Leia e armazene em um dicionário o nome, a idade e o número do telefone de seus contatos, sendo que a chave deve ser o nome. Ao digitar uma string vazia para o nome, o programa interrompe a leitura e se encerra. Apresente na tela os dados lidos em ordem alfabética pelo nome dos contatos. Uma possível solução de ordenar alfabeticamente é usar o método sort. Em seguida, armazene os contatos em outros dois dicionários, utilizando como critério a idade: menores de 18 anos em um e os maiores em outro dicionário, eliminando o original. Apresente na tela os dois dicionários resultantes da separação. Imprima na tela um teste do seu programa usando como primeiro cadastro o seu nome, como telefone o seu RU, e como idade os dois últimos dígitos do seu RU.
O que foi desenvolvido até então:
lista =[]
list(lista)
dados = dict()
dadosm18 = dict()
lista18 =[]
dados['nome']= str(input('Nome: ')).title()while dados['nome']!='':
dados['idade']= int(input('Idade: '))
dados['telefone']= int(input('Telefone: '))
lista.append(dados.copy())
dados['nome']= str(input('Nome: ')).title()print(f'{"NOME":<15}{"IDADE":<10}{"TELEFONE":<10}')for contatos in lista:print(f'{contatos["nome"]:<15}{contatos["idade"]:<10}{contatos["telefone"]:<10}')if dados['idade']<18:
lista18.append(dados.copy())print('-='*60)print('LISTA TELEFÔNICA COM DE MAIOR')print(f'{"NOME":<15}{"IDADE":<10}{"TELEFONE":<10}')for contatos1 in lista18:print(f'{contatos1["nome"]:<15}{contatos1["idade"]:<10}{contatos1["telefone"]:<10}')
Só não estou conseguindo excluir os dados da primeira tabela e transferi-los para os outros dois dicionários, separando por maiores de 18 e menores e como ordenar por ordem alfabética. Se alguém souber de uma maneira para me ajudar a desenvolver eu fico agradecido.
Pergunta
gabriel54
Leia e armazene em um dicionário o nome, a idade e o número do telefone de seus contatos, sendo que a chave deve ser o nome. Ao digitar uma string vazia para o nome, o programa interrompe a leitura e se encerra. Apresente na tela os dados lidos em ordem alfabética pelo nome dos contatos. Uma possível solução de ordenar alfabeticamente é usar o método sort. Em seguida, armazene os contatos em outros dois dicionários, utilizando como critério a idade: menores de 18 anos em um e os maiores em outro dicionário, eliminando o original. Apresente na tela os dois dicionários resultantes da separação. Imprima na tela um teste do seu programa usando como primeiro cadastro o seu nome, como telefone o seu RU, e como idade os dois últimos dígitos do seu RU.
O que foi desenvolvido até então:
Só não estou conseguindo excluir os dados da primeira tabela e transferi-los para os outros dois dicionários, separando por maiores de 18 e menores e como ordenar por ordem alfabética. Se alguém souber de uma maneira para me ajudar a desenvolver eu fico agradecido.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
3 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.