Estou desenvolvendo um programinha FREEWARE para cadastro (aquelas coisas básicas de nome, end, etc) e controle para minha comunidade.
Gostaria de colocar algum controle sobre usuários, nada complicado, mas algo que dê um mínimo de segurança.
Tenho a idéia de como fazer mas não estou sabendo como implementar.
MINHA IDÉIA:
Criei num BD access uma tabela USARIOS (para os usuários) contendo os campos
NOME, SENHA, TIPO (que seria 2 tipos => USUÁRIO e ADMINISTRADOR)
Janela SPLASH com duas DBTEXT para NOME e SENHA e um botão para LOGIN.
Assim o usuário inicia o programa, abre o SPLASH insere o NOME e SENHA e se os dados "baterem" e o usuário estiver cadastrado como ADMINISTRADOR ele dá ENABLED num TTIMER no form principal que tem um procedimento pra habilitar os menus (cadastro e manutenção de usuários, entre outros...), senão ele retorna uma msg "USUÁRIO OU SENHA NÃO CONFEREM...".
Bem é isso, mas não sei como proceder a busca SQL pra fazre isto.
Estou usando ADO mesmo, porque achei mais fácil, tenho prontos os forms de cadastro e de manutenção dos usuarios, mas não sei como fazer o LOGIN.
Pergunta
Guest - Fernando -
Olá,
Estou desenvolvendo um programinha FREEWARE para cadastro (aquelas coisas básicas de nome, end, etc) e controle para minha comunidade.
Gostaria de colocar algum controle sobre usuários, nada complicado, mas algo que dê um mínimo de segurança.
Tenho a idéia de como fazer mas não estou sabendo como implementar.
MINHA IDÉIA:
Criei num BD access uma tabela USARIOS (para os usuários) contendo os campos
NOME, SENHA, TIPO (que seria 2 tipos => USUÁRIO e ADMINISTRADOR)
Janela SPLASH com duas DBTEXT para NOME e SENHA e um botão para LOGIN.
Assim o usuário inicia o programa, abre o SPLASH insere o NOME e SENHA e se os dados "baterem" e o usuário estiver cadastrado como ADMINISTRADOR ele dá ENABLED num TTIMER no form principal que tem um procedimento pra habilitar os menus (cadastro e manutenção de usuários, entre outros...), senão ele retorna uma msg "USUÁRIO OU SENHA NÃO CONFEREM...".
Bem é isso, mas não sei como proceder a busca SQL pra fazre isto.
Estou usando ADO mesmo, porque achei mais fácil, tenho prontos os forms de cadastro e de manutenção dos usuarios, mas não sei como fazer o LOGIN.
Agradeço qualquer ajuda que possam dar.
Fernando
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
4 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.