas. Tipo, logo na index (no topo) do site, eu tenho os campos de login e senha. O cara pode fazer ou não o login. Caso fizer, já terá acesso ao site todo com uma mensagem onde tinha os campos de login e senha, como: "Boa tarde, FERNANDO. Bem vindo ao site!". Esta mensagem se repitirá por qualquer page que o cara for. Agora, se não fizer esse login, nas pages restritas aparecerá a tela de login e senha (não é essa do topo, é outra no meio). Se fizer o login por esse outra page, a mesma mensagem deverá aparecer no topo e consequentemente acesso a todo site. Conseguiram entender?

OBS.: Esses campos de login do topo só desaparecerão com o login feito (tanto pelo topo quanto pela page do meio), onde aparecerá a mensagem.

A maior dúvida é a seguinte, tenho que colocar sessions em todas as pages? Tipo, uma vai puxando da outra, entende? Outra coisa, a variável para a criação da session é só nas pages que tem o campo pra login?

Meu, isso parece ser tão fácil, mas ainda me embaraço... Ajudem eu, please! wink.gif

Link para o comentário

• 0
Aezzzz, pessoal, principalmente dark0 e Victor. Heheheh!

O negócio é o seguinte, eu ainda estou com dúvidas. Tipo, logo na index (no topo) do site, eu tenho os campos de login e senha. O cara pode fazer ou não o login. Caso fizer, já terá acesso ao site todo com uma mensagem onde tinha os campos de login e senha, como: "Boa tarde, FERNANDO. Bem vindo ao site!". Esta mensagem se repitirá por qualquer page que o cara for. Agora, se não fizer esse login, nas pages restritas aparecerá a tela de login e senha (não é essa do topo, é outra no meio). Se fizer o login por esse outra page, a mesma mensagem deverá aparecer no topo e consequentemente acesso a todo site. Conseguiram entender?

OBS.: Esses campos de login do topo só desaparecerão com o login feito (tanto pelo topo quanto pela page do meio), onde aparecerá a mensagem.

A maior dúvida é a seguinte, tenho que colocar sessions em todas as pages? Tipo, uma vai puxando da outra, entende? Outra coisa, a variável para a criação da session é só nas pages que tem o campo pra login?

Meu, isso parece ser tão fácil, mas ainda me embaraço... Ajudem eu, please! wink.gif

Brother!!

Neste casos, se fosse Eu, é claro, usaria includes... que neste arquivo teria uma função especifica de fazer o login e tambem verificar de onde o cara vem e para onde o cara vai... assim se tivesse que realizar o login do sistema a qualquer momento poderia recuperar o valor de onde ele desejaria ir, mandaria fazer o login e depois redirecionava... wink.gif mas um simples condição 'If', talvez, possa resolver seu caso..

<%
 'apos o login ok...

Session("Logado") = "Ok"

If Session("Logado")<> "" Then
  Response.Redirect "Login.asp"
 End if

%>

Abraços!!!

Link para o comentário

• 0

Opa... Vlewz, Ursaum!

Tipo, ok...! Mas o que eu preciso colocar para criar a sessão? Isso que tah me complicando...

Seria algo do tipo:

<%
Dim vlogin
Dim vsenha

vlogin = Trim(UCase(Cstr(Request("login"))))
vsenha = Trim(UCase(Cstr(Request("senha"))))

If vlogin = "" Then
login = ""
else
login = vlogin
end if

If vsenha = "" Then
senha = ""
else
senha = vsenha
end if

Session("login") = login
Session("senha") = senha
%>

Isso aih viria na page de logar, certo? Dae em todas eu colocaria isso ae q você falou em todas as pages, inclusive na page de confirm login, URso?

Link para o comentário

• 0
<%
Dim vlogin
Dim vsenha

vlogin = Request.Form("login")
vsenha = Request.Form("senha")

If vlogin = "" Or vsenha = "" Then
Response.Write "OS CAMPOS não PODEM SER NULOS"
else
vlogin = vlogin'Faca o tratamento aqui
vsenha = vsenha'Faca o tratamento aqui
end if

'faca a busca pelos dados no db...
'se tudo estiver ok, então...

Session("id_usuario") = objRS("id")
Session("usuario_logado") = True
%>

Link para o comentário

• 0

Tipo, voc~e poderia fazer assim, se for por banco de dados:

<%
login = RecSet("login")
senha = RecSet("senha")

if Request.Form("login") = login and Request.Form("senha") = senha then
session("logado") = true
response.redirect("pagina.asp")
else
response.write "senha ou usuario errado..."
end if%>

Qualquer coisa posta ae!!!! wink.gif

Abraços,

[]'s

Victor

Link para o comentário

• 0
Opa... Vlewz, Ursaum!

Tipo, ok...! Mas o que eu preciso colocar para criar a sessão? Isso que tah me complicando...

Seria algo do tipo:

<%
Dim vlogin
Dim vsenha

vlogin = Trim(UCase(Cstr(Request("login"))))
vsenha = Trim(UCase(Cstr(Request("senha"))))

If vlogin = "" Then
login = ""
else
login = vlogin
end if

If vsenha = "" Then
senha = ""
else
senha = vsenha
end if

Session("login") = login
Session("senha") = senha
%>

Isso aih viria na page de logar, certo? Dae em todas eu colocaria isso ae q você falou em todas as pages, inclusive na page de confirm login, URso?

é isso aí.

como você colocou, esta criando as sessions certinha.

para bloquear, você faz um if, no começo de cada pagina, testando se o valor da session está vazio. se não tiver vazio. você mostra a pagina, senao dá a mensagem de erro..

entendeu?

t+

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...