Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Como Faço Isso Funcionar?

jcustodio

Pergunta

Olá amigos!

Preciso de uma orientação sobre como criar links dinâmicos, do tipo: www.site.com.br/conteudo.php?sessao=textos&texto=204

Como faço isso funcionar??? ohmy.gif

Alguém sabe de um tutorial que me explique passo-a-passo ?? Ou mesmo, se puderem tentar me explicar a lógica disso ficarei muito grato! smile.gif

Valeu! rolleyes.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Só você trabalhat com condições, veja:

$url_sessao = $_GET['sessao'];

$url_texto = $_GET['texto'];

if($url_sessao=="textos")

{

if($url_texto=="204")

{

}

}

$url_texto // Pode ser automático, buscando os dados em um banco de dados:

if(is_numeric($url_texto))

{

mysql_query("SELECT ... WHERE id='" . $url_texto . "' ");

}

Link para o comentário

• 0

Certo Gladisson..

Eu esqueci de dizer: eu tenho uma página chamada "conteudo.php", com o seguinte código:

<?

IF($sessao==capa){ include "index.php";}

ELSEIF($sessao==artigos){ include "artigos.php";}

ELSEIF($sessao==textos){ include "textos.php";}

..... e por aí vai...

Bem, desta maneira, sou obrigado a criar uma página para cada sessão. Até aí não tem problema, pois existe um número limitado de sessões no site... Posso manter o funcionamento dessa forma, sem problemas... tongue.gif

Mas, por exemplo.. na página "textos.php" quero fazer com que o último texto seja exibido (isso eu já sei fazer), e logo abaixo do texto, uma lista com os links para os demais textos publicados na sessão.

Ok.. listar com os links eu também sei fazer... mas, não posso ter uma página pra cada texto, pois serão muitos... unsure.gif

Acho que da forma que você explicou, resolve o problema, mas não entendi direito como isso vai funcionar... Como ficarão meus links para os textos anteriores?? E como ficará a página seguinte?? Desculpe minha ignorância.. mas me perdi na explicação... sad.gif

Link para o comentário

• 0
Link para o comentário

• 0

É... tá feia a coisa! sad.gif

O modo pelo qual eu mais me aproximei de uma solução foi pelo método sugerido pelo Gladisson..

Mesmo assim não consegui decidir qual usar, e pior: como usar corretamente o método.

Se alguém ainda se propuser a ajudar, vale dizer que não estou trabalhando com formulários.. todas as informações já estarão salvas no BD. wink.gif

E me perdoem pela ignorância... sad.gif

Link para o comentário

• 0
me proponhu, o que precisa?

Obrigado Kafunga!

Acho que, o que eu preciso mesmo, é entender a lógica disso tudo...

Sei que as explicações do Error e do Gladisson foram super válidas, mas não consegui entender a dinâmica da coisa... sad.gif

Bem.. mesmo assim consegui fazer uma parte funcionar: www.site.com.br/conteudo.php?sessao=textos

Isso eu consegui fazer!

Mas, criar os links para os textos anteriores e fazer com que eles apareçam, na página www.site.com.br/conteudo.php?sessao=textos&texto=204... Isso eu não consegui fazer de jeito nenhum!!!!

Nossa.. to me sentindo um burro! Me ajude, por favor!!

Link para o comentário

• 0

não é burro cara ! eu tambem demorei para entender...

bom, vo tentar te ajudar, para entender isso esqueca que você sabe fazer querystring "exibir o que vem do pagina.php?campo=valor" esqueca isso...

vamos desdo comeco...

tipo em html mesmo tem 2 metodos do form...

GET e POST... ex: <form method="post">

certo.... agora qual adiferenca?

se voce testar os dois voce vai perceber...

por metodo get os parametros vao pela url, exatamente, querystring, ou seja: pagina.php?campo_do_form=valor_do_campo...

certo certo, já entendemos metade da coisa, agora, se usarmos o metodo post, voce vera que não tem nada passado pelo parametro da url, ex: pagina.php?

agora fica facil cara !

$_GET pega quando vem da querystring ou seja quando vem da url: pagina.php?campo=valor

$_POST pega direto do form, ou seja nada na url: pagina.php?

entendeu? se ficou meio confuso leia, e releia o que eu falei ate entender...

agora para finalizar vantagens e desvantagens dos metodos...

post: voce pode enviar quantas informacoes quiser, porem elas expiram em 1 pagina, ou seja, não tem como voce passar os dados para uma 3 pagina sem campos hidden etc... recomendado para login, pois não passa a senha pela url....

get: voce pode enviar um numero x (não sei te dizer quanto) de informacoes, porem elas podem ser mandadas em quantas paginas voce quiser, so continuar passando elas pela url.. recomendado para querystring, ou seja, includes de paginas apartir da url...

ve se você entende o que eu falei !

falou cara e relaxa, que é normal não entender no comeco

Link para o comentário

• 0

não é burro cara ! eu tambem demorei para entender...

bom, vo tentar te ajudar, para entender isso esqueca que você sabe fazer querystring "exibir o que vem do pagina.php?campo=valor" esqueca isso...

vamos desdo comeco...

tipo em html mesmo tem 2 metodos do form...

GET e POST... ex: <form method="post">

certo.... agora qual adiferenca?

se voce testar os dois voce vai perceber...

por metodo get os parametros vao pela url, exatamente, querystring, ou seja: pagina.php?campo_do_form=valor_do_campo...

certo certo, já entendemos metade da coisa, agora, se usarmos o metodo post, voce vera que não tem nada passado pelo parametro da url, ex: pagina.php?

agora fica facil cara !

$_GET pega quando vem da querystring ou seja quando vem da url: pagina.php?campo=valor

agora para finalizar vantagens e desvantagens dos metodos...

post: voce pode enviar quantas informacoes quiser, porem elas expiram em 1 pagina, ou seja, não tem como voce passar os dados para uma 3 pagina sem campos hidden etc...  recomendado para login, pois não passa a senha pela url....

get: voce pode enviar um numero x (não sei te dizer quanto) de informacoes, porem elas podem ser mandadas em quantas paginas voce quiser, so continuar passando elas pela url.. recomendado para querystring, ou seja, includes de paginas apartir da url...

ve se você entende o que eu falei !

falou cara e relaxa, que é normal não entender no comeco

Legal rEd nEcK *!!! Já me esclareceu muitas coisas agora.. smile.gif

O lance é que..

Não estou trabalhando com formulários..

As infos devem ser mostradas direto do BD. O usuário não irá digitar nada...

Quero fazer uma lista automática apontando para os textos anteriores, dessa forma:

<a href="www.site.com.br/conteudo.php?sessao=textos&texto=204">Texto 204</a>

<a href="www.site.com.br/conteudo.php?sessao=textos&texto=203">Texto 203</a>

<a href="www.site.com.br/conteudo.php?sessao=textos&texto=202">Texto 202</a>

<a href="www.site.com.br/conteudo.php?sessao=textos&texto=201">Texto 201</a>

<a href="www.site.com.br/conteudo.php?sessao=textos&texto=200">Texto 200</a>...

E é aí que está a minha "tormenta"... hehehehe... tongue.gif

Ahh.. obrigado por não me desanimar! laugh.gif

Link para o comentário

• 0

agora fica facil cara !

Não é isso que você quer fazer?

Se você não entende como funcionam as variáveis, cara, como fazer pra exibir um valor passado, seja via form, seja via URL, aí eu acho que é o caso de você pegar uma apostila de PHP e dar uma boa lida.

Porque você tem que saber alguma coisa de lógica de programação pra conseguir entender as coisas, senão vai ser realmente, muito complicado pro sr.

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...