Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil

Desenvolvimento Web - Padronização


thb_matrix

Posts Recomendados

Pessoal,

Eu ia postar na seção de HTML este tópico, mas decidi postar aqui, pois abrange muitas outras linguagens para a Web, além da conciência e do interesse dos usuários de softwares livres, browsers alternativos ao Internet Explorer, etc.

Muitos nem sequer ouviram falar na W3C.

Coincidentemente, respondi uma dúvida a pouco sobre um site que não funcionava, logo após ter falado com muitas pessoas com quem tenho contato que desenvolvem sites, sobre este tipo de padronização.

A W3C é uma entidade que define em convenções os padrões de linguagens de hipertexto para a Web(ex: HTML, XML).

Mas porque padrões?

Vamos supor que João desenvolvesse um browser, e José outro browser.

O browser de João interpreta o HTML do ponto de vista do João.

João imagina que o melhor nome de uma tag para pular uma linha em um documento seja <PularLinha>.

José tem outro ponto de vista, e acha melhor utilizar o nome <ProximaLinha> para esta tag.

João imagina que o ideal é que seja obrigatório abrir e fechar a tag(fazendo <PularLinha></PularLinha> para pular a linha).

José imagina que o ideal é que se use uma / no fim da tag(fazendo <ProximaLinha/> para saltar a linha.

Imagine que os dois browsers sejam muito populares.

Eu quero fazer um site que não pode ser uma página dinâmica(em PHP, JSP, ASP, CGI, etc). Também não programo em JavaScript.

Vou ter que escolher um browser para o qual desenvolverei o site, correto?

Vamos supor que 25% dos internautas usassem o browser de João, e outros 25% o de José. Os outros 50% utilizam outros browsers, também diferentes entre sí.

Além destas diferenças do pulo de linha, existem muitas outras diferenças entre o browser de um, o de outro, e os outros browsers.

Coitado do internauta!

Para isso, a W3C especifica que o pulo de linha se faz com <br>, e especifica todo o restante da linguagem, como deve ser segundo este padrão.

Isto mantém a compatibilidade entre os browsers, e todos podem os sites que seguem este padrão utilizando qualquer browser.

A Microsoft, como sempre fugindo dos padrões, criou algumas coisas que não seguem padrão nenhum.

Alguns elementos CSS//HTML tem algumas diferenças, além um JavaScript muito diferenciado dos padrões(estes não sei ao certo quem define, se é a W3C mesmo ou não, talvez seja até a própria Netscape) estão no Internet Explorer.

Bom... Quem utiliza outro browser provavelmente está cansado de ver coias que são optimizadas para IE.

Isto acontece por uma série de fatores... Despreparo do "webmaster" faz com que ele faça com algumas coisas que o Internet Explorer adicionou para deixar mais fácil a construção, editores destas linguagens não foram feitos com o intuito de desenvolver dentro disso(exemplo mais notável: Front Page), webmasters que ignoram a leitura destes padrões, costume de desenvolver apenas para esta plataforma, visão fechada quanto ao uso de softwares alternativos, entre muitos outros.

Estou conversando com o maior número de pessoas possível para adequarem seus sites, ou desenvolverem os mesmos, dentro destes padrões, para que a compatibilidade exista sempre.

Esta é uma atitude que visa manter a internet organizada e agradável para todos.

Grato pela atenção.

Agradeço também ao Jissa que também compreendeu meus princípios e padronizou em partes o site dele.

smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem pessoal, eu dormi no ponto quando postei... Coloquei na seção ScriptBrasil(aonde estou com a cabeça?).

O jissa novamente salvou minha pele e moveu para cá!

Quanto aos sites de vocês, algumas modificações, custosas ou não dependendo do site, podem ser feitas.

Para ver o que há nos códigos de vocês que ainda não está dentro das normas da W3C, acesse: http://validator.w3.org/check?uri=(http://...te/página.html) smile.gif

É como se fosse um debugger de HTML.

biggrin.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que a Microsoft está à frente em termos de desenvolvimento do HTML e do JavaScript. E o pessoal do Linux não aceita muito bem mudanças vindas da Microsoft, assim como a Microsoft não aceita bem as mudanças feitas pelos programadores do movimento do código livre.

Então a gente fica no meio desse cabo de guerra onde o InternetExplorer lança inovações de HTML a cada versão e os outros browsers como o Mozilla, o Netscape, o Opera e etc ficam nos padrões da W3C. Como, eu diria chutando que, uns 90% dos usuários que acessam à internet o fazem via Ie, ele passa a ser o padrão quando na realidade é ele que foge aos padrões, mesmo que seja para o bem.

O principal problema de se programar só para o IE é que estão excluídos, invariavelmente, TODOS os usuários de Linux, Mac ou qualquer outro sistema operacional que não seja o Windows. Com o aumento da popularidade, principalmente, do Linux, eu posso assegurar que, se já não é um grave problema, vai se tornar um problemão em breve.

Então, eu não sei vocês, mas eu sempre faço meus scripts JavaScript e Layouts HTML compatíveis com os 3 principais browsers do "mercado": IE, Mozilla [=Netscape, eles usam a engine "gecko"] e Opera. Tenho os 3 instalados e vou fazendo testes periódicos em todos eles enquanto desenvolvo.

Mas fica a cargo do bom senso de cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ohmy.gifO problema maior , é que fiz o site todo achando que seria lido pelos outros navegadores, e dancei...agora não sei nem por onde começar a mexer para arrumar isso, o site é enorme e tem milhares de linhas e códigos, falando melhor não sei nem fazer isso, essa gerra de empresas é uma verdadeira droga, porquê simplesmente estoura em nós que trabalhamos nisso, os caras fazem como querem e dane-se quem vai usar, deveriam deixarem de usar outros navegadores aos poucos ...assim esses fabricantes começariam a se preocupar mais com que usa, puts dá um trabalhão fazer em uma plataforma imagine eum 12345 sei lá quantos navegadores existem, simplesmente não tenho nem idéia como se faz isso.... leigo totalmente
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse antes, eu só utilizo como base os 3 browsers que eu considero que tenham as engines mais populares: o Opera [engine Presto], o Mozilla/Novo Netscape [engine Gecko] e o Internet Explorer [engine Trident].

Mas tinha me esquecido dos usuários Mac, que agora usam o Safari com a sua engine Safari. O pior de tudo é que, no caso do Mac, a engine não é disponibilizada para outros sistemas operacionais [até onde me consta], ou seja, quem é usuário do Windows ou do Linux está impossibilitado de ter acesso a esse browser.

E agora, como a gente faz pra testar as coisas? mellow.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest - thiago -

A solução para tudo se chama macromedia, a Macromedia vem trabalhando a anos para inovar seus programas e deixá-los cada vez mais independentes, o Macromedia Flash é a arma ideal para estes conflitos, sites interativos, dinâmicos, e com tudo que você precisa...Há internet vem se aperfeiçoando há muito tempo e o próximo passo para este aperfeiçoamento é o Flash, há algum tempo todos os sites profissionais que existirão na net serão desenvolvidos por esta tecnologia...Então a questão é - Você é profissional o suficiente para trabalhar com este produto, pelo menos tem a curiosidade de aprender, pretende se aperfeiçoar e trabalhar com isto o resto da vida???- Se a sua resposta é não então desista, por quê o mercado está cada vez mais forte com uns caras muito bons, se você ficar aí parado deixando o tempo passar você não vai a lugar nenhum...E tipo não fiquem quebrando a cabeça, há este código funcionará neste browser, este outro não funcionará aqui....Assim vocês ficarão loucos, se 90% do navegantes usam IE então é pra ele que temos que programar, trabalhamos para a maioria, tirem por exemplo a eleição quem ganha não é quem tem mais votos???então vamos programar para o IE e seus usuários....

Até mais

Qualquer coisa

webmaster@infocoop.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...se 90% do navegantes usam IE então é pra ele que temos que programar...

...tirem por exemplo a eleição quem ganha não é quem tem mais votos???então vamos programar para o IE e seus usuários....

Quem ganha é quem tem mais votos sim, mas isso não quer dizer que ele seja o melhor.

No caso dos navegadores e sistemas operacionais, a mesma coisa. Ao menos por enquanto, pois, se você não sabe, navegadores como o Opera, Mozilla, Netscape, Firefox e outros, estão sendo cada vez mais usados, sobretudo em Universidades Federais.

Na que eu estudo, por exemplo, (UFES), existem alguns laboratórios em que não se usa mais o Windows há muito tempo!

Outros laboratórios estão aderindo à idéia, assim como em vários órgãos públicos.

Na receita federal, a mesma coisa...

Enfim, se você falou em "próximos passos" e se acha realmente que "deixar o tempo passar não vai levar a lugar nenhum" acho que você está coberto de razão! Mas seria contraditório desprezar os avanços de outras plataformas e seus respectivos programas, não acha? wink.gif

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A solução para tudo se chama macromedia, a Macromedia vem trabalhando a anos para inovar seus programas e deixá-los cada vez mais independentes, o Macromedia Flash é a arma ideal para estes conflitos, sites interativos, dinâmicos, e com tudo que você precisa...Há internet vem se aperfeiçoando há muito tempo e o próximo passo para este aperfeiçoamento é o Flash, há algum tempo todos os sites profissionais que existirão na net serão desenvolvidos por esta tecnologia...Então a questão é - Você é profissional o suficiente para trabalhar com este produto, pelo menos tem a curiosidade de aprender, pretende se aperfeiçoar e trabalhar com isto o resto da vida???- Se a sua resposta é não então desista, por quê o mercado está cada vez mais forte com uns caras muito bons, se você ficar aí parado deixando o tempo passar você não vai a lugar nenhum...E tipo não fiquem quebrando a cabeça, há este código funcionará neste browser, este outro não funcionará aqui....Assim vocês ficarão loucos, se 90% do navegantes usam IE então é pra ele que temos que programar, trabalhamos para a maioria, tirem por exemplo a eleição quem ganha não é quem tem mais votos???então vamos programar para o IE e seus usuários....

Até mais

Qualquer coisa

webmaster@infocoop.com.br

É?

Ouvi gente dizendo exatamente isso dos MDs... rolleyes.gif

Você tem algum MD em casa? rolleyes.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, quando eu monto um site, eu prefiro fazer primero tudo no IE, sendo a BASE para ele!

Porem, eu simplesmente, depois de finalizar, abro a mesma pagina no Netscape e faço umas mudancinhas pra q eles fikem praticamente iguais quando alguém abrir!

não é só porque a maioria usa, q devemos destruir o estilo nos outros browsers!

Todo NINJA faz isso tongue.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...