Tenho que faze um codigo que resolva Matrizes A*x=b, pelo metodo de fatoração LU, aonde o programa recebe A e b e tenho que resolver x (sem a necessidade de trocar linhas)
eu estou usando esses valores: Ann => n=3 => A{3, 2, 4; 1, 1, 2;4, 3, -2} bn => b{1, 2, 3} é esperado o retorno de yn => n=3 => y{1, 1.6666..., 0} e xn=> x{-3, 5, 0}
porém, não sei porque, y, está com o valor errado, e como se usa y para conseguir x, x acaba ficando errado também.
OBs: o algoritmo da foto, as posições do vetor começa a contar a partir de 1 (1, 2, 3,..), e em c++ o vetor começa a contar a partir de 0 (0, 1, 2, 3,...)
então se você ver por exemplo, na foto: "y1=b1", e no meu codigo está: "y[0] = b[0];", esse é o porque.
e meu cogigo está assim:
#include<iomanip>#include<iostream>using std::cout;using std::cin;using std::setprecision;int main(){
cout<<setprecision(2);
setlocale(LC_ALL,"");//definir tamanho da matriz Aint n,e;
cout<<"Defina tamanho da matriz A nxn:\n";
cout<<"n = "; cin>>n;//criar matriz A e b, e definir os valoresfloat A[n][n];float b[n];for(int i=0;i<n;i++){for(int j=0;j<n;j++){
cout<<"Defina o valor da matriz na posição "<<i+1<<", "<<j+1<<"\n";
cin>>e;
A[i][j]= e;}}for(int j=0;j<n;j++){
cout<<"Defina o valor do vetor b na posição , "<<j+1<<"\n";
cin>>e;
b[j]= e;}//imprimir matriz A original aumentada(b)
cout<<"\n\n ";for(int i=0;i<n+1;i++){if(i!=n){
cout<<"c"<<i+1<<" ";}else{
cout<<"b";}}
cout<<"\n";for(int i=0;i<n;i++){
cout<<"l"<<i+1<<"|";for(int j=0;j<n+1;j++){if(j!=n){
cout<<A[i][j]<<" ";}else{
cout<<b[i]<<" ";}}
cout<<"\n";}//_______________________________________________________________________________________________________________//Criar e organizar matriz A=LU float U[n][n];float L[n][n];//copiar matriz A em Ufor(int i=0;i<n;i++){for(int j=0;j<n;j++){
U[i][j]=A[i][j];}}//Matriz L = Matriz Identidadefor(int i=0;i<n;i++){for(int j=0;j<n;j++){if(i==j){
L[i][j]=1;}else{L[i][j]=0;}}}//_______________________________________________________________________________________________________________// Resolver Matrizes L U | U = triangular superior | L = triangular inferiorfor(int j=0;j<n;j++){for(int i=j+1;i<n;i++){if(U[i][j]!=0){
L[i][j]= U[i][j]/U[j][j];for(int c=j;c<n;c++){
U[i][c]=U[i][c]+U[j][c]*(-1*(L[i][j]));}}}}float soma=0;float y[n];float x[n];//resolver L*y=b//valores de texte A = |3, 2, 4; 1, 2, 2; 4, 3, -2| b = |1; 2; 3|//valores esperados://Matriz U= |3, 2, 4; 0, 0.33... ,0.66... ; 0, 0, -8| (correto)//matriz L= |1, 0, 0; 0.33..., 1, 0; 1.33.. , 1, 1| (correto)//vetor y= |1, 1.66..., 0| (errado)//vetor x= |-3, 5, 0| (errado)
y[0]=b[0];//A nxn = A 3x3, l=3for(int i=1;i<=n-1;i++){//i[1] |i[2] |i[2]
soma=0;//soma=0 | | for(int j=0;j<=i-1;j++){//j[0] |j[0] |j[1]
soma+= L[i][j]*y[j];//soma=(0,333..) |soma+=(1,33..) |soma=(1,33..+1*1,66..)=2,99..}// |soma=1,333 |
y[i]= b[i]-soma;//y[1]=(2-0,33)=1,66... |y[2]= |y[2]=3-3=0}// resolver U*y=x
x[n-1]= y[n-1]/A[n-1][n-1];//Xn = Yn/Annfor(int i=n-2;i>-1;i--){
soma=0;for(int j=i+1;j<n;j++){
soma = soma+A[i][j]*x[j];}
x[i]=(y[i]-soma)/A[i][i];}//__________________________________________________________________________________________________________________
cout<<"\n\n Matriz U \n ";for(int i=0;i<n+1;i++){if(i!=n){
cout<<"c"<<i+1<<" ";}}
cout<<U[i][j]<<" ";}}
cout<<"\n";}
cout<<"\n\n Matriz L \n ";for(int i=0;i<n+1;i++){if(i!=n){
cout<<"c"<<i+1<<" ";}}
cout<<L[i][j]<<" ";}}
cout<<"\n";}
cout<<"y = \n";for(int i=0;i<n;i++){
cout<<"y"<<i+1<<" = "<<y[i]<<" ";}//cout<<setprecision(5);
cout<<"\n\n";for(int i=0;i<n;i++){
cout<<"x"<<i+1<<" = "<<x[i]<<" \n";}}
Pergunta
Cairo Alberto
Tenho que faze um codigo que resolva Matrizes A*x=b, pelo metodo de fatoração LU, aonde o programa recebe A e b e tenho que resolver x (sem a necessidade de trocar linhas)
eu estou usando esses valores:
Ann => n=3 => A{3, 2, 4; 1, 1, 2;4, 3, -2} bn => b{1, 2, 3} é esperado o retorno de yn => n=3 => y{1, 1.6666..., 0} e xn=> x{-3, 5, 0}
porém, não sei porque, y, está com o valor errado, e como se usa y para conseguir x, x acaba ficando errado também.
o algoritmo é é suposto eu implementar é esse:
https://imgur.com/a/QB1pU7g
OBs: o algoritmo da foto, as posições do vetor começa a contar a partir de 1 (1, 2, 3,..), e em c++ o vetor começa a contar a partir de 0 (0, 1, 2, 3,...)
então se você ver por exemplo, na foto: "y1=b1", e no meu codigo está: "y[0] = b[0];", esse é o porque.
e meu cogigo está assim:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
0 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.