Sou um apaixonado pelo Flash, desde sua versão 4, por isso estou escrevendo esse tutorial sobre a utilização de um SUPER APLICATIVO, no meu ponto de vista, que poderá ajudar a muito colegas desenvolvedores que utilizam esta fantástica ferramenta.
Quem nunca precisou distribuir um trabalho em Flash na forma de um executável? Acredito que quase 90% do pessoal, mas também acredito que tenham ficado muito decepcionados com o projetor do próprio Flash, certo?
Eu já tive várias oportunidades de ganhar dinheiro com trabalhos assim, mas acabei perdendo muitos pelas limitações do projetor que acompanha o Flash. Assim acabei tendo de testar vários projetores substitutos e sempre tive complicações, tais como: Utilização complicada, itens que não funcionavam corretamente, eram muito lentos na execução ou tinham um preço absurdo. Então para minha surpresa e contentamento, descobri recentemente um Projetor 100% brasileiro, rápido, versátil, com quase todos os recursos dos concorrentes e que custa uma "Pechincha". Seu nome é LHFlashDataBase e atualmente está na versão 2.2 sendo compatível com Flash 5, MX e MX 2004.
Agora posso distribuir e vender meus trabalhos, sejam jogos, aplicativos dos mais variados, filmes publicitários e outras coisas que minha imaginação permitem. Tudo personalizado e com a possibilidade de interagir com o Micro e o usuário do meu programa.
Ficou interessado?
Então vou explicar como é fácil usar esses recursos.
APRESENTAÇÃO
O LHFlashDataBase pode ser baixado no site ( http://paginas.terra.com.br/informatica/lhflashdatabase ) pelos interessados. A versão disponível é completa e funciona desde o Win95 até XP. Vem com um ótimo instalador, manual muito simples e 2 programas de exemplo das funcionalidades. Uma Agenda de Contatos e um Jogo tipo Show do Milhão.
Nota: O design dos exemplos não são lá uma obra prima, mas como diz o autor, são para demonstrar as funcionalidades do mesmo (o que faz muito bem por sinal) e não para ganhar um OSCAR , risos....
VANTAGENS
- Produto 100% brasileiro e com ótimo suporte, já precisei e funciona melhor que muitas empresas de nome.
- É fácil de configurar
- Texto em Português (que beleza)
- Possui uma base de dados própria e fácil de usar.
- Toda interface do programa é feita pelo próprio Flash, com o uso da Action FSCommand.
- Você pode enviar vários arquivos separadamente, facilitando a manutenção e atualização dos aplicativos
DESVANTAGENS
- Não trabalho com outros bancos de dados só a disponível com ele
- O banco de dados incorporado é seqüencial e não relacional, porém isto não é muito importante para a maioria das aplicações em Flash, como Jogos, animações e pequenos aplicativos.
RECURSOS
Aqui aconselho visitar o site do desenvolvedor e conferir tudo lá, pois a lista e grande e não teria lógica copiá-la aqui. Porém posso citar alguns como:
- Acesso a base de dados
- Criar arquivos txt e manipulá-los no HD
- Reproduz sons MID e Wave além do MP3 já usado no Flash
- Possui funções prontas para validar: CPF, CNPJ, Cartão de Crédito etc..
- Abre qualquer aplicativo instalado no micro
- e muito mais....
COMO FUNCIONA?
Você precisa criar um arquivo chamado LHDB.swf ou usar o Fla disponível após registro, com a estrutura já pronta. Nesta estrutura estão todas as variáveis responsáveis pelos recursos do programa e integração do seu filme em Flash com o LHFlashDataBase. Sendo que a última instrução é o carregamento do seu filme (trabalho) no nível 1 do projetor, pois o nível zero (0) sempre será ocupado pelo LHDB.swf e pelas informações de retorno do LHFlashDataBase, solicitadas pelo seu filme.
Abaixo segue a estrutura do arquivo LHDB.swf, com as variáveis do sistema e como configurá-las:
// ************ INÍCIO *************
// (( USO INTERNO )) - Não alterar os valores
System.useCodepage = true;
System.capabilities.pt;
posicaoReg = 0; // Posição atual do registro (navegação)
// (( FIM )) Uso Interno
//
// (( SEU USO )) - Alterar os valores conforme suas necessidades
vInstancias = "não";
// define se o LHFlashDataBase poderá ser aberto em múltiplas instâncias
// "sim" - permite abrir várias vezes o EXE simultaneamente
// "não" - Executa uma única vez
//
vBotoes = "sim";
// exibe ou não os botões minimizar e fechar
// "sim" - exibe os botões se não existir a barra de títulos
// "não" - oculta os botões se não existir a barra de títulos
//
vOcultaSobre = "sim";
// permite ocultar o botão (?) no programa.
// Só disponível para o registro ESPECIAL
// sim = oculta o botão
// não = exibe o botão
//
vCorBotoes = "0066CC";
// define cor do background dos botões (minimizar, Sobre e Fechar).
// Valor fornecido na ferramenta balde de tinta (Fill Color)
// Nota: SEM a cerquilha "#"
//
vAvisoSair = "não";
// exibe ou oculta a mensagem de sair do aplicativo
// sim - Exibe mensagem
// não - Oculta mensagem
//
vBcoDados = "sim";
// controla uso ou não de banco de dados na aplicação corrente
// sim - Usa DB no filme
// não - Sem DB no filme
//
vMsgConf = "sim";
// controla a exibição de mensagens de confirmação
// para alterações em registros do banco de dados
// "sim" - Exibe mensagem de confirmação
// "não" - Oculta mensagem de confirmação
//
vRedim = "não";
// redimenciona o filme para ocupar toda a área do programa
// "sim" - Redimenciona (não aconselhável para imagens)
// "não" - Mantém dimensões do filme.
//
vAltura = 400;
vLargura = 550;
// permitem definir as dimensões do programa iguais ao seu filme. (pixels)
// Nota: Se a propriedade vRedim estiver como (sim), estes valores serão desprezados
// para não usar estes valores, inclua o zero: vAltura = 0; vLargura = 0;
//
vFullscreen = "não";
// exibe o Filme em Tela cheia ou tamanho Padrão
// "sim" - Fullscreen;
// "não" - Padrão)
//
vAtivaMensagens = "não";
// usa um sistema de Mensagens (AVISO)
// Seu filme precisa ter um sistema montado tipo (mcAlerta) como no filme de Exemplo
// "sim" = Ativa Sistema de Mensagens fora do Flash
// "não" = Desvia mensagens para dentro do Flash
//
vAlerta = false;
// controla o sistema de Mensagem de Avisos do filme
// true - Exibe Mensagem de Avisos na tela do filme
// false - Oculta Mensagem de Aviso
//
vAviso = "";
// guarda o texto exibido na mensagem de Aviso dentro do mcAlerta
//
vCorTexto = "051,051,153";
// fornece a Cor da Legenda (Total de Registros) Ex:
// formato RGB (R=255,G=255,B=255) Cor Branca
// (R=000,G=000,B=000) Cor Preta
//
vCorFundo = "255,204,000";
// define a cor do fundo da Legenda do LHFlashDataBase
//
vCorBackground = "006633";
// define a cor do background do filme. Use o código
// fornecido na ferramenta balde de tinta (Fill Color)
// Nota: SEM a cerquilha "#"
//
vReg = "";
vRegUsuario = "";
// Registro do programa
// Dados fornecidos após pagamento do registro.
// Seu dados, só funciona na versão registrada.
vSeuEmail = "";
vSeuSite = "";
vMsgSobre = "";
//
vTitulo = "Exibido na barra de título do programa";
// guarda o Título do seu filme c/ Exibição na Barra de Títulos
// ou na legenda se a barra estiver oculta
//
vBarraTitulo = 1;
// vBarraTitulo exibe/oculta Barra Títulos
// (0=Oculta; 1=Exibe Não Ajustável; 2=Exibe Ajustável)
//
// FIM - dos Dados Obrigatórios
//
// Inclua aqui o Nome do Seu Filme Principal
loadMovieNum("MeuFilme.swf", 1);
// ********** F I M ************
DICA QUENTE: Esta informação permite que você altere a extensão do seu filme Flash, para que ele só seja exibido pelo LHFlashDataBase. Altere a extensão do seu filme, de swf para fff. Assim quando distribuir sua aplicação, ninguém saberá que foi feita no Flash.
Para solicitar uma ação do LHFlashDataBase, você precisa usar o FSCommand no Flash, e para receber a resposta/resultado, o valor será colocado na linha de tempo do nível 0, com o mesmo nome de variável que foi passado ao programa. Complicado? Que nada veja só:
COMANDOS SEM RETORNO DE DADOS:
* Supondo que você queira exibir um Beep no alto falante do micro ou caixa de som, então usaria somente isso:
fscommand("Som");
* Quer abrir o navegador e ativar uma página pré-determinada? Então faça assim:
Nota: Este comando irá inicialmente verificar se há uma conexão com a internet, se positivo então irá abrirá o navegador e carregar a página especificada. Caso contrário, não havendo uma conexão, o programa irá abrir a janela de conexão Dial Up padrão para efetuar a conexão.
* Quer fechar seu aplicativo, então use isso:
fscommand("Sair");
COMANDOS COM RETORNO DE DADOS:
* Quer saber qual a letra da unidade de CD, no micro onde está rodando seu programa? Então...
fscommand("CD-Rom");
Nota : Após usar esse comando, você deve pegar o resultado no seu filme assim:
_level0.CD
* Este comando pegará o nome do usuário que estiver logado no sistema, quando o programa for executado. Ótimo para identificar os usuários em seus aplicativos, guardando seu nome no banco de dados.
fscommand("Usuario");
Nota : Após usar esse comando, você deve pegar o resultado no seu filme assim:
_level0.Usuario
Estes são apenas alguns dos recursos do programa. Assim ficará muito mais fácil de entender o funcionamento dele. Na realidade o processo é dividido em 3 partes, a saber:
Configure o LHDB.swf com as informações que desejar para seu aplicativo, dimensões, cores, controles a exibir ou ocultar, etc...
Crie seu filme no Flash e use o FSCommand para interagir com o programa. Todos os recursos estão no manual do mesmo, com exemplos. Além disso você pode estudar os arquivos Fla com os exemplos disponíveis. Existem fla´s tanto para o Flash 5 como para Flash MX.
Distribua seu trabalho para os clientes. Você pode enviar tudo em um arquivo ZIP ou criar um instalador com o INNO SETUP programa Free e muito profissional. Já existe uma interface em português para ele e se chama IsTools.
Espero que este material seja útil aos colegas e que possam ganhar dinheiro como eu, distribuindo trabalhos standalone (EXE) e não somente na Web, pois este mercado já está bem saturado.
Pergunta
Guest - Pedro -
Olá pessoal!
INTRODUÇÃO
Sou um apaixonado pelo Flash, desde sua versão 4, por isso estou escrevendo esse tutorial sobre a utilização de um SUPER APLICATIVO, no meu ponto de vista, que poderá ajudar a muito colegas desenvolvedores que utilizam esta fantástica ferramenta.
Quem nunca precisou distribuir um trabalho em Flash na forma de um executável? Acredito que quase 90% do pessoal, mas também acredito que tenham ficado muito decepcionados com o projetor do próprio Flash, certo?
Eu já tive várias oportunidades de ganhar dinheiro com trabalhos assim, mas acabei perdendo muitos pelas limitações do projetor que acompanha o Flash. Assim acabei tendo de testar vários projetores substitutos e sempre tive complicações, tais como: Utilização complicada, itens que não funcionavam corretamente, eram muito lentos na execução ou tinham um preço absurdo. Então para minha surpresa e contentamento, descobri recentemente um Projetor 100% brasileiro, rápido, versátil, com quase todos os recursos dos concorrentes e que custa uma "Pechincha". Seu nome é LHFlashDataBase e atualmente está na versão 2.2 sendo compatível com Flash 5, MX e MX 2004.
Agora posso distribuir e vender meus trabalhos, sejam jogos, aplicativos dos mais variados, filmes publicitários e outras coisas que minha imaginação permitem. Tudo personalizado e com a possibilidade de interagir com o Micro e o usuário do meu programa.
Ficou interessado?
Então vou explicar como é fácil usar esses recursos.
APRESENTAÇÃO
O LHFlashDataBase pode ser baixado no site ( http://paginas.terra.com.br/informatica/lhflashdatabase ) pelos interessados. A versão disponível é completa e funciona desde o Win95 até XP. Vem com um ótimo instalador, manual muito simples e 2 programas de exemplo das funcionalidades. Uma Agenda de Contatos e um Jogo tipo Show do Milhão.
Nota: O design dos exemplos não são lá uma obra prima, mas como diz o autor, são para demonstrar as funcionalidades do mesmo (o que faz muito bem por sinal) e não para ganhar um OSCAR , risos....
VANTAGENS
- Produto 100% brasileiro e com ótimo suporte, já precisei e funciona melhor que muitas empresas de nome.
- É fácil de configurar
- Texto em Português (que beleza)
- Possui uma base de dados própria e fácil de usar.
- Toda interface do programa é feita pelo próprio Flash, com o uso da Action FSCommand.
- Você pode enviar vários arquivos separadamente, facilitando a manutenção e atualização dos aplicativos
DESVANTAGENS
- Não trabalho com outros bancos de dados só a disponível com ele
- O banco de dados incorporado é seqüencial e não relacional, porém isto não é muito importante para a maioria das aplicações em Flash, como Jogos, animações e pequenos aplicativos.
RECURSOS
Aqui aconselho visitar o site do desenvolvedor e conferir tudo lá, pois a lista e grande e não teria lógica copiá-la aqui. Porém posso citar alguns como:
- Acesso a base de dados
- Criar arquivos txt e manipulá-los no HD
- Reproduz sons MID e Wave além do MP3 já usado no Flash
- Possui funções prontas para validar: CPF, CNPJ, Cartão de Crédito etc..
- Abre qualquer aplicativo instalado no micro
- e muito mais....
COMO FUNCIONA?
Você precisa criar um arquivo chamado LHDB.swf ou usar o Fla disponível após registro, com a estrutura já pronta. Nesta estrutura estão todas as variáveis responsáveis pelos recursos do programa e integração do seu filme em Flash com o LHFlashDataBase. Sendo que a última instrução é o carregamento do seu filme (trabalho) no nível 1 do projetor, pois o nível zero (0) sempre será ocupado pelo LHDB.swf e pelas informações de retorno do LHFlashDataBase, solicitadas pelo seu filme.
Abaixo segue a estrutura do arquivo LHDB.swf, com as variáveis do sistema e como configurá-las:
// ************ INÍCIO *************
// (( USO INTERNO )) - Não alterar os valores
System.useCodepage = true;
System.capabilities.pt;
posicaoReg = 0; // Posição atual do registro (navegação)
// (( FIM )) Uso Interno
//
// (( SEU USO )) - Alterar os valores conforme suas necessidades
vInstancias = "não";
// define se o LHFlashDataBase poderá ser aberto em múltiplas instâncias
// "sim" - permite abrir várias vezes o EXE simultaneamente
// "não" - Executa uma única vez
//
vBotoes = "sim";
// exibe ou não os botões minimizar e fechar
// "sim" - exibe os botões se não existir a barra de títulos
// "não" - oculta os botões se não existir a barra de títulos
//
vOcultaSobre = "sim";
// permite ocultar o botão (?) no programa.
// Só disponível para o registro ESPECIAL
// sim = oculta o botão
// não = exibe o botão
//
vCorBotoes = "0066CC";
// define cor do background dos botões (minimizar, Sobre e Fechar).
// Valor fornecido na ferramenta balde de tinta (Fill Color)
// Nota: SEM a cerquilha "#"
//
vAvisoSair = "não";
// exibe ou oculta a mensagem de sair do aplicativo
// sim - Exibe mensagem
// não - Oculta mensagem
//
vBcoDados = "sim";
// controla uso ou não de banco de dados na aplicação corrente
// sim - Usa DB no filme
// não - Sem DB no filme
//
vMsgConf = "sim";
// controla a exibição de mensagens de confirmação
// para alterações em registros do banco de dados
// "sim" - Exibe mensagem de confirmação
// "não" - Oculta mensagem de confirmação
//
vRedim = "não";
// redimenciona o filme para ocupar toda a área do programa
// "sim" - Redimenciona (não aconselhável para imagens)
// "não" - Mantém dimensões do filme.
//
vAltura = 400;
vLargura = 550;
// permitem definir as dimensões do programa iguais ao seu filme. (pixels)
// Nota: Se a propriedade vRedim estiver como (sim), estes valores serão desprezados
// para não usar estes valores, inclua o zero: vAltura = 0; vLargura = 0;
//
vFullscreen = "não";
// exibe o Filme em Tela cheia ou tamanho Padrão
// "sim" - Fullscreen;
// "não" - Padrão)
//
vAtivaMensagens = "não";
// usa um sistema de Mensagens (AVISO)
// Seu filme precisa ter um sistema montado tipo (mcAlerta) como no filme de Exemplo
// "sim" = Ativa Sistema de Mensagens fora do Flash
// "não" = Desvia mensagens para dentro do Flash
//
vAlerta = false;
// controla o sistema de Mensagem de Avisos do filme
// true - Exibe Mensagem de Avisos na tela do filme
// false - Oculta Mensagem de Aviso
//
vAviso = "";
// guarda o texto exibido na mensagem de Aviso dentro do mcAlerta
//
vCorTexto = "051,051,153";
// fornece a Cor da Legenda (Total de Registros) Ex:
// formato RGB (R=255,G=255,B=255) Cor Branca
// (R=000,G=000,B=000) Cor Preta
//
vCorFundo = "255,204,000";
// define a cor do fundo da Legenda do LHFlashDataBase
//
vCorBackground = "006633";
// define a cor do background do filme. Use o código
// fornecido na ferramenta balde de tinta (Fill Color)
// Nota: SEM a cerquilha "#"
//
vReg = "";
vRegUsuario = "";
// Registro do programa
// Dados fornecidos após pagamento do registro.
// Seu dados, só funciona na versão registrada.
vSeuEmail = "";
vSeuSite = "";
vMsgSobre = "";
//
vTitulo = "Exibido na barra de título do programa";
// guarda o Título do seu filme c/ Exibição na Barra de Títulos
// ou na legenda se a barra estiver oculta
//
vBarraTitulo = 1;
// vBarraTitulo exibe/oculta Barra Títulos
// (0=Oculta; 1=Exibe Não Ajustável; 2=Exibe Ajustável)
//
// FIM - dos Dados Obrigatórios
//
// Inclua aqui o Nome do Seu Filme Principal
loadMovieNum("MeuFilme.swf", 1);
// ********** F I M ************
DICA QUENTE: Esta informação permite que você altere a extensão do seu filme Flash, para que ele só seja exibido pelo LHFlashDataBase. Altere a extensão do seu filme, de swf para fff. Assim quando distribuir sua aplicação, ninguém saberá que foi feita no Flash.
Para solicitar uma ação do LHFlashDataBase, você precisa usar o FSCommand no Flash, e para receber a resposta/resultado, o valor será colocado na linha de tempo do nível 0, com o mesmo nome de variável que foi passado ao programa. Complicado? Que nada veja só:
COMANDOS SEM RETORNO DE DADOS:
* Supondo que você queira exibir um Beep no alto falante do micro ou caixa de som, então usaria somente isso:
fscommand("Som");
* Quer abrir o navegador e ativar uma página pré-determinada? Então faça assim:
fscommand("Conexao","http://www.seusite.com.br/suapagina.php?ID=788");
Nota: Este comando irá inicialmente verificar se há uma conexão com a internet, se positivo então irá abrirá o navegador e carregar a página especificada. Caso contrário, não havendo uma conexão, o programa irá abrir a janela de conexão Dial Up padrão para efetuar a conexão.
* Quer fechar seu aplicativo, então use isso:
fscommand("Sair");
COMANDOS COM RETORNO DE DADOS:
* Quer saber qual a letra da unidade de CD, no micro onde está rodando seu programa? Então...
fscommand("CD-Rom");
Nota : Após usar esse comando, você deve pegar o resultado no seu filme assim:
_level0.CD
* Este comando pegará o nome do usuário que estiver logado no sistema, quando o programa for executado. Ótimo para identificar os usuários em seus aplicativos, guardando seu nome no banco de dados.
fscommand("Usuario");
Nota : Após usar esse comando, você deve pegar o resultado no seu filme assim:
_level0.Usuario
Estes são apenas alguns dos recursos do programa. Assim ficará muito mais fácil de entender o funcionamento dele. Na realidade o processo é dividido em 3 partes, a saber:
Configure o LHDB.swf com as informações que desejar para seu aplicativo, dimensões, cores, controles a exibir ou ocultar, etc...
Crie seu filme no Flash e use o FSCommand para interagir com o programa. Todos os recursos estão no manual do mesmo, com exemplos. Além disso você pode estudar os arquivos Fla com os exemplos disponíveis. Existem fla´s tanto para o Flash 5 como para Flash MX.
Distribua seu trabalho para os clientes. Você pode enviar tudo em um arquivo ZIP ou criar um instalador com o INNO SETUP programa Free e muito profissional. Já existe uma interface em português para ele e se chama IsTools.
Espero que este material seja útil aos colegas e que possam ganhar dinheiro como eu, distribuindo trabalhos standalone (EXE) e não somente na Web, pois este mercado já está bem saturado.
Pedro Paulo
Analista de Sistemas e Desenvolvedor Flash
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