Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Somando A Valores Já Existentes


kitsune

Pergunta

Como não sei como explicar minha dúvida o farei com um exemplo.

Digamos que eu tenha um campo1, numerico, seja ele de qualquer tipo, como eu faço para somar, subtrair, dividir e multiplicar o valor que está contido neste campo1 e indo mais além, a partir deste campo numerico eu crio em outra tabela um campo2 que depende do valor do campo1 e ao fazer uma destas operações feitas no campo1 como faço para que automaticamente seja feita uma atualização no campo2.

Abraços laugh.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Mas quanto as atualizações multiplas como é que eu faço? Se houver um campo dependente de outro e se outro for atualizado como faço para que o campo dependente seja atualizado automaticamente? huh.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

No meu caso é mais ou menos assim, eu tenho um campo quantidade de um determinado produtoX e em uma outra tabela eu tenho o campo quantidade total, onde essa quantidade total é a soma das quantidades de todos os produtos, se eu adicionar 300 unidades desse produtoX a quantidade de produtoX, como é que eu faço para automaticamente atualizar o campo quantidade total da outra tabela, não sei se isso problema de relacionamento, mas na realidade nem pensei nisso, só queria mesmo saber porque tava pesquisando e surgiu essa dúvida... rolleyes.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

/* veja esse exemplo :

<?php
$conexao=mysql_connect ("localhost") or die ('Sem Conexão: ' . mysql_error());
$db=mysql_select_db ("debito", $conexao); 
$q = mysql_query("select SUM(valor) from tabela1 where cod='$a'"); 
$consulta = mysql_fetch_row($q); 
$sql  = "SELECT tabela1.cod,  tabela1.nome, tabela1.cpf, tabela2.data, tabela2.historico, tabela2.valor";
$sql .= " FROM tabela1 ";
$sql .= " INNER JOIN tabela2 ";
$sql .= " ON tabela1.cod = tabela2.cod ";
$sql .= " WHERE tabela1.cod = '$a' ORDER BY data";
$rs = mysql_query($sql, $conexao); 
while .........
?>

tenho as tabelas 1 e 2 relacionadas por cod chave primária tabela 1

sendo que quando insiro os dados na tabela 1 automaticamente a 2 calcula e atualiza, é só você adaptar ao seu caso é o mesmo príncipio

*/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
/* veja esse exemplo :

<?php
$conexao=mysql_connect ("localhost") or die ('Sem Conexão: ' . mysql_error());
$db=mysql_select_db ("debito", $conexao); 
$q = mysql_query("select SUM(valor) from tabela1 where cod='$a'"); 
$consulta = mysql_fetch_row($q); 
$sql  = "SELECT tabela1.cod,  tabela1.nome, tabela1.cpf, tabela2.data, tabela2.historico, tabela2.valor";
$sql .= " FROM tabela1 ";
$sql .= " INNER JOIN tabela2 ";
$sql .= " ON tabela1.cod = tabela2.cod ";
$sql .= " WHERE tabela1.cod = '$a' ORDER BY data";
$rs = mysql_query($sql, $conexao); 
while .........
?>

tenho as tabelas 1 e 2 relacionadas por cod chave primária tabela 1

sendo que quando insiro os dados na tabela 1 automaticamente a 2 calcula e atualiza, é só você adaptar ao seu caso é o mesmo príncipio

*/

Sobre este teu codigo, eu tenho uma dúvida, para que serve esta parte: "mysql_fetch_row($q);".

De modo que esta parte parece não estar fazendo eu entender bem o que se esta fazendo. Outra coisa, eu não me lembro bem como é que trabalha-se com a clausula SUM(), mas quero saber se ela pode somar a um valor já existente, tipo, com uma quantidade de produtos que possui 500 unidades de um determinado produto e chega mais um carregamento com 300 unidades eu tambem poderia utilizar a clausula sum() para adicionar a este valor já existente?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.


  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...