Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Porcentagem dando valores errados


victorCalfat

Pergunta

Olá! Sou um estudante do ensino medio, e  estou começando a aprender programação agora, e para praticar, estou tentando criar um sistema que calcule os valores da minha faculdade ideal nos Estados Unidos.

MENS (É abreviação de mensalidade)

FSU (São as siglas de uma das faculdades, por que vou fazer esse sistema com 2 faculdades)

10, 20, 25 (São as possíveis bolsas que eu posso conseguir)

POR (eu usei para calcular porcentagem.

 

Eu ainda nem cheguei a terminar o algoritmo por que ainda não consegui resolver os erros das porcentagens (ele não da erro quando eu executo, mas os valores estão errados)

 

A minha ideia, era com a variavel (MENS_FSU) determinar o valor da faculdade sem descontos por mês.

E usar a variável (DOLLAR) para multiplicar todos os valores, para gerar as minhas variáveis com R no final (que são os resultados com valores convertidos do dollar para o real)

então eu tentei usar, para todas as contas de porcentagem (as de 10, 20 e 25) o seguinte sistema:

 

PRIMEIRO EU TENTO CALCULAR A PORCENTAGEM, SENDO 10, 20 OU 25 POR CENTO DE (MENS_FSU) QUE É O VALOR TOTAL

COMO POR EXEMPLO:             MENS_POR10 <- (MENS_FSU * 10) / 100

DEPOIS EU TENTO DESCONTAR O VALOR QUE DEU ESSA PORCENTAGEM DO VALOR TOTAL (MENS_FSU)

MENS_FSU10 <- MENS_FSU - MENS_POR10

E TENTO ENTREGAR TANTO O VALOR EM DOLLAR, QUANTO EM REAIS, DEPOIS MULTIPLICANDO A VARIAVEL MENS_FSU10 POR DOLLAR]

 

eu ia fazer isso, com todos os valores de porcentagens de todas as faculdades mas esta dando valores muito menores do que o esperado.

eis o sistema:

 

 

 

algoritmo "FSU VS LAFS"
var
   DESP_MENSAL_LA , DESP_MENSAL_FSU: REAL
   MENS_LA , MENS_FSU: REAL
   MENS_FSU25 , MENS_FSU20 , MENS_FSU10: REAL
   MENS_FSUR , MENS_FSU10R , MENS_FSU20R , MENS_FSU25R: REAL
   MENS_POR10 , MENS_POR20 , MENS_POR25: REAL
   DOLLAR: REAL

inicio
      ESCREVAL ("O PREÇO TOTAL DA FSU É U$89,500. 20 MESES NO TOTAL/1 ANO E MEIO.")
      ESCREVA ("HÁ A POSSIBILIDADE DE EU CONSEGUIR UMA BOLSA, DE ATÉ 20%. RARAMENTE, MAS ")
      ESCREVAL ("POSSIVELMENTE, ATÉ UMA DE 25%.")
      DOLLAR <- 5.34
      MENS_FSU <- 4775
      MENS_FSUR <- MENS_FSU * DOLLAR
      ESCREVAL ("CASO EU NÃO CONSIGA BOLSA NENHUMA, A FACUL SERIA U$4.475, ")
      ESCREVAL("OU SEJA R$" , MENS_FSUR , " POR MÊS.")
      MENS_POR10 <- (MENS_FSU * 10)/100
      MENS_FSU10 <- MENS_FSU - MENS_POR10
      MENS_FSU10R <- MENS_FSU10 * DOLLAR.
      ESCREVAL ("CASO EU CONSIGA UNS 10% DE BOLSA, CAIRIA PARA: U$" , MENS_FSU10 , " / OU SEJA R$" , MENS_FSU10R)
      ESCREVAL (" (ESTE VALOR ESTA UM POUCO ACIMA)")
      MENS_POR20 <- (MENS_FSU * 20) / 100
      MENS_FSU20 <- MENS_FSU - MENS_POR20
      MENS_FSU20R <- MENS_FSU20 * DOLLAR
      ESCREVAL (" CASO EU CONSIGA UMA BOLSA DE 20%, FICARIA U$" , MENS_FSU20 , " OU SEJA, R$" , MENS_FSU20R)
fimalgoritmo

 

Editado por victorCalfat
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0 respostass a esta questão

Posts Recomendados

Até agora não há respostas para essa pergunta

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...