jcustodio Postado Novembro 27, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 27, 2004 Fala pessoal!Estou aprendendo a trabalhar com sessões agora, e tenho uma dúvida que. com certeza vc's vão achar ridícula... Como faço pra fechar a sessão automaticamente, assim que o usuário fechar a janela do navegador??heheh.. é só isso...Abraços e valeu! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Gladisson Postado Novembro 27, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 27, 2004 Quando você fechar a janela ele acaba automáticamente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 jcustodio Postado Novembro 27, 2004 Autor Denunciar Share Postado Novembro 27, 2004 Quando você fechar a janela ele acaba automáticamente. Obrigado Gladisson!Mas, olha só.. eu fiz isso pra testar, em localhost, e a sessão continuou! Fiz um sistema de restrição de acesso à página através de login e senha.Quando logado, a sessão é iniciada.. beleza.. tudo normal!A sessão foi aberta, beleza.. as informações do usuário foram carregadas.. tudo ok!Fechei a janela, e quando abri de novo, acessando a página, lá estavam as informações do cara! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Brake Postado Novembro 27, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 27, 2004 Cara!... Isso pode ser algum problema no seu servidor, como configuração, algo assim.... Se possivel, tente testar o seu programa em outro servidor para ver se funciona!!....Vlw! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Error404 Postado Novembro 27, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 27, 2004 Isso aí de fechar automaticamente não é verdade. Se você não der um tempo de expiração dela, ela vai acabar em 30 minutos.Não há como fechar a sessão quando o usuário fecha o browser sem utilizar algum comando CLIENT-SIDE que abra uma página PHP que encerre a sessão, isso tudo quando o usuáiro fechar o browser.É uma das grandes falhas do PHP, ao meu ver. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 jcustodio Postado Novembro 27, 2004 Autor Denunciar Share Postado Novembro 27, 2004 Isso aí de fechar automaticamente não é verdade. Se você não der um tempo de expiração dela, ela vai acabar em 30 minutos.Não há como fechar a sessão quando o usuário fecha o browser sem utilizar algum comando CLIENT-SIDE que abra uma página PHP que encerre a sessão, isso tudo quando o usuáiro fechar o browser.É uma das grandes falhas do PHP, ao meu ver. Valeu Error!! Mas então.. como devo proceder?? De que forma faço este comando "CLIENTE-SIDE"?? Se puder me explicar como funciona... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Error404 Postado Novembro 27, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 27, 2004 Colocando um JavaScript com uma daquelas mensagens chatas de "Obrigado, volte sempre" quando o peão sair do site. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 iSoron Postado Novembro 27, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 27, 2004 É melhor colocar um botão "Sair" e definir a seção pra 10min, por exemplo.Assim, se o cara estiver em uma LAN, por exemplo, e não puder esperar os 10 minutos fazendo outra coisa, ele pode se deslogar do sistema através desse botão, que nem aqui no fórum.[]'siSoron. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kafunga Postado Novembro 27, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 27, 2004 não, galera..eu acho que ele deve sta fazendo assim:o usuario loga, ai seus dados vão ficar na sessão, quando fecha o browser a sessão vai acabar, até ai certo!mais nas paginas restritas ele não deve estar fazendo uma verificação na sessão se o usuario esta logado ou não, porque se não existir essa verificação mesmo sem logar o usuario terá acesso a pagina restria!!ps: Error404, a sessão se destri automaticamente sim, au fechar o browser, porque aqu em casa, no servidor web, ao fechar o browser o sessão se destroi. o que falta e a verificação! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 jcustodio Postado Novembro 28, 2004 Autor Denunciar Share Postado Novembro 28, 2004 não, galera..eu acho que ele deve sta fazendo assim:o usuario loga, ai seus dados vão ficar na sessão, quando fecha o browser a sessão vai acabar, até ai certo!mais nas paginas restritas ele não deve estar fazendo uma verificação na sessão se o usuario esta logado ou não, porque se não existir essa verificação mesmo sem logar o usuario terá acesso a pagina restria!!ps: Error404, a sessão se destri automaticamente sim, au fechar o browser, porque aqu em casa, no servidor web, ao fechar o browser o sessão se destroi. o que falta e a verificação! Aê Kafunga, obrigado pelo post! Mas, olha só... eu coloquei a verificação na página sim! O que pode ser, então??? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Error404 Postado Novembro 28, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 28, 2004 Certo... mesmo que a sessão seja realmente detruída.Pra verificar se ela existe é que é um parto... Se alguém descobrir como faz isso sem iniciar a seção de novo, por favor me avise... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kafunga Postado Novembro 28, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 28, 2004 Certo... mesmo que a sessão seja realmente detruída.Pra verificar se ela existe é que é um parto... Se alguém descobrir como faz isso sem iniciar a seção de novo, por favor me avise... Sim error404, realmente não da para ver se o usuario esta logado se não abrir a sessão!.mias se o cara tentar entrar na pagina sem logar a sessão vai abrir a não vai achar nada, então o user vai ser redirecionado!quando ele logar vai registrar na sessão e ao fechar o browser a sessão vai po pal!é destruida. ai se o user tentrar entrar novamente no site com um novo browse ele não vai conseguir, porque a sessão não vai existir mais!!Mas, olha só... eu coloquei a verificação na página sim! O que pode ser, então??? poste a verificação ai para que podemos analizar! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 jcustodio Postado Novembro 28, 2004 Autor Denunciar Share Postado Novembro 28, 2004 poste a verificação ai para que podemos analizar! Ok... Eis o código: <? session_start(); if(!isset($_SESSION["login"]) || !isset($_SESSION["senha"])) { header("Location: login.html"); exit; } ?> Isso é o que eu coloco nas páginas que devem ser restritas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kafunga Postado Novembro 28, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 28, 2004 Isso é o que eu coloco nas páginas que devem ser restritastente assim, para ver se vai mudar alguma coisa!//Inicia a Sessãosession_start();//Recupera dados da sessão$login = $_SESSION["login"];//verifica se o user esta logadoif(!$login){ header("location:logar.php");}else{aqui é o resto da codificação!ps: sempre tente trabalhar com o id do user na sessão, evite de colocar senha e login e dados pessoais do use na sessão! é tão simples, basta você criar um campo na banco com nome de id e colocar um auto_incremente.lembre-se isto é só uma dica! Trabalhe do jeito que você quiser! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 jcustodio Postado Novembro 29, 2004 Autor Denunciar Share Postado Novembro 29, 2004 ps: sempre tente trabalhar com o id do user na sessão, evite de colocar senha e login e dados pessoais do use na sessão! é tão simples, basta você criar um campo na banco com nome de id e colocar um auto_incremente.lembre-se isto é só uma dica! Trabalhe do jeito que você quiser! Valeu Kafunga!!! Obrigado, de verdade! Abração! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Error404 Postado Novembro 29, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 29, 2004 Só quero acrescentar uma coisa.Depois que o kafunga falou do término das sessões, eu fui checar.O que expira são os cookies, as sessões ficam vivas no servidor por um bom tempo ainda. Não sei dizer quanto, mas parece que mais de 1 dia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kafunga Postado Novembro 29, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 29, 2004 Só quero acrescentar uma coisa.Depois que o kafunga falou do término das sessões, eu fui checar.O que expira são os cookies, as sessões ficam vivas no servidor por um bom tempo ainda. Não sei dizer quanto, mas parece que mais de 1 dia. confirmando!error404, certo. Mas a sessão sem os seus cookies acho que dá em nada né? tipo, porque aqui em casa eu só mexo com sessão para fazer sistemas de login, e sempre que eu vou testar a sessão, eu faço o seguinte:Eu fecho o navegador logado, e entro abro novamento o browser e tento entrar na mesma pagina na qual eu estava logado, e não da certo!saca? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Error404 Postado Novembro 29, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 29, 2004 Mela uma idéia que eu tinha e queria implementar... Mas pra login não interfere em nada, fique tranquilo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
jcustodio
Fala pessoal!
Estou aprendendo a trabalhar com sessões agora, e tenho uma dúvida que. com certeza vc's vão achar ridícula...
Como faço pra fechar a sessão automaticamente, assim que o usuário fechar a janela do navegador??
heheh.. é só isso...
Abraços e valeu!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
17 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.