Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Delphi E Mysql


Guest Marcos Silva

Pergunta

Guest Marcos Silva

Pessoal, alguém poderia me dar um exemplo bem simples de como eu posso utilizar o delphi para inserir dados em uma tabela no mysql??

Por exemplo, vamos supor que eu tenha uma tabela com os campos nome e e-mail, e através do delphi eu quero inserir nomes e e-mails na tabela, como eu posso fazer isso, e como eu posso recuperar esses dados posteriormente através do delphi 7??

T+ pessoal!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

da uma lidinha no artigo do site planet Delphi

Bom, como todos sabem, o Delphi tem a possibilidade de usar banco de dados Mysql.

Mas muitas pessoas não sabem como fazer isso, para ter uma idéia, o banco de dados SQL, é bem conhecido na programação em Object Pascal, mas servidores SQL são muito caros.

Por isso irei lhes mostrar neste artigo, como usar banco de dados Mysql, que é muito mais em conta que servidores SQL.

Mas afinal, o que é Mysql?

MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional que utiliza a linguagem padrão SQL e é largamente utilizado em aplicações internet.

Agora vamos, ao que interessa, que é como usar conexão a banco de dados Mysql, e quais componentes usar.

No decorrer deste artigo, irei dar alguns exemplos, comandos e outros.

Na barra de ferramentas do Delphi, crie um novo aplicativo em File >New >Application.

Após feito isto, va até a 7ª aba "dbExpress", após isto coloque os componentes "SQLConnection", "SQLQuery".

Depois de ter colocado estes 2 componentes acima, clique na 5ª aba "Data Access", e coloque o 1º componente, "DataSource" no form também.

Bom, agora os componentes já foram colocados em seu formulário, vamos à configuração dos componentes:

No componente "SQLConnection" de 2 cliques sobre ele, irá aparecer a janela abaixo:

Em "Driver Name", esolha a opção "MYSQL" como na figura abaixo:

Em "Connection Name", escolha a opção "MSConnection" como na figura abaixo:

Agora em "Connection Settings", configure da seguinte forma:

BlobSize = -1

Database = Nome do Banco de Dados Mysql

DriverName = MYSQL

ErrorResourceFile = Deixe em branco

HostName = Nome ou ip do host

LocaleCode = 0000

Password = Senha do host

User_Name = Usuário do Host

Após feita a configuração, clique no botão acima em "Test Connection", para testar a conexão, em seguida clique em OK.

Agora no componente "SQLQuery", na propriedade "SQLConnection" coloque o valor "SQLConnection1".

No componente "DataSource", na propriedade "DataSet", atribua o valor "SQLQuery1".

Pronto sua conexão ao Mysql foi feita, agora vou mostrar um pequeno exemplo, de como iserir dados.

No form, coloque os componentes: "TEdit", "TButton", todos dois estão localizados na 1ª aba "Standard".

De 2 cliques sobre o componente "TButton", ai, aparecerá uma tela, para editar, ai, escreva o seguinte:

SQLQuery1.Active := False;

SQLQuery1.SQL.Clear;

SQLQuery1.SQL.Add('insert into nome_tabela (campo1) values ('+''''+edit1.Text+''''+') ');

SQLQuery1.ExecSQL;

Pronto ai está um pequeno sistema que nos mostra passo-a-passo como acessar base de dados mysql e também como iserir dados usando sintaxe sql, não vou me aprofundar mais sobre as sintaxes sql, para isso visite http://www.mysql.org/

Para executar um sistema que utiliza o banco de dados MySql é necessário a existência do arquivo libmysql.dll em C:\Windows\System

veja se o ajuda

blzx

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest Marcos Silva

Aee Bolomaster, valeu a dica, mas eu já tinha visto esse artigo antes, ele é muito bom mesmo, porém ele não explica como se faz para recuperar os dados posteriormente, ele só ensina a inserir dados, e não ensina a fazer uma consulta e exibi-los, que é o que eu preciso, se alguém puder me mostrar, de uma forma simples como se faz uma consulta em um servidor mysql e exibir os dados eu agradeço.

valeu bolomaster..

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

não conheco nada de MySql, mas acredito que voce pode fazer as consultas e pesquisas usando sql

SQLQuery1.SQL.Add('SELECT * FROM nome_tabela');

E por ai vai... Se você não conhece muito de SQL, da uma olhada na sessao de links, lá tem 3 sites sobre SQL bem legais para você aprender algo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest Marcos Silva

Aee pessoal, beleza, já consegui resolver o meu problema com relação a Inserção, deleção e alteração de dados na tabela mysql, agora eu preciso saber como eu faço para realizar uma pesquisa do tipo "SELECT * FROM TABELA" e fazer o resultado aparecer em um dbgrid?

Será que alguém pode me ajudar por aee!!???

T+ pessoal !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Cara! Por exemplo:

você pode colocar esse codigo em um botao, ou no OnShow do Form, etc

SQLQuery1.Active := False; 
SQLQuery1.SQL.Clear; 
SQLQuery1.SQL.Add('SELECT * FROM TABELA '); 
SQLQuery1.ExecSQL; 

Ai tu coloca um data source para essa Query e o DBgrid apontando para esse data source

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest - Raphael -

Inserir e tudo o mais eu já sei,

eu gostaria de fazer um programa de Login em mysql!!!

Tipow, ele buscava se o Login existe e se corresponde à senha...

Tem como vocês fazerem um exemplo, tipow, um projeto, e enviar pro meu email:

guardyh-tk@yahoo.com.br wink.gif

Eu ficaria MUIIIIIIITO agradecido.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest Roberto César
huh.gif O que eu preciso configurar no Installshild para instalar um programa feito em Delphi com acesso ao Mysql pelo dbexpress e ele rodar em outra máquina, estou tentando e retorna erro na hora de rodar o programa já instalado?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...