Em 2020 comecei a estudar o PHP, e lá eu conheci o mysqli que o PHP usa para trabalhar com o banco de dados do MySQL.
Em 2022 comecei a estudar o Laravel, e lá eu conheci o Eloquent, ele faz a mesma coisa que o mysqli do PHP mas usa uma gramática bem mais robusta, uma verdadeira obra de arte.
O problema é: quantas vezes eu posso usar o mysqli ou o Eloquent?
Como eu apanho muito para trabalhar com vetores, eu pedi para o mysqli ou o Eloquent olhar três vezes o banco de dados, uma vez para consultar os lançamentos do dia, outra vez para somar os débitos daquele dia e mais uma vez para consultar a soma dos créditos daquele dia.
Eu acordei de madrugada, e decidi estudar os vetores do PHP, e lá vi array_sum, array_filter, array_column. Foram várias tentativas e erros e nenhuma deu certo, mas finalmente consegui achar uma solução:
<?php
// tbdiario (docto,lcto,dia,contad,contac,valor,historico)// docto : auto_increment, primary_key
$mysqli=new mysqli("localhost","root","","laravel");
$query=$mysqli->query("select * from tbdiario where dia='2023-07-22'");
$extrato=$query->fetch_all(MYSQLI_ASSOC);
$debito=[];
$credito=[];foreach($extrato as $key=>$sub){if($sub['contad']){$debito[]=$sub['valor'];}if($sub['contac']){$credito[]=$sub['valor'];}}
var_dump(array_sum($debito),array_sum($credito));
Pergunta
Frank K Hosaka
Em 2020 comecei a estudar o PHP, e lá eu conheci o mysqli que o PHP usa para trabalhar com o banco de dados do MySQL.
Em 2022 comecei a estudar o Laravel, e lá eu conheci o Eloquent, ele faz a mesma coisa que o mysqli do PHP mas usa uma gramática bem mais robusta, uma verdadeira obra de arte.
O problema é: quantas vezes eu posso usar o mysqli ou o Eloquent?
Como eu apanho muito para trabalhar com vetores, eu pedi para o mysqli ou o Eloquent olhar três vezes o banco de dados, uma vez para consultar os lançamentos do dia, outra vez para somar os débitos daquele dia e mais uma vez para consultar a soma dos créditos daquele dia.
Eu acordei de madrugada, e decidi estudar os vetores do PHP, e lá vi array_sum, array_filter, array_column. Foram várias tentativas e erros e nenhuma deu certo, mas finalmente consegui achar uma solução:
E no Laravel, ficou assim:
Se alguém sugerir usar a função soma no Collections do Laravel, eu tentei por dois anos e não consegui.
Editado por Frank K HosakaLink para o comentário
Compartilhar em outros sites
1 resposta a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.