Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Criar Txt


Paulo Nobre

Pergunta

Alguém poderia me dar um exemplo com o código de como criar um txt no diretório que está rodando o exe.

Por exemplo ao abrir o programa pela primeira vez criar no diretório do exe um arquivo de texto chamado notas.txt.

Obrigado

Paulo Nobre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Mas, este comando, desta maneira cria o arquivo no diretório do programa?

Este comando savetofile, cria o arquivo na primeira vez que o usuário abrir o programa?

A idéia não é fornecer o arquivo junto como programa e sim que o arquivo seja criado na primeira vez que o programa seja executado.

Paulo Nobre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject);

var f:TextFile;

begin

AssignFile(f, ExtractFileDir(Application.ExeName)+'\Notas.txt');

Rewrite(f);

CloseFile(f);

end;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Havia dito que estava satisfeito com a resposta do s3c, mas na realidade quando fui testar encontrei o seguinte problema.

Do jeito que está o código

procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject);

var f:TextFile;

begin

AssignFile(f, ExtractFileDir(Application.ExeName)+'\Notas.txt');

Rewrite(f);

CloseFile(f);

end;

o comando Rewrite acaba apagando o arquivo notas em cada abertura do programa.

O que eu gostaria na realidade era criar o arquivo notas.txt na primeira vez e depois deixar ele solto para o programa fazer o que quiser com ele sem ele ser alterada em cada inicialização.

Pensei em criar um arquivo ini ou colocar no registro uma indicação de que o arquivo já foi criado(não testei isto ainda), mas estou achando esta alternativa meio MATAR MOSCA COM TIRO DE CANHÃO.

Será que não existe outra alternativa mais simples a partir do próprio código acima.

Alguém pode ajudar??

Obrigado

Pauçlo Nobre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

existe sim.. vamos chegar ao denominador comum juntos

se o arquivo.txt não existir então

crie o arquivo

se existir

deixe o arquivo

fim

tipo é so uma logica.. mas acho que já ajuda você olhando pelo codigo que você tem .. não ?

Qualque coisa.. grita ai

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject);

var f:TextFile;

begin

if not FileExists(ExtractFileDir(Application.ExeName)+'\Notas.txt') then

begin

AssignFile(f, ExtractFileDir(Application.ExeName)+'\Notas.txt');

Rewrite(f);

CloseFile(f);

end;

end;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Primeiramente desculpe a ignorância da pergunta bolomaster. Quando você disse que era só olhar no próprio código e ver a lógica tudo bem é verdade a lógica havia entendido, o problema é que como estou começando no delphi(estou nele a um mês), então não conheço algumas funções como a que o colega s3c exemplificou, que seria

FileExists

Obrigado a você bolomaster pela atenção e muito obrigado a você s3c por ter detalhado o código.

Graças a vocês um professor de matemática de 47 anos com alguns poucos conhecimentos de VB e quase nenhum de Delfhi, vai conseguindo fazer alguns programinhas para ajudar seus alunos.

Abraços a todos

Paulo Nobre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

beleza, Paulo. desculpe-me não ter detalhado para vc, pois imaginei que você tinha um conhecimento maior, mas sem problemas, o problema já foi resolvido .. e o tópico sera fechado .. precisar de alguma coisa mais é so falar.. qualquer coisa.. abro o tópico novamente

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.


  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...