Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Validar Campos Em Um Form


ViniciusJau

Pergunta

e ai pessoal..

eu to com um esqeuminha assim: os dados vem de um formulário e eu uso esse codigo para fazer a requisição dos campos do form:

<%

'pede os dados do formulário

Data = Request.Form("data")

PrevistoManha = Request.Form("PrevistoManha")

PrevistoTarde = Request.Form("PrevistoTarde")

TotalPrevisto = Request.Form("TotalPrevisto")

sPrevisto = Request.Form("sPrevisto")

Realizado = Request.Form("Realizado")

sRealizado = Request.Form("sRealizado")

QtdeRua = Request.Form("QtdeRua")

VlrRua = Request.Form("VlrRua")

Projecao = Request.Form("Projecao")

Observacoes = Request.Form("Observacoes")

DiaUtil = Request.Form("DiaUtil")

Fechamento = Request.Form("Fechamento")

s1004a = Request.Form("s1004a")

s1004aR_ = Request.Form("s1004aR_")

s1004b = Request.Form("s1004b")

s1004bR_ = Request.Form("s1004bR_")

s1004c = Request.Form("s1004c")

s1004cR_ = Request.Form("s1004cR_")

OcorrenciaConf = Request.Form("OcorrenciaConf")

mes = Request.Form("Mes")

%>

<% If (Observacoes = "") then

Response.write("O campo Observações é Obrigatório, preencha ele.")

Else

set rs = objConnection.execute("INSERT INTO previstoxrealizado (Codigo,Central,data,PrevistoManha,PrevistoTarde,TotalPrevisto,sPrevisto,Realizado,sRealizado,QtdeRua,VlrRua,Projecao,Observacoes, DiaUtil,Fechamento,s1004a,s1004aR_,s1004b,s1004bR_,s1004c,s1004cR_,OcorrenciaConf,mes) Values("&data&",'"&mes&"',"&diaUtil&","&PrevistoManha&","&PrevistoTarde&","&TotalPrevisto&","&xPrevisto&","&Realizado&","&xRealizado&","&QtdeRua&","&VlrRua&","&Projecao&","&x1004a&","&x1004aR_&", "&x1004b&","&x1004bR_&","&x1004c&","&x1004cR_&",'"&ocorrenciaConf&"')")

End if

%>

eu vou mudar ali o Response.white para response.redirect .. dai vou criar uma pagina dizendo que alguns campos obrigatórios não foram preenchidos tals, acontece que nem todos são obrigatórios....

como eu faço para validar somente os que são obrigatorios ??? unsure.gif

<% If (Observacoes = "") then

Response.write("O campo Observações é Obrigatório, preencha ele.")

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Brother!!

Recomendo utlizar Javascript, mas se sua necessidade for no ASP, utilize a clausula 'IsNull'

Ex:

 IF isNull(Campo1) OR isNull(Campo2) Then
 Response.Write(" É necessario realizar o preenchimento do Campo")
End if
Ou até mesmo isEmpty!! Ex:
 If Not isEmpty(Campo) Then
 'liberar condição positiva
 End If

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
como eu faço para validar somente os que são obrigatorios ??? unsure.gif

<% If (Observacoes = "") then

Response.write("O campo Observações é Obrigatório, preencha ele.")

Ué..

Faz a mesma coisa que você esta fazendo, mas coloca só o nome do campo que for obrigatorio wink.gif

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

como eu faço para validar somente os que são obrigatorios ??? unsure.gif

<% If (Observacoes = "") then

Response.write("O campo Observações é Obrigatório, preencha ele.")

Ué..

Faz a mesma coisa que você esta fazendo, mas coloca só o nome do campo que for obrigatorio wink.gif

T+

putz... ohmy.gif

acho que to ficando louco viu......hehe... blink.gif

valeu moçada !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Todo e qualquer tipo de validação só é 100% seguro de funcionamento, se for feito via ASP mesmo (para paginas ASP).

Pois, o usuairo não terá acesso ao fonte, e não tem como tirar.

Principalmente, se você fizer um codigo, que só faça as condições, se cair no ELSE dos campos preenchidos

Se fizer javascript, ele pode ficar com uma 'cara' mais bonita, pois avisa na hora.

Mas, se o cara quiser, ele tira!

então, o bom é fazer a validação usando os dois modos!

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

é amigo, por isso falei que o melhor modo, é fazer dos dois jeitos

Caso o usuario mecha nos codigos, ele irá esbarrar numa validação ASP..

Sacou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
é amigo, por isso falei que o melhor modo, é fazer dos dois jeitos

Caso o usuario mecha nos codigos, ele irá esbarrar numa validação ASP..

Sacou?

Mas como a pessoal que está no servidor cliente, e trocar o codigo JS, sem um FTP ou painel de controle?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Aí, entraria segurança hehe

Pois, é facil, você pega o codigo fonte da pagina, tira o javascript, salva no seu PC, e aponta o ACTION para o site original, como: www.site.com.br/pagina.asp

Assim, quando você executar o formulario modificado no seu comp, você enviará os dados para o lugar original, mas sem validação nenhuma..

Isso é o basico para burlar segurança de sites..

Uma vez eu fui decobrir coisas assim, para melhorar a segurança..

Faça um teste.. isso funciona sim..

Entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Aí, entraria segurança hehe

Pois, é facil, você pega o codigo fonte da pagina, tira o javascript, salva no seu PC, e aponta o ACTION para o site original, como: www.site.com.br/pagina.asp

Assim, quando você executar o formulario modificado no seu comp, você enviará os dados para o lugar original, mas sem validação nenhuma..

Isso é o basico para burlar segurança de sites..

Uma vez eu fui decobrir coisas assim, para melhorar a segurança..

Faça um teste.. isso funciona sim..

Entendeu?

Depende do que o formulario vai ser... Se for importante a suma dele, ai faz as verificações.. Se o formulario for pra fazer uma coisa simples, não sei porque vai querer fazer todas essas verificações... Essas verificações servem mais para e-commerci, bancos... Pra sites normal não tem necessidade disso, você não concorda comigo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

poxa.. que debate dahora....

eu pensei no meu caso, eu deixo os JS desabilitado no IE porém se o cara fizer a validação em asp também dai não vai ter jeito.....

mais na maioria das vezes quem bular um sitema de validação de form só vai ter a perder....´pois alguns campos vão ficar em branco.. por exemplo em uma compra pela net.....

eu tava pensando aqui.. se fosse um esquema para se cadastrar em um email por exempl oe o cara conseguir se cadastrar sem inserir nenhum dado ....

ai ele pode fazer um monte de compra pela net.. enviar email pro bush xingando ele hehe.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
poxa.. que debate dahora....

eu pensei no meu caso, eu deixo os JS desabilitado no IE porém se o cara fizer a validação em asp também dai não vai ter jeito.....

mais na maioria das vezes quem bular um sitema de validação de form só vai ter a perder....´pois alguns campos vão ficar em branco.. por exemplo em uma compra pela net.....

eu tava pensando aqui.. se fosse um esquema para se cadastrar em um email por exempl oe o cara conseguir se cadastrar sem inserir nenhum dado ....

ai ele pode fazer um monte de compra pela net.. enviar email pro bush xingando ele hehe.....

Mas tem outro jeito pra o cara não poder cadastrar sem fazer codigo...

Abre o access e coloca para não salvar valor nulo... Ai se o cara quiser zuar, ai vai ficar dando erro... Pois as pessoas que estão interessadas não vai deixar os campos obrigatórios em branco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...