Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Explorando o Laravel


Frank K Hosaka

Pergunta

Eu ainda não sei o que é o Laravel, mas ele é bastante comentado no forum do PHP. Para eu não ficar de fora, tentei instalar no meu PC. 

Encontrei vários tutoriais no Google, e como sempre o que o Google mostra não é nada do que eu vejo na minha tela. 

Eu tive que ver o YouTube, e ele disse que o Laravel está instalado quando você digita "localhost:8000"  no navegador e vê o logotipo do Laravel. Não era o meu caso.

Certamente, eu fiz muita besteira no meio do caminho. Eu vi um tutorial para usar o Ubuntu com o comando sudo php artisan serve e a mensagem que eu recebi é de que o composer estava usando a versão antiga do PHP, quando deveria usar a mais nova. O meu sistema é o Windows, mas no meio da confusão eu consegui instalar o Ubuntu dentro do Windows. Procurei outro tutorial para consertar o erro, encontrei um interessante para alterar a varável do ambiente do Windows. Não deu certo, mesmo reiniciando quinhentas vezes.

Apelei para o Google, e encontrei um tutorial muito bacana. Já que não dá para resolver pelo Windows, o negócio é apelar para o Ubuntu. Nesse tutorial, o rapaz ensina a instalar o PHP dentro do Ubuntu: Ways to install Laravel 8.0 on Windows 11 | by Jayden Chua | CodeX | Medium - muita coisa eu já havia feito, só priorizei os comandos que instalam o PHP no Ubuntu. Consegui até alterar a versão a ser usada no Ubuntu.

E assim tentei de novo: sudo php artisan serve, e como sempre apareceu outra mensagem, dessa vez assim PHP Fatal error: Uncaught Error: Class 'DOMDocument' not found. Outra vez pedi ajuda para o Google, e ele me deu esse endereço: Class 'DOMDocument' not found | PHP Composer: Dependências, Autoload e Publicação | Solucionado (alura.com.br)

 

Finalmente, o php artisan disse que o servidor estava ativo na porta 8000. Traduzindo em português, isso significa que eu preciso deixar a janela do Ubuntu aberta.

Enfim, eu não sei para que serve o Laravel, mas pelo menos eu sei o quanto as pessoas apanharam para instalar no PC. Mas estou contente em rever o Ubuntu, eu usei uma vez em 1993, e acabei perdendo o meu PC, e assim nunca mais eu queria saber de Linux. Eu acho que fiz muita besteira, acho que o Ubuntu não é necessário para usar o Laravel no Windows, mas foi com o Ubuntu que consegui botar o logotipo da Laravel na tela do navegador. Eu ainda não usei, pois eu morro de medo de ver novas mensagens de erro.

Editado por Frank K Hosaka
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Com a ajuda do YouTube LARAVEL BÁSICO PARA INICIANTES - PARTE 1 de 3 - YouTube consegui abrir a pasta Usuários>frank>example-app com o Visual Studio Code, e de lá contemplar o código web.app

routes>web.app
-----------------------------------------------
<?php
use Illuminate\Support\Facades\Route
Route::get('/', function () {
    return view('welcome');
});

Também aprendi que não preciso do Ubuntu para ativar o servidor do Laravel, dá para fazer pelo prompt do Windows:

C:\Users\frank\example-app>php artisan serv

Seguindo o tutorial do YouTube, alterei return view('welcome') para return '<h1>olá mundo!</h1>, fui no navegador e digitei localhost:8000 e eu vi novamente a tela de boas vindas do Laravel. Eu esqueci de salvar o arquivo.

Editado por Frank K Hosaka
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Apesar de eu conseguir ver a página do welcome.blade.php na tela do navegador, o Visual Studio Code mostra na tela de apuração a mensagem Class "Illuminate\Support\Facades\Route" not found.

Pesquisei no Google como verificar onde errei, mas não achei a solução. Tudo indica que o melhor é fazer vista grossa para a mensagem.

Por enquanto, o melhor dessa experiência é que eu conheci o Visual Studio Code da Microsoft, ele é bem melhor que o Notepad++, principalmente depois de instalar o plugin do depurador do PHP. Eu não preciso mais usar o navegador para encontrar os erros no código, o Visual Stuio Code já faz isso no momento em que você salva o arquivo.

Outra coisa bacana que eu vi é que dá para abrir o navegador a partir do Visual Studio, eu ainda não descobri como, os tutoriais são rápidos demais, mas é com eles que vou estudando o Lavarel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

293 Aprendi a usar o YouTube!

---------------------------------------------

Estou acompanhando o vídeo Laravel 8 From Scratch: Make a Route and Link to it (laracasts.com), ele é dublado em inglês, ele trabalha no ambiente Linux, e ele é rápido demais.

Para acompanhar o vídeo, eu fiz uma pausa e usei a tecla {seta direita}, mesmo assim não consegui acompanhar o raciocínio do vídeo.

Pelo método da tentativa e erro, eu testei {shift}{seta direita}, e assim aprendi a escrever <article></article> no editor de texto Visual Studio Code. O rapaz escreveu article, e eu fiz o mesmo, só que eu consegui ver as opções de completar do editor de texto.

Faz dois anos que estou apanhando para usar os marcadores do HTML, e só agora é que aprendi como criar um marcador sem precisar digitar <></>.

Editado por Frank K Hosaka
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Eu ainda estou na estaca zero. Enfrentei muitos problemas com os tutoriais e acabei me perdendo. Tentei conectar o banco de dados, mas acabei descobrindo que preciso instalar um componente chamado Sail, e ele não está disponível na plataforma Windows. Isso me deixou desolado. Antes de estudar o Laravel, antes eu preciso aprender Linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...