Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Crônica: Sobre Nota Fiscal

Frank K Hosaka

Pergunta

Eu sou do tempo que se emitia a Nota Fiscal na mão, eu tinha que ter o cuidado na hora de preencher a Natureza da Operação, e em seguida registrava a NF no Livro de Saída.

Hoje é 2025, tudo é moderno, você não usa mais a caneta e o papel de carbono para emitir, basta um teclado. O máximo que eu consegui fazer com o PHP é montar um orçamento, mas eu não sou capaz de fazer um código que emita uma nota fiscal.

Eu contratei a Bling, e hoje ela cobra R$ 70,00 por mês para emitir a Nota Fiscal do tipo NFCe. Uso a Bling para importar o orçamento que fiz no PHP, e de lá eu emito a NFCe.

Tudo parece fácil e tudo parece mágica, me faz acreditar que os R$ 70,00 é uma pechincha. A NFCe é gravado na Secretaria da Fazenda, tudo parece tranquilo.

Só que eu pedi o Registro de Saída do serviço contábil, e eu cai de costa.

Todas as NFCe foram registrados como 5.102 venda a não contribuinte, quando tem muito produto que eu vendo e que foram previamente tributados pelo ICMS antecipado, ou seja, eu esperava que o livro mostrasse um monte de CFOP 5.405 e um pouco de 5.102.

Eu pedi socorro para o Copilot e a resposta dele é bem imprecisa, indica vários vídeos do YouTube que são mais imprecisas. A Inteligência Artificial ainda não está preparada para entender o Regulamento do ICMS e ensinar como emitir a Nota Fiscal.

Estou muito tranquilo com o meu programa Orçamento que não emite Nota Fiscal. O que me deixa apavorado é a Bling emitir a Nota Fiscal sem nenhum contador ou fiscal da Secretaria da Fazenda para homologar o serviço que eu pago: de que adianta pagar R$ 70,00 para emitir a Nota Fiscal com a natureza da operação errada? Eu não posso exigir muito do Copilot, pois ele é um serviço gratuito. Mas quem está pagando um serviço melhor que o Copilot, por favor, pergunte a ele se é possível saber se uma Nota Fiscal foi emitida corretamente, principalmente no tópico Natureza da Operação. Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Recebi a resposta da Bling, ainda não tive tempo de verificar, mas acho oportuno publicar a resposta aqui, uma vez que é o nome da Bling é que está em jogo:

Atendente: Maria M.

Mensagem:

Bom dia, tudo bem? Espero que sim!

Temos como criar regras por produtos, NCM e grupo de produtos.

Na natureza de operação, você poderá criar regras tributárias para diferentes produtos.

Para isso, siga os passos descritos abaixo:

Passo 1: Posicione o mouse sobre o ícone da engrenagem preferencias > Todas as configurações > Notas fiscais > Naturezas de operação

Passo 2: Clique sobre a natureza desejada

Passo 3: Em Regras de Tributação, clique sobre a regra que deseja alterar ou em '+ Adicionar regra' para adicionar uma nova regra

Passo 4: Clicando sobre a opção 'Qualquer produto', selecione uma das opções:

Produto
• NCM
• Grupo de Produtos

Exemplo em anexo: https://prnt.sc/y0t0BUfWpWEj

E preencha o campo ao lado com a informação:

Caso tenha selecionado a opção 'Produto', informe o nome do produto cadastrado, e selecione-o.

Caso tenha selecionado a opção 'NCM', informe o NCM do produto e selecione-o.

Caso tenha selecionado a opção 'Grupo de Produtos', informe o nome do grupo cadastrado, e selecione-o.
Clique aqui para verificar mais sobre o grupo de produtos

OBS: Caso deseje adicionar mais de um produto, basta clicar na opção 'Adicionar outro item', para produtos que compartilharão das mesmas regras tributárias.

Em seguida, preencha os dados tributários conforme orientado por sua contabilidade.

Ao finalizar as alterações, clique em 'Salvar'.

Em seguida, salve a natureza.

Assim, após a configuração das regras por produto, a informação e tributos serão informados automaticamente nas notas com essa natureza de operação selecionada.

Para saber quais informações preencher, seria somente com a contabilidade.

Em caso de dúvidas, sigo a disposição!

--
Atenciosamente,
Eduarda M. - Suporte Bling
(54) 3771-7278

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...