Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Dúvida Simples !

Fabson

Pergunta

estou iniciando no KYLIX, eu entrei e "montei" um form simples, compilei, mas não consigo executar.

eu estou usando o conectiva 8 e kylix 3, criei um link no desktop mas quando eu clico para executar não acontece nada.

o que estou fazendo de errado ?

desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Encontrei alguma coisa:

existe um arquivo chamado "startkylix",

na ultima linha coloque o path do seu aplicativo mantendo o sinal de $ no final,

pronto voce já pode executar o programa, cuidado para não usar o memos nome "startkylix", copie para outro nome.

-------------------------------------

Até agora todas as vezes que seu projeto foi executado, ele está dentro da IDE do Kylix. Isto é conveniente por várias razões, por um lado ele permite que você teste sua aplicação com muita facilidade, o que lhe ajuda a visualizar as alterações realizadas em seu programa e decidir se estão ou não de acordo com o seu desejo ou necessidade.

É claro que quando você for distribuir seus aplicativos, a instalação Linux do receptor não necessariamente terá a IDE do Kylix instalada para poder executar seu código. No Windows isso seria um problema, mas felizmente o aplicativo roda de forma bastante satisfatória de forma independente no Linux.

Para executar o programa, basta fornecer à ele acesso à um punhado de bibliotecas de objetos compartilhados que estas serão carregadas em tempo de execução do aplicativo, a medida em que forem necessárias.

Tornar esse recurso de independência de IDE no Kylix é simples. Configure a variável de ambiente LD_LIBRARY_PATH para apontar para o diretório onde você instalou as bibliotecas. Se você quiser executar seu aplicativo numa máquina que possui o Kylix, mas não deseja abri-lo para executar o fonte, o caminho das bibliotecas será o diretório /usr/local/kylix3/bin.

Vamos ver como fazer isso passo a passo:

1) Abra a janela do console.

2) No prompt de comando, vamos criar um arquivo chamado start_aplicacao.sh:

# vi start_aplicacao.sh

3) Vamos iniciar nosso script inserindo o seguinte comando que irá indicar à minha aplicação onde estão as bibliotecas no qual meu aplicativo necessita:

#!/bin/bash

LD_LIBRARY_PATH=$LD_LIBRARY_PATH:/usr/local/kylix3/bin

export LD_LIBRARY_PATH

/home/pasta_aplicacao/nome_projeto

NOTA: /home/pasta_aplicacao/nome_projeto é o caminho para seu projeto Kylix.

4) Grave esse script dentro de /usr/local/bin.

5) Em seguida torne-o executável atribuindo permissões de execução:

# chmod 755 /usr/local/bin/start_aplicacao.sh

6) Execute-o:

# ./start_aplicacao.sh

Pronto! OBS: Caso você não possua o kylix na máquina onde você irá instalar a aplicação, copie todos os arquivos de extensão *.so do diretório /bin do kylix para um diretório da máquina receptora. A única coisa que mudaria neste caso seria o caminho /usr/local/kylix3/bin definido em nosso script, que apontaria para onde você gravou os arquivos.

Bom eu queria acrescentar algo, tipo para saber quais bibliotecas seu aplicativo vai utilizar, digite no console:

$ldd MyProgram

assim será listada as bibliotecas que seu programa irá usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...