Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Programação Orientada A Objetos


rotelle

Pergunta

Estou começando no estudo da programação orientação à objetos, e para testar alguns conceitos criei duas classes bem simples. Uma classe TPedido e uma classe TItemPedido. TPedido é uma classe de coleção que contém "n" classes TItemPedido. Cada classes tem seus próprios atributos e operações como por exemplo TPedido tem os atributos TPedido.NumeroPedido, TPedido.Cliente, TPedido.Data etc e operações como TPedido.AdicionarItem(item : TItemPedido) e TPedido.RemoverItem(item : TItemPedido) etc... a classe TItemPedido tem os atributos TItemPedido.NumeroItem, TItemPedido.Produto, TItemPedido.Quantidade, TItemPedido.Unitario etc... Minha dúvida é como criar a interface visual com o usuário utilizando componentes visuais do tipo Grids. Na programação tradicional ligamos um componente TQuery ou TClientDataSet a um TDataSource e depois ligamos na TDBGrid, e ai tinhamos a interface baseada em Grid. Mas no caso da programação OO, onde não podemos fazer a ligação de dados a controles, (exemplo, não podemos usar TDBGrid, ou TDBEdit etc), como podemos construir a interface com o usuário baseado em Grid (grade de itens de pedido, ou objetos da classes TItemPedido) e para cada linha da grade representar um objeto de TItemPedido). Repito, minha dúvida é como vincular cada linha de uma grade (componente em forma de grade) a uma instancia de um objeto item (TItemPedido) e não como criar as classes TPedido e TItemPedido e fazer as duas funcionarem, isto eu já consegui, a dúvida é com relação a montagem da interface com o usuario em forma de grade de itens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...