AlexCT Postado Setembro 11, 2003 Denunciar Share Postado Setembro 11, 2003 Tenhos duas Tabelas no mesmo BD - Tabela 1 e Tabela 2Existe um campo em comum entre elas, onde existe na Tabela 1 - campo nome e na Tabela 2 - campo nome(dei uma pesquisada, isso deve chamar relacionar, mas moiei, por isso postei)Gostaria de saber como faço para mostrar o conteudo das duas tabelas em conjunto, um tipo de relacionamento entre elas.Exemplo:Tabela 1 - campos: nome, end, telTabela 2 - campos: nome, empresa, cargoE para mostrar na tela algo como:Nome: <=== Campo em comum nas tabelas.end:tel:empresa:cargo:VALEU! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 tiago bonfá Postado Setembro 11, 2003 Denunciar Share Postado Setembro 11, 2003 Não deu pra entender nada!!! Vou te dar um exemplo completo de tabelas e relacionamentos... segue abaixo: tabela: usuarios id_usuario (chave primária - auto incrementada)nome (texto)email (texto)tipo (numero) 'é esse campo que vamos relacionar em outra tabelatabela: tipo_usuarioid_tipo (chave primária)id_usuario (numero)tipo (numero)Vamos pensar? suponha a seguinta proposta: O usuário pode ser: 1 - membro, 2 - adim, 3 - moderador, ok??? Agora, um usuário pode ser adim e moderador né? Por isso de usar duas tabelas... temos o seguinte dados na tabela usuario: 1, tiagobonfa, tiagobonfabr@yahoo.com.br na tabela tipo_usuario temos: 1, 1 , 2. Então, eu sou o adim... mas como fazer isto na prática? <%conecta=lalalla não lembroset rst=server.createobject("adodb.recordset")sql_usuario="select*from usuarios where id_usuario=1"set rst=conecta.execute(sql_usuario)id_usuario=rst("id_usuario")set rstTIPO=server.createobject("adodb.recordset")sql_tipo="select*from tipo_usuario where id_usuario="&id_usuarioset rstTIPO=conecta.execute(sql_tipo)tipo_usuario=rstTIPO("tipo") if tipo_usuario=1 then tipo="Membro" end if if tipo_usuario=2 then tipo="Adim" end if if tipo_usuario=3 then tipo="Moderador" end if response.write "Usuario 1 é "&tipo%>pronto... está aí um exemplo completo... tirando a conexão que eu não lembro... é que eu uso include... então só faço uma vez... hehehehbeleza???? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 AlexCT Postado Setembro 11, 2003 Autor Denunciar Share Postado Setembro 11, 2003 Tiago, antes de mais nada obrigado pela paciência em responderEu entendi uns 85% do que escreveu, com calma irei analisar melhor.Vou explicar com mais detalhes o que eu tenho ok.Eu estou fazendo um site de jogos educativos.Eu já tenho uns 300 jogos certo, e no site irá ter uma parte para pessoas incluirem o jogo.Mas na tabela que tenho, tem os camposid(primaria autonum.)nomeduraçãoobjetivodescriçãopermissao, (serve para eu autorizar que o jogo da outra pessoa seja listado)e quando a pessoa incluir um jogoirá ter mais alguns campos extrasnome da pessoacidadeescolanome do jogo (ou algum id , para poder coencidir com a outra tabela)Pois eu gostaria que estes tres dados estivessem em um outra tabela, para não misturar com a outra, certo.!E na parte administrativa do site, que só eu irei consultadorIrei listar todos os jogos !ai que vem a questão!!!!!!Pois quer listar todos os jogos e aqueles jogos que foram incluidos por outras pessoas aparecerem os nomes, informação da pessoa.ficaria + ou - assim01 nome /duração/objetivo/descriçao/permissao/02 nome /duração/objetivo/descriçao/permissao/03 nome /duração/objetivo/descriçao/permissao/ nome / cidade / escola04 nome /duração/objetivo/descriçao/permissao/05 nome /duração/objetivo/descriçao/permissao/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 pgmador Postado Setembro 11, 2003 Denunciar Share Postado Setembro 11, 2003 Cara... veja se resolve.você precisa relacionar as tabelas:<%rs.Open "Select * from tabela1 T1, tabela2 T2 WHERE T1.nome=T2.nome",Conexao%>Depois é só você listar. Não precisa fazer outra tabela repetindo os mesmos dados. Os campos que quiser da tabela1, chame com T1.(nome do campo) e da tabela2 chame T2.(nome do campo)Exemplo:<%=rs("T1.nome")%>/<%=rs("T2.cidade")%>Só vou te dar uma dica... coloque na tabela 2 um campo id para você fazer o link com a tabela 1 e não faça pelo campo nome. Assim, você poderá mudar o nome quando quiser sem ter nenhum problema.[]´sNelson Soareshttp://www.ondagospel.com.br Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 AlexCT Postado Setembro 12, 2003 Autor Denunciar Share Postado Setembro 12, 2003 <%rs.Open "Select * from tabela1 T1, tabela2 T2 WHERE T1.nome=T2.nome",Conexao%>mas se eu fizer assim, eu vou selecionar , somente quando os dois campos forem iguais né...e para mostrar todos os registros da tabela 1 e quando forem iguais (T1.nome=T2.nome), mostrar os dados da tabela 2 junto.é possivel? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
AlexCT
Tenhos duas Tabelas no mesmo BD - Tabela 1 e Tabela 2
Existe um campo em comum entre elas, onde existe na Tabela 1 - campo nome e na Tabela 2 - campo nome
(dei uma pesquisada, isso deve chamar relacionar, mas moiei, por isso postei)
Gostaria de saber como faço para mostrar o conteudo das duas tabelas em conjunto, um tipo de
relacionamento entre elas.
Exemplo:
Tabela 1 - campos: nome, end, tel
Tabela 2 - campos: nome, empresa, cargo
E para mostrar na tela algo como:
Nome: <=== Campo em comum nas tabelas.
end:
tel:
empresa:
cargo:
VALEU!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
4 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.