Paulo Nobre Postado Maio 2, 2004 Denunciar Share Postado Maio 2, 2004 Alguém poderia me dar um exemplo com o código de como criar um txt no diretório que está rodando o exe.Por exemplo ao abrir o programa pela primeira vez criar no diretório do exe um arquivo de texto chamado notas.txt.ObrigadoPaulo Nobre Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 sem ideia p/ nick Postado Maio 2, 2004 Denunciar Share Postado Maio 2, 2004 usa o comando SAVETOFILE(notas.txt) entre parenteses voce poe o nome do arquivo que voce vai criar ! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Paulo Nobre Postado Maio 3, 2004 Autor Denunciar Share Postado Maio 3, 2004 Mas, este comando, desta maneira cria o arquivo no diretório do programa?Este comando savetofile, cria o arquivo na primeira vez que o usuário abrir o programa?A idéia não é fornecer o arquivo junto como programa e sim que o arquivo seja criado na primeira vez que o programa seja executado.Paulo Nobre Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest s3c Postado Maio 3, 2004 Denunciar Share Postado Maio 3, 2004 procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject);var f:TextFile;begin AssignFile(f, ExtractFileDir(Application.ExeName)+'\Notas.txt'); Rewrite(f); CloseFile(f);end; Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest Guest Postado Maio 4, 2004 Denunciar Share Postado Maio 4, 2004 Muito Obrigado s3c, era exatamente isto que eu queria.Paulo Nobre Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Paulo Nobre Postado Maio 4, 2004 Autor Denunciar Share Postado Maio 4, 2004 Muito obrigado s3c era exatamente isto que eu queria.Paulo Nobre Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Paulo Nobre Postado Maio 5, 2004 Autor Denunciar Share Postado Maio 5, 2004 Havia dito que estava satisfeito com a resposta do s3c, mas na realidade quando fui testar encontrei o seguinte problema.Do jeito que está o código procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject);var f:TextFile;beginAssignFile(f, ExtractFileDir(Application.ExeName)+'\Notas.txt');Rewrite(f);CloseFile(f);end;o comando Rewrite acaba apagando o arquivo notas em cada abertura do programa.O que eu gostaria na realidade era criar o arquivo notas.txt na primeira vez e depois deixar ele solto para o programa fazer o que quiser com ele sem ele ser alterada em cada inicialização.Pensei em criar um arquivo ini ou colocar no registro uma indicação de que o arquivo já foi criado(não testei isto ainda), mas estou achando esta alternativa meio MATAR MOSCA COM TIRO DE CANHÃO.Será que não existe outra alternativa mais simples a partir do próprio código acima. Alguém pode ajudar??Obrigado Pauçlo Nobre Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 bolomaster Postado Maio 5, 2004 Denunciar Share Postado Maio 5, 2004 existe sim.. vamos chegar ao denominador comum juntosse o arquivo.txt não existir então crie o arquivo se existirdeixe o arquivofimtipo é so uma logica.. mas acho que já ajuda você olhando pelo codigo que você tem .. não ? Qualque coisa.. grita ai abraços Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 s3c Postado Maio 5, 2004 Denunciar Share Postado Maio 5, 2004 procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject);var f:TextFile;begin if not FileExists(ExtractFileDir(Application.ExeName)+'\Notas.txt') then begin AssignFile(f, ExtractFileDir(Application.ExeName)+'\Notas.txt'); Rewrite(f); CloseFile(f); end; end; Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Paulo Nobre Postado Maio 5, 2004 Autor Denunciar Share Postado Maio 5, 2004 Primeiramente desculpe a ignorância da pergunta bolomaster. Quando você disse que era só olhar no próprio código e ver a lógica tudo bem é verdade a lógica havia entendido, o problema é que como estou começando no delphi(estou nele a um mês), então não conheço algumas funções como a que o colega s3c exemplificou, que seria FileExistsObrigado a você bolomaster pela atenção e muito obrigado a você s3c por ter detalhado o código.Graças a vocês um professor de matemática de 47 anos com alguns poucos conhecimentos de VB e quase nenhum de Delfhi, vai conseguindo fazer alguns programinhas para ajudar seus alunos.Abraços a todosPaulo Nobre Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 bolomaster Postado Maio 5, 2004 Denunciar Share Postado Maio 5, 2004 beleza, Paulo. desculpe-me não ter detalhado para vc, pois imaginei que você tinha um conhecimento maior, mas sem problemas, o problema já foi resolvido .. e o tópico sera fechado .. precisar de alguma coisa mais é so falar.. qualquer coisa.. abro o tópico novamente abraços Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Paulo Nobre
Alguém poderia me dar um exemplo com o código de como criar um txt no diretório que está rodando o exe.
Por exemplo ao abrir o programa pela primeira vez criar no diretório do exe um arquivo de texto chamado notas.txt.
Obrigado
Paulo Nobre
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
10 respostass a esta questão
Posts Recomendados