Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Firebird Ou Paradox?


Gutto

Pergunta

Olá, como já mencionei, estou iniciando em Delphi, e até preciso aprender rápido, e gostaria de saber a diferença entre os bancos de dados utilizados no delphi.

Em quais situações usaria Firebird ou Paradox?

O que vem a ser o InterBase?

Guttemberg Alves

Brasília-DF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Olá Gutto,

Cara, dê uma "olhada" na seção TUTORIAIS do meu site e baixe o tutorial sobre Firebird com componento ZeosDBO... O tutorial parte do zero. Lá também tem explicações para estas suas perguntas.

Basicamente:

1) O Firebird é um banco de dados arquitetura cliente/servidor, enquanto que o Piradox não o é. Cada tabela no paradox precisa de um arquivo específico, enquanto que no Firebird você tem apenas um arquivo (o qual contém o seu banco de dados inteiro) e dentor deste arquivo ficam armazenadas as tabelas, etc.;

2) O Firebird surgiu do Interbase. Teve uma época que a Borland deixou o Interbase OPEN SOURCE, de modo que uma galera se juntou e criou o Firebird (o Interbase na época estava na versão 6 - logo, o Interbase 6 é irmão gêmeo do Firebird 1.0). Depois a Borland, mudando de idéia, fechou o código do Interbase. Hoje, o Firebird segue seu rumo e o Interbase o seu. Uma das diferenças principais se encontra no fato de que o Firebird é totalmente FREE (você pode distribuir seus aplicativos com banco de dados Firebird, sem precisar pagar licença alguma. Se você utilizasse versões do Interbase acima da 6, teria que pagar licença de uso do banco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Capablanca

Valeu pela resposta, mas só para que eu tenha uma idéia melhor..

O Firebird é como se fosse um banco de dados do access?? (já que todas as tabelas, consultas e formulários ficam armazendas em um só arquivo com extensão .mdb)

Existem circunstâncias diferentes nas quais eu deveria escolher entre o firebird, o InterBase ou o Paradox, ou basta me aperfeiçoar em um e estará tudo ok?

Gutto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...