rfp Postado Dezembro 9, 2004 Denunciar Share Postado Dezembro 9, 2004 Minha dúvida é a seguinte:Se no caption de um Button for colocado & antes de alguma letra, essa letra passa a ser o atalho desse botão e para acessar esse atalho é só teclar "ALT + a letra", então mas o problema éque se no mesmo Form for utilizado esse atalho no botão e utilizar um CheckBox ou um RadioButton, quando o foco estiver encima dosCheckBox ou RadioButton, o atalho funciona sem precisar precionar o ALT, ou seja é só teclar a letra que está como atalho sem o ALT, e esse é meu problema, pois por exemplo se eu tiver um botão EXCLUIRno Form, o usuário pode excluir sem querer, somente acionando 1 tecla.Espero que possam me ajudar... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Progr'amador Postado Dezembro 9, 2004 Denunciar Share Postado Dezembro 9, 2004 Olá,Uma solução pra isso (não muito agradavel), e fazer o seguinte, um exemplo usando um CheckBox e um Buttom - &Excluir (Tecla de atalho na letra E).No OnEnter do CheckBox, você tira o '&' do Caption do Button e no OnExit retorna, tipo:procedure TForm1.CheckBox1Enter(Sender: TObject); begin Button2.Caption := 'Excluir'; end; procedure TForm1.CheckBox1Exit(Sender: TObject); begin Button2.Caption := '&Excluir'; end;Abs. Progr'amador. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 rfp Postado Dezembro 9, 2004 Autor Denunciar Share Postado Dezembro 9, 2004 (editado) Realmente essa é uma forma, mas eu já tinha pensado nisso, porém se for feito dessa forma no momento que o foco estiverno CheckBox as teclas de atalho deixaram de funcionar, e nãoé isso que eu quero, eu gostaria de que nos CheckBox e RadioButtonas teclas de atalho funcionassem da mesma forma que funcionam nosEdits por exemplo, ou seja precisando teclar ALT + letra...Mas mesmo assim valeu pela idéia...Vou continuar no aguardo, se alguém puder me ajudar... Editado Dezembro 9, 2004 por Progr'amador Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Progr'amador Postado Dezembro 9, 2004 Denunciar Share Postado Dezembro 9, 2004 Bom então faz assim,Usa o código que te falei e mas esse, agora no OnKeyDown do CheckBox1:procedure TForm1.CheckBox1KeyDown(Sender: TObject; var Key: Word; Shift: TShiftState); begin if (Shift = [ssAlt]) then case Key of 69: Button2Click(Sender); // Alt+E end; end; ae você pode incluir quantos comandos você quizer, tipo: procedure TForm1.CheckBox1KeyDown(Sender: TObject; var Key: Word; Shift: TShiftState); begin if (Shift = [ssAlt]) then case Key of 65: Button1Click(Sender); // Alt+A 69: Button2Click(Sender); // Alt+E 67: Button3Click(Sender); // Alt+C 83: Button4Click(Sender); // Alt+S end; end; esses numeros (65, 69, 67, 83) representa o código ASCII das respectivas teclas (A, E, C, S).Abs. Progr'amador. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 rfp Postado Dezembro 10, 2004 Autor Denunciar Share Postado Dezembro 10, 2004 valeu, parece que agora vai dar certo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
rfp
Minha dúvida é a seguinte:
Se no caption de um Button for colocado & antes de alguma letra,
essa letra passa a ser o atalho desse botão e para acessar esse
atalho é só teclar "ALT + a letra", então mas o problema é
que se no mesmo Form for utilizado esse atalho no botão e utilizar
um CheckBox ou um RadioButton, quando o foco estiver encima dos
CheckBox ou RadioButton, o atalho funciona sem precisar precionar o
ALT, ou seja é só teclar a letra que está como atalho sem o ALT, e
esse é meu problema, pois por exemplo se eu tiver um botão EXCLUIR
no Form, o usuário pode excluir sem querer, somente acionando 1 tecla.
Espero que possam me ajudar...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
4 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.