Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Atualização De Tabela


ventrue_rj

Pergunta

seguinte, tenho um db grid com 4 valores q estão sendo consultados por um componente data (DATA2) os valores da linha podem ser incluídos sem que todos os campos estejam completos:

ex....marca......modelo......ano......motor

.........VW..........GOLF

.......FORD.......FIESTA

eles são incluídos por intermédio de um botão, que faz com que receba esses valores de 2 campos text.

no mesmo momento q adiciono, o dbgrid me espelha a tabela com as atualizações, até aí tudo bem.

só q eu quero criar um evento que, ao clicar na linha do dbgrid, akela, e somente akela linha deve habilitar os outros 2 campos q estão vazios p/ serem atualizados.

depois disso, preencho mais 2 campos text com valores e eles devem entrar nas 2 últimas colunas da tabela.

ex......marca.....modelo........ano........motor

...........VW.........GOLF.........1999......2.0 16v

..........FORD.....FIESTA........1996........1.0

quem puder me ajudar...

valeuz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

irmão, a parada é a seguinte,

o dbgrid mostra apenas uma consulta, eu não quero editar os dados por ele...

deixa eu te explicar melhor:

ex....marca......modelo......ano......motor

.........VW..........GOLF

.......FORD.......FIESTA

esse é o conteúdo q está aparecendo no dbgrid

qd eu clico em uma das linhas, aparece 2 campos text para eu incluir os 2 valores... ao confirmar, os dados devem entrar nos campos vazios na linha selecionada anteriormente...

ex.:

eu clico na linha da marca VW

após inserir os valores no campo, eu confirmo e os valores entram como mostro a seguir:

ex......marca.....modelo........ano........motor

...........VW.........GOLF.........1999......2.0 16v

..........FORD.....FIESTA

porque o caso q eu tenho é o seguinte:

eu tenho uma tabela em q nem todos os valores da linha são incluídos na mesma hr, eles podem ser atualizados...

eu consigo fazer com q atualize pelo dbgrid automaticamente, mas assim, deixo os demais campos preenchidos vulneráveis a edição...

eu queria somente editar os campos onde estão em branco, na linha selecionada...

se alguma linha estiver completamente preenchida, ele não atualiza... dá uma msg ou algo do tipo...

alguém sabe um código p/ se edite somente esses campos???

quem puder me ajudar, agradeço... eu achei esse modo dos campos em text p/ inserir mais seguros, mas postem os 2 tipos de código, p/ eu ver qual é o mais indicado na minha situação...

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Exatamente, foi isso mesmo que imaginei (que você *não* quer editar pela DBGrid e sim por *caixas de texto*). Se o segundo registro está selecionando na DBGrid, consequentemente o recordset também está, portanto, se você fizer...

    Data1.Recordset.Edit
    Data1.Recordset.Fields("ano").Value = txtAno.Text
    Data1.Recordset.Fields("motor").Value = txtMotor.Text
    Data1.Recordset.Update

... alterará apenas os campos acima *do registro atualmente selecionado* na grade.

O DBGrid é apenas uma maneira de se visualizar os dados, todavia, os mesmos continuam na tabela, que por sua vez é representada pelo recordset. Daí, se você quer procurar, é no recordset, se você quer alterar, é no recordset, se você quer adicionar, é no recordset, e assim por diante.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...