Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Fontsize E Fontname


Steven Tyler

Pergunta

ola pessoal, gostaria de saber se usando o printer.fontname="arial" e printer.fontsize="8" poe exemplo, vai ser respeitado essa fonte e esse tamanho em qualquer impressora que vai imprimir uma nota fiscal minha por exemplo.?

isto é, em qualquer impressora q vai imprimir algo do meu programa , ela vai respeitar sempre o tamanho e o tipo da fonte que eu digitei no printer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Sim, desde que a impressora instalada tenha suporte a impressão gráfica. Somente se você instalou como "Genérico/Somente texto" é que você não terá esse recurso. Todavia, não recomendo isso (impressão gráfica) para impressoras matriciais.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

no caso, eu faço a impressao de nota fiscal do jeitao arroz e feijao.

printer.scalemode= vbcharacters

printer.fontname="arial"

printer.currentx = 5

printer.currenty = 5

printer.print "Teste"

printer.enddoc

isso funciona em q tipo de impressora?

depois. qual a diferença de matricial e grafica, tipo(me de exemplos se não for exagero) desculpa ai por encher Graymalkin.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Isso vai funcionar com qualquer impressora (salvo no caso que coloquei no primeiro post). Se quiser ver a diferença entre a impressão gráfica e a normal de uma impressora matricial, faça os seguintes testes:

for i=0 to 30
  printer.print "Linha " & i
next i
printer.enddoc
n=freefile()
open "lpt1" for output as #n
for i=0 to 30
  print #n, "Linha " & i
next i
close #n

Repare que o segundo vai fazer a impressão muito mais rápida e sem esforço para a impressora (no primeiro código ele vai, literalmente, "desenhar" as letras; isso é a impressão "gráfica").

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

então graymalkin, eu programei do jeito q eu escrevi abaixo:

printer.scalemode=vbcharacters.

printer.fontname="arial"

printer.currentx=5

printer.currenty=5

printer.fontsize=8

printer.print "Teste"

Printer.EndDoc

repare q eu já declarei a fonte e o tamanho, agora a pergunta:

se no caso de a impressora por exemplo não for gráfica, ela não imprimi?

se imprimi, ela respeita essa fonte e tamanho?

se no caso de não ser grafica, ser matricial, terei q programar de outro jeito então?

n=freefile()

open "lpt1" for output as #n

for i=0 to 30

print #n, "Linha " & i

next i

close #n

desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Sim, claro que respeita. Você não tem uma impressora aí para testar? Como já disse anteriormente, ela só não imprimirá corretamente se estiver instalada como Genérico/Somente Texto. Vai ser extremamente difícil você achar uma impressora que não seja gráfica (até mesmo as antigas Mônica e Emília, por exemplo, são gráficas). Porém, vai depender de como ela está instalada. Você pode ter uma LX-300 e instalar como Genérico/Somente Texto, por exemplo (e você não conseguirá imprimir graficamente), ou instalada corretamente (ou seja, como "LX-300") e aí conseguirá normalmente.

Entenda que não se trata, exatamente, de uma questão se a impressora é gráfica ou não. É muito mais uma questão de escolha do que limitação técnica. Você, por acaso, testou os códigos e viu a diferença?

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      652k
×
×
  • Criar Novo...