Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Medição Da Velocidade Dos Fun E Da Temperatura


plikts

Pergunta

oi!!!

eu gostaria de saber como é feita a medição da velocidade dos FUN e da temperatura do interior do gabinete, do processador e etc!!!!

algum site q mostre informações??

nunca ouvi nada a respeito sobre circuitos q fazem isso, ou algo do genêro!!!!

obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

cara... primeiro... FUN significa graça..... hehehe....

a "ventoinha" se chama FAN.... =p

bem, a medição de temperatura interna do gabinete é feita por um sensor que tem na placa mãe.... eu não sei te dizer aonde, ou qual é o sensor... mas que ele está lá é certeza...hehehe..... a temperatura do processador pode ser medida de duas maneiras.... uma delas é a que utiliza o sensor da MOBO... é um sensor que fica próximo ao centro do processador (o DIE)...... ou você pode fazer com um 'medidor externo'... existem CaseMods q utilizam eles... é um componente eletrônico muito pequeno q funciona como um termômetro e q você coloca entre o dissipador do cooler e o processador, bem próximo ao DIE (no caso dos processadores da AMD q tem o DIE exposto, nos Pentiuns ou outros que tem o DIE 'lacrado' você colocaria na região próxima ao centro).........

e essas medições são feitas baseadas na dilatação térmica dos materiais... quanto mais você esquenta mais dilatado o componente fica, e ai muda a resistência à corrente elétrica do mesmo... se não me engano é assim......

no caso dos FANs, eu acho que é uma questão de eletromagnetismo... conforme ele roda, no centro dele a bobina gera um campo magnético que gera uma corrente elétrica, e esta corrente é medida e ai são medidas as RPM do mesmo...

não tenho certeza disso que disse, e outra, deve ser algo um pouco mais complexo, dei uma resposta, q se estiver certa, foi totalmente superficial..... smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...