1. Uma informação importante para varejistas, como a Bemol, é o Lead Time (LT) de entrega das
mercadorias compradas. Ou seja, o período de espera até o recebimento de um produto, contando a partir
da confirmação de compra com o fornecedor. Sabendo disso, queremos que você nos ajude a identificar o
LT médio de entrega que alguns dos nossos fornecedores possuem, a partir de um breve histórico.
Para resolver esse problema, nós extraímos dois arquivos para você trabalhar:
entregas_tab.txt e prods_tab.csv. O primeiro, apresenta os dados em um formato específico do
nosso sistema, separados por pipes (|). Já o segundo arquivo contém dados separados por vírgulas
(.CSV), porém com algumas deficiências de formatação. Ambos os arquivos necessitam de um bom pré-
processamento visando manter apenas informações relevantes, uma vez que há alguns ruídos como
linhas repetidas ou em branco, caracteres indesejados, dados ausentes e espaços indesejados.
Com esses arquivos, você deverá identificar o tempo médio (em dias) que dado fornecedor leva
para entregar seus produtos ao nosso Centro de Distribuição.
● O arquivo entregas_tab.txt apresenta um histórico contendo datas de compra e entrega de
alguns produtos.
● O arquivo prods_tab.csv contém o código dos fornecedores, além de dados como a descrição
e o identificador dos produtos que ele vende.
Você deverá usar esses dois arquivos para gerar uma saída com apenas duas colunas:
fornecedor e lt.
2. Faça um merge utilizando os dois arquivos:
clientes.txt
bonus.txt
A chave principal que relaciona um arquivo com o outro é o cliente. Vale lembrar que o arquivo
clientes.txt está sem cabeçalho, também é seu desafio criá-los.
A primeira coluna é o cliente, o restante das colunas fica a seu critério colocar o nome que quiser.
Ao final, classificar os clientes por pedras (AZUL, PRATA, OURO, DIAMANTE e DIAMANTE+)
Regras:
pontos totais = saldo + historico
AZUL: até 6000
PRATA: até 10000
OURO: até 20000
DIAMANTE: até 50000
DIAMANTE+: acima de 50000
Sua saída deve ser um arquivo chamado "DADOS.txt".
3. Faça um merge utilizando as abas do arquivo:
dados.xlsx
- A chave principal que relaciona uma aba com a outra é o mês. Crie um nova coluna após o
merge dos arquivo que faça a diferença das colunas: orçado e realizado.
Sua saída deve ser semelhante ao arquivos "dados_saida.csv".
Faça um gráfico que relacione os meses com "orçado x realizado". Veja a imagem
"figura_saida.png" de exemplo.
Pergunta
willolivertex
1. Uma informação importante para varejistas, como a Bemol, é o Lead Time (LT) de entrega das
mercadorias compradas. Ou seja, o período de espera até o recebimento de um produto, contando a partir
da confirmação de compra com o fornecedor. Sabendo disso, queremos que você nos ajude a identificar o
LT médio de entrega que alguns dos nossos fornecedores possuem, a partir de um breve histórico.
Para resolver esse problema, nós extraímos dois arquivos para você trabalhar:
entregas_tab.txt e prods_tab.csv. O primeiro, apresenta os dados em um formato específico do
nosso sistema, separados por pipes (|). Já o segundo arquivo contém dados separados por vírgulas
(.CSV), porém com algumas deficiências de formatação. Ambos os arquivos necessitam de um bom pré-
processamento visando manter apenas informações relevantes, uma vez que há alguns ruídos como
linhas repetidas ou em branco, caracteres indesejados, dados ausentes e espaços indesejados.
Com esses arquivos, você deverá identificar o tempo médio (em dias) que dado fornecedor leva
para entregar seus produtos ao nosso Centro de Distribuição.
● O arquivo entregas_tab.txt apresenta um histórico contendo datas de compra e entrega de
alguns produtos.
● O arquivo prods_tab.csv contém o código dos fornecedores, além de dados como a descrição
e o identificador dos produtos que ele vende.
Você deverá usar esses dois arquivos para gerar uma saída com apenas duas colunas:
fornecedor e lt.
2. Faça um merge utilizando os dois arquivos:
clientes.txt
bonus.txt
A chave principal que relaciona um arquivo com o outro é o cliente. Vale lembrar que o arquivo
clientes.txt está sem cabeçalho, também é seu desafio criá-los.
A primeira coluna é o cliente, o restante das colunas fica a seu critério colocar o nome que quiser.
Ao final, classificar os clientes por pedras (AZUL, PRATA, OURO, DIAMANTE e DIAMANTE+)
Regras:
pontos totais = saldo + historico
AZUL: até 6000
PRATA: até 10000
OURO: até 20000
DIAMANTE: até 50000
DIAMANTE+: acima de 50000
Sua saída deve ser um arquivo chamado "DADOS.txt".
3. Faça um merge utilizando as abas do arquivo:
dados.xlsx
- A chave principal que relaciona uma aba com a outra é o mês. Crie um nova coluna após o
merge dos arquivo que faça a diferença das colunas: orçado e realizado.
Sua saída deve ser semelhante ao arquivos "dados_saida.csv".
Faça um gráfico que relacione os meses com "orçado x realizado". Veja a imagem
"figura_saida.png" de exemplo.
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