Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Quantidade De Memória?


plikts

Pergunta

19 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Pelo meu conhecimento, quem determina isso é a placa mae, o processador não entra na história.

Já tive um k6 500 com 1gb de ram numa asus e nunca deu problema.

Quem vai te determinar isso é o chipset propriamente dito.

Mas sei lá, posso ta enganado, to meio confuso, descobri q posso morre a qualquer hora e me deu amnesia eheheh...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olha, que eu saiba isso depende apenas da placa mãe..... é só você pensar que para um mesmo processador existem placas que aceitam quantidades diferentes de memória........... e para uma mesma placa, independe do processador q você coloca, a qtde de memória máxima não muda....

e os "BITS" do processador???..... não entendi o q isso teria a ver.......

mas explicação técnica eu não tenho não...hehehe..... pelo menos não lembro de nada.......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

oi!!

o que eu quiz dizer é q por exemplo um processador de arquitetura de 32 bits, ele pode endereçar no máximo 4GB de memória física, não lembro a conta mas eu acho que 2 elevado a 32 da +- essa qtde de memória, então além do chipset, o processador tmb não influência na qtdade de memória???

orbigado!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Não, o problema é que tu pode ter muita memória e pouco ascesso..... Pois a placa mãe pode trabalhar por exemplo a 266Mhz, e a tu memoria pode trabalhar a até 400Mhz, isso não significa que não funcionar direito muito pelo contrario. Entendes!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Sim, influencia. Não exatamente o tipo de processador, mas a arquitetura utilizada.

Processadores de 32bits só podem endereçar 2^32 bytes de memória. Isso, porém, também influencia a placa mãe, que precisa ser adaptada para o uso de 32bits. Você não vai, obviamente, colocar um processador de 32bits em um MSX e esperar que ele funcione.

Ou seja, o limite não está no processador, ou na placa mãe, mas na arquitetura utilizada.

ps.: Assim como a limitação dos 4GB dos HDs foi resolvida, essa das memórias também foi. Olha só:

All of the Intel x86 family processors since the Pentium Pro include a memory-mapping mode called Physical Address Extension (PAE). With the proper chipset, the PAE mode allows access to up to 64 GB of physical memory. When the x86 executes in PAE mode, the memory management unit (MMU) divides virtual addresses into four fields.

[]'s

iSoron.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

oi!!!!

o motivo de o chipset suportar menos memória que o procesadodor pode, no caso de processadores de 32 bits eles acessam 4GB de memória RAM(2^32 bits).Mas os chipset não utilizam todo esse potencial, pois cabe a ele tratar da comunicação, endereçamento e outras coisas entre o processador e memória RAM, nisso é usado tecnologia relativamente cara, então quanto mais memória o chipset puder acessar, mais caro ele será e consequentemente a placa mãe.Como a maioria dos usuários não usa os 4GB, eles fazem acessar só uma certa qtde de memória ( para baratear as placas), mas é perfeitamente possível acessar mais memória com chipset's mais sofisticados, porém caros, é usados normalmente em servidores e coisas do gênero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
oi!!!!

o motivo de o chipset suportar menos memória que o procesadodor pode, no caso de processadores de 32 bits eles acessam 4GB de memória RAM(2^32 bits).Mas os chipset não utilizam todo esse potencial, pois cabe a ele tratar da comunicação, endereçamento e outras coisas entre o processador e memória RAM, nisso é usado tecnologia relativamente cara, então quanto mais memória o chipset puder acessar, mais caro ele será e consequentemente a placa mãe.Como a maioria dos usuários não usa os 4GB, eles fazem acessar só uma certa qtde de memória ( para baratear as placas), mas é perfeitamente possível acessar mais memória com chipset's mais sofisticados, porém caros, é usados normalmente em servidores e coisas do gênero.

Exato. Tem muito servidor por aí rodando com 6GB, por exemplo.

Mas como o Plikts disse, isso seria bem mais caro e totalmente inutil para o consumidor final. Então, a placa mae acaba limitando o tamanho máximo da memória.

[]'s

iSoron.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

iSoron, como você disse tem servidores q rodam com 6GB de memória como exemplo.Mas isso só é possivel com uso de mais de um processador de 32 bits ou um de 64 bits (com esse podemos colocar até mais, não sei quanto)?? ( devido um só pode acessar 4GB, por causa da velha história 2^32), ou o chipset tem algum tipo de "macete" q pode ser acessado mais de 4GB em processadores de 32bits ???

obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Sim, exite um macete! laugh.gif

Como eu disse no primeiro Post, a tecnologia PAE, da intel, permite até 64GB de memória ram instalada, mas tanto o processador quanto o chipset precisam ser compativeis com essa tecnologia.

E quanto à plataforma 64bits, ela pode acessar até 16 ExaBytes!!! Sabe quanto é isso?

16 ExaBytes = 16.384 PetaBytes = 16.777.216 TeraBytes = 17.179.869.184 GigaBytes

Ou seja, mais ou menos 17 bilhões de GigaBytes. blink.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

O_o

1638434987634986738947689347689347689374896734896738947638947689374648937689347638947638974689374893 de Giga?!?!....... q absurdo........ eu nunca vi pc com mais de 4Gb (claro q tem um monte por ai, mas nem ouvi falar........ não considerem os "Super-Computadores" tipo o EarthSimulator).................. pra q mais q 4Gb num pc doméstico não é???? tongue.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

O_o

1638434987634986738947689347689347689374896734896738947638947689374648937689347638947638974689374893 de Giga?!?!....... q absurdo........ eu nunca vi pc com mais de 4Gb (claro q tem um monte por ai, mas nem ouvi falar........ não considerem os "Super-Computadores" tipo o EarthSimulator).................. pra q mais q 4Gb num pc doméstico não é????

Foi encima disso que eu disse que não influenciava.....pois o máximo que um usuário doméstico vai ter, é 1gb (pelo menos até agora), na qual o processador consegue andar lado a lado com a memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

claro nêutron. sem dúvida, o q eu coloquei q é desnecessário é q HOJE não existe utilidade pra isso........... biggrin.gif mas algum dia PODE ser q seja útil ......

PODE ser porque vai saber se não vão inventar algo diferente...heheheh =p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
claro nêutron. sem dúvida, o q eu coloquei q é desnecessário é q HOJE não existe utilidade pra isso........... biggrin.gif mas algum dia PODE ser q seja útil ......

PODE ser porque vai saber se não vão inventar algo diferente...heheheh =p

Pensa no Windows Longhorn 2025, exigindo 4500 gigabytes de RAM. laugh.gif

Quem sabe, né? A informatica começou um dia desse e já estamos com esses numeros astronômicos.

[]'s

iSoron.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

com certeza.....os sistemas operaciomais e os jogos, creio que são a unica forma de fazerem nos a evoluirmos com nossas maquinas. já imaginaram se não existisse nenhum windows alem do 3.11 ?! ( se bem que ele não travava!) Como seria.

Isso é bem certo, que quanto mais se inventa novos jogos e SO, maquinas mais capazes terao que ser desenvolvidas e adquiridas.....que bom...quero só ver quando estivermos fazendo configurações "bala" de hd de uns 5 terinha só pra instala jogo, proc de 10ghz (sei la se vai existir!) tendo como "basico", memórias de uns 6gb sei la qual barramento.....é assustador e ao mesmo tempo emocionante.

Mas sei la....que venha o futuro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Recruta, e o que é mais assutador é que isso pode acontecer daqui a ... digamos.... 5 anos... ou até antes... do jeito q as coisas são hoje.......

Vai saber como vai estar quando eu estiver terminando a minha facu (sou vestibulando)..............

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...