Guest biriba Postado Julho 29, 2004 Denunciar Share Postado Julho 29, 2004 Eu to fazendo um sistema de compra e venda, e gostaria de rezolver uma duvida... é que eu tenho o formulario cliente e ele tem que estar relacionado com a tabela venda... por exemplo se o cliente já efetuou uma venda , esse cliente nãopode ser excluido do sistema... eu gostaria de saber como como a sintaxe de como verificar a integridade referencial entre as tabelascliente e venda.. pelo delphi dentro do botao excluir do formulariocliente(no banco esta integridade já esta feita)...então quando o usuario for excluir um cliente ao apertar o botao ele tem que varer a tabela venda e verificar se o cliente já fez algumacompra... se sim dar uma mensagem que o cliente não pode serexcluido... agradeço desde já... Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Corposemalma Postado Julho 29, 2004 Denunciar Share Postado Julho 29, 2004 HUmmm... A maneira mais simples que vejo para isso é criar um Query Selecionando todos os items da tabela de vendas em que aquele determinado cliente, então: If not query.IsEmpty = true then begin Showmessage('Cliente ainda tem vendas pendentes'); Abort; end else //aqui você deleta o cliente Sacou a ideia? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest biriba Postado Julho 30, 2004 Denunciar Share Postado Julho 30, 2004 Obrigado Corposemalma.. ultilizei sua dica e teve sucesso.. valeu cara... Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Corposemalma Postado Julho 30, 2004 Denunciar Share Postado Julho 30, 2004 Fechando.... Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Guest biriba
Eu to fazendo um sistema de compra e venda, e gostaria
de rezolver uma duvida... é que eu tenho o formulario
cliente e ele tem que estar relacionado com a tabela venda...
por exemplo se o cliente já efetuou uma venda , esse cliente não
pode ser excluido do sistema... eu gostaria de saber como como a
sintaxe de como verificar a integridade referencial entre as tabelas
cliente e venda.. pelo delphi dentro do botao excluir do formulario
cliente(no banco esta integridade já esta feita)...
então quando o usuario for excluir um cliente ao apertar o botao ele
tem que varer a tabela venda e verificar se o cliente já fez alguma
compra... se sim dar uma mensagem que o cliente não pode ser
excluido...
agradeço desde já...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
3 respostass a esta questão
Posts Recomendados