Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Metodos De Conexão


glugani

Pergunta

Oi pessoal !!!

Estou com dúvidas nos métodos de conexao do Visual Basic.

alguém sabe me informormar sobre os metodos ado, rdo ou dao ???

Para q serve cada um deles ??? Qual a diferenca ??? Qual é mais rapido ????

Qual os bancos q cada um aceita ??? Qual o melhor a se usar ???

Desculpe se escrevi alguma merd.... rs... é dificil falar o q não se sabe !!!

Muito obrigado !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Para q serve cada um deles ??? Qual a diferenca ??? Qual é mais rapido ????

Qual os bancos q cada um aceita ??? Qual o melhor a se usar ???

huh.gif

Ih brother...prepara os olhos que esse tópico vai ser grande....heheheh (zueira)

Vamos lá...

"Um pouco de história.

No princípio era o texto e trabalhava-se com arquivos ASCII, depois surgiu a DAO (Data Access Object) , lançada em 1992 e usada apenas pelo MS Access 1.0; em 1993 a versão da DAO foi lançada para o MS Access 1.1 e Visual Basic 3.0.

Em 1994 a versão 2.0 veio junto com o Access 2.0 , para quem usava o VB 3.0 havia a 'Compatibility Layer'. A versão 2.5 da DAO veio junto com o VB 4.0 e foi a última para o ambiente de 16 bits. Em 1995 a versão 3.0 contemplava o MS Acces 7.0 e Excel 7.0 e o VB 4.0 para ambiente de 32 bits.

Nesta época foi lançado também o RDO versão 1.0 que permitia acesso via ODBC a base de dados usadas no ambiente cliente/Servidor de uma maneira mais simples e rápida pois implementa uma fina camada de código sobre o ODBC API.

Em 1996 chegamos a versão 3.5 do Jet para MS Access 97 e MS Excel 97 (Windows 98) e o VB 5.0 e a versão 2.0 do RDO. Após o lançamento da versão 5.0 do Visual Basic a ADO ficou pronta , por isso não veio junta com o VB 5.0.

O ADO seria então uma evolução ao RDO ? Ficaríamos tentados a supor , mas não, o ADO não é apenas mais um controle para conexão a banco de dados como a DAO ou o RDO , ele vai além disso, pois pode ser usado para acessar qualquer fonte de informações.

Poderiamos dizer que o ADO é uma solução genérica proposta pela Microsoft para acesso uniforme a dados armazenados em diferentes fontes de informação: Web, Client/Servidor, Textos, ISAM(Access,Dbase),etc. Ele é baseado na OLE DB o qual é um conjunto de interfaces do tipo COM ( Component Object Model). O ADO é a interface entre a OLE DB e a sua aplicação.

Com o uso de ADO, podemos criar aplicações para acessar e manipular dados em um servidor de banco de dados via um provedor OLE DB. Ele pode ser usado em qualquer ferramenta que o suporte tais como: Visual Basic, Access, ASP (Active Server Pages) , Excel, etc.

Naturalmente o ADO possui características chaves para se desenvolver aplicações cliente/servidor e para a Internet e ao contrário da DAO ou RDO não possui uma rígida estrutura hierárquica de objetos, pois seus objetos podem ser criados independentemente uns dos outros,e, ao mesmo tempo este modelo de objetos é parecido com o modelo DAO e RDO , só que bem mais simples, de forma que se você esta familiarizado com DAO ou RDO os traumas não serão muitos.

A vantagem do modelo ADO é , segundo a microsoft , a alta velocidade, a facilidade de uso e a baixa utilização de memória. Na minha humilde opinião isto pode ser verdade para aplicações Cliente/Servidor e Web , já para acesso a base de dados padrão ISAM ( Access, Dbase , FoxPro) tenho lá minhas dúvidas."

Bom, acredito que você não queira apenas saber da história em si e exatamente o que é cada um deles, mas sim como usá-los e qual é melhor e tal né...Então vamos lá...

Falando a respeito de velocidade, a idéia, digamos assim, seria essa:

DAO - RDO - ADO

Você pode usar a DAO com e sem o controle Data Control. Onde você irá criar áreas de trabalho (bom para transações)

Você usa o RDO para se trabalhar com banco de dados do tipo Cliente/Servidor

Você usa o DAO para trabalhar com banco de dados normal e também Cliente/Servidor

Aconselho a leitura desses artigos:

ADO ou DAO

Qual a melhor maneira

Acho que dei o ponta-pé inicial....Os outros brothers te darão uma outra visão legal também cara wink.gif

Abraços,

William Rodrigues

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Muito Obrigado !!!

já deu pra dar uma clareada com esse material !!!

O q não entendi ainda muito bem é qual metodo eu devo usar pra minha aplicacao !

Por exemplo

Aconselho a leitura desses artigos:

ADO ou DAO

aki o marcoratti fala q o dao é melhor para acessar access e tals... huh.gif

mas aki

Qual a melhor maneira

ele fala que ado é a maneira mais rapida de acesso huh.gif

huh.gifhuh.gif rs não entendi muito bem !!!

Minha situacao hoje é a seguinte !!!

Eu uso hoje Access com Dao e com Vb6 !!!

So q pintou um projeto q vai ter uma importacao de um banco de dados gigante e vai crescer muito mais..., e estou com medo de o Access não aguentar... por isso eu perguntei sobre os metodos de acesso... e outros bancos de dados ... acho q eu não perguntei direito tambem... mas o post me ajudou muito em esclarecimentos...

o que vocês costumam usar de metodos e de banco de dados ????

para pequenas aplicações

para medias aplicações

e para grandes aplicações ???

o que vocês me aconselham a usar ???

Eu não tenho problemas em trocar meu banco de dados...

Muito Obrigado Novamente !!!! biggrin.gif

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

q não entendi ainda muito bem é qual metodo eu devo usar pra minha aplicacao !

Por exemplo

QUOTE 

Aconselho a leitura desses artigos:

ADO ou DAO

aki o marcoratti fala q o dao é melhor para acessar access e tals... 

mas aki

QUOTE 

Qual a melhor maneira

ele fala que ado é a maneira mais rapida de acesso

Meio complicado mesmo brother...

Também vi isso, em seus artigos ele até chegou a cometer um erro dizendo sobre a ADO, falou que a ADO é mais rápida que a RDO e a ADO. Ué, mas como ela consegue ser mais rápida que ela mesma ? huh.gif

Mas é assim mesmo....acontece!

que vocês costumam usar de metodos e de banco de dados ????

Eu só uso o ADO cara. É raro eu usar o RDO ou até mesmo o DAO (faz tanto tempo que eu não uso que eu acho que já nem lembro mais como usar uma Workspace...hehehe biggrin.gif)

para pequenas aplicações

para medias aplicações

e para grandes aplicações ???

Bom, vamos lá...

Para pequenas aplicações eu uso o próprio Access cara.

Para médias aplicações, que já um caso mais complicado, via mais de usuário para usuário cara. Se o 'cliente' acha que não vai precisar de um Banco de Dados muito grande, você usar o Access mesmo cara. Agora, se já é um projeto que terá mais dados, aí tu pode escolher entre SQL Server e MySQL wink.gif

Para grandes aplicações vai de Cliente. Se o cara tem uma empresa e te contrata para fazer o sistema para ele e se ele tem $ para comprar a licença do SQL-Server ou se já tiver na empresa dele, aí nem precisa falar qual o Banco de Dados que você irá usar né....Mas se o cara, no momento, não pode ter a lincença de um bom Bando de Dados, recoremos a soluções Free...no caso, usaremos o MySQL ou um outro de sua preferência wink.gif

Abraços,

William Rodrigues

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

certo !!!! então vou migrar para o Mysql e Ado.!!!

Pelo q eu li por ai eu tenho q baixar uma versão do Mysql e do MyOdbc !!

Quais versoes você acha legal eu baixar ???

porque eu entro no site do mysql e não entendo nada rs... um montao de coisas...

e o metodo de conexao ado com o mysql é feito por odbc ? ou tem outro jeito ? e via odbc é o melhor jeito ?

Muito Obrigado !!! biggrin.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Pelo q eu li por ai eu tenho q baixar uma versão do Mysql e do MyOdbc !!

Quais versoes você acha legal eu baixar ???

Bom, primeiramente quero deixar bem claro que não sou bem o cara certo para te falar sobre o MySQL (utilizo a pouco tempo), mas a versão que eu uso é a versão 4.0 cara. Bom, vou ser mais bonzinho ainda e vou quebrar mais uma prá você cara...Aqui vai o link de onde eu baixo o MySQL wink.gif

e o metodo de conexao ado com o mysql é feito por odbc ? ou tem outro jeito ? e via odbc é o melhor jeito ?

A conexão com o MySQL é feita pelo ODBC cara. Isso, claro, que para o Visual Basic 6.0, já o Visual Basic.NET pode ser feito via OLE DB wink.gif

Use o seguinte código para se conectar com a base de dados:

"DRIVER={MySQL ODBC 3.51 Driver};SERVER=localhost;DATABASE=myDatabase;USER=USUARIO;PASSWORD=SENHA;OPTION=3;" 

wink.gif

Abraços,

William Rodrigues

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      652k
×
×
  • Criar Novo...