Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

É possível fazer orçamento no Brasil ou em algum lugar do planeta Terra?


Frank K Hosaka

Pergunta

Desde 1990 é que eu sonho em fazer um programa de orçamento no computador. Já se passaram vários anos, e até hoje eu não consegui.

Hoje, o copilot.microsoft.com me ensinou um pouco de matemática e a função do PHP ceil (pegar o inteiro mais alto a partir de um valor em estudo), a equação dele é fantástica!

No Basil, temos moeda de R$ 0,10, R$ 0,25, R$ 0,50 e R$ 1,00, não sei como o Haddad consegue passar essas moedas para o povo, uma vez que as agências presenciais são cada vez mais raras, e as que existem se recusam a oferecer trocados para os clientes.

Para calcular o preço de venda, eu pensei em usar a função php round($preço,1), onde preço é igual a $custo * 1,1. O valor final da venda se ajusta às moedas disponíveis no Brasil.

Por exemplo, limão kg custo 7,99, preço de venda 8,80.

O problema é quando o cliente quer apenas 10 gramas do limão, isso dá 0,01 x 8,80 = 0,088 - onde arranjar o troco analógico para isso? Muito mais simples se a lei obrigasse a todos usarem o cartão de débito ou crédito.

Pedi para o Copilot ajustar o preço de venda de acordo com a quantidade de tal maneira que o valor final da venda fosse múltiplo de R$ 0,10. Olha só que código bacana:

<?php
$pdo=new PDO("mysql:host=localhost;dbname=teste","root","");
$prod=$pdo->query("select * from tbprod where prod like '%limao%'")
    ->fetchAll(PDO::FETCH_OBJ)[0]; // 1 kg limão R$ 7,99
$preço = $prod->custo * 1.1; // 8.789
$preço = round($preço,1); // 8.80
$qt = 0.01;
$preçoAjustado=ceil($preço*$qt/0.1)*0.1/$qt; // preçoAjustado = 10.00
echo "<br>$qt x $preçoAjustado = ". $qt * $preçoAjustado; // 0.10

//
$qt = 1;
$preçoAjustado=ceil($preço*$qt/0.1)*0.1/$qt; // preçoAjustado = 8.80
echo "<br>$qt x $preçoAjustado = ". $qt * $preçoAjustado; // 8.80

//
$qt = 0.1;
$preçoAjustado=ceil($preço*$qt/0.1)*0.1/$qt; // preçoAjustado = 9.00
echo "<br>$qt x $preçoAjustado = ". $qt * $preçoAjustado; // 0.90

// a função PHP ceil pega o inteiro mais alto do valor em estudo

O problema é o Código de Defesa do Consumidor que me obriga a colocar o preço do quilo do limão na frente do balcão. O cliente pode tirar a foto do balcão e mostrar para o delegado o cupom que cobra o preço diferente e mandar eu para a cadeia. Agora eu entendo porque ninguém vende limão no Brasil, e tem um monte de gente querendo ser vereador, prefeito, deputado, senador e até presidente do Brasil. 

Editado por Frank K Hosaka
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0 respostass a esta questão

Posts Recomendados

Até agora não há respostas para essa pergunta

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      652k
×
×
  • Criar Novo...