Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Arquivo Bat


ejurb

Pergunta

E ai galera blza,

essa ai e pra quem tem a manha hein,

to precisando de uma informação porque todos os dias preciso enviar um email com um texto bem simples de uma linha, e um arquivo anexo.

E gostaria que um arquivo .bat fizesse isso, já tenho o email de quem ira enviar e o quem ira receber...

quem pode me ajudar..

Falow galera...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Um arquivo bat sozinho não vai fazer isso. Tirando os testes condicionais e a capacidade de fazer um "loop", tudo que um arquivo batch faz é executar uma série de comandos/programas em uma ordem específica. No caso, o que você precisa é de um programa que envie um email, a partir da linha de comando, na qual serão passados os e-mails, o texto e o arquivo a ser anexado. Criei uma biblioteca que pode ser usada nesse caso (http://www.graymalkin.globalhosts.com.br/pysendmail.asp) e só seria necessário construir o programa que vai utilizá-la (o qual receberá as informações e passará para ela enviar o e-mail). Esse programa poderia ser chamado a partir de um arquivo bat (a fim de deixá-lo mais customizável). Você conhece alguma linguagem de programação? Isso não seria difícil de se fazer e exigiria poucos conhecimentos.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

então quer dizer que eu crio uma bat que chama programas e executa comandos nesses programa?

tipo abre o outlook, cria um email, e envia o email?

mas eu conheco um pouco de asp, como faço neste caso, uma bat que roda uma pagina asp, que por sua vez cria um email, verifica se existe um arquivo em determinado diretorio e anexa este arquivo e envia ele por email?

Será que você pode me ajudar mais ou menos preciso de um passo a passo, será que tem jeito.

Por favor, blza.

tchau

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

então quer dizer que eu crio uma bat que chama programas e executa comandos nesses programa?

tipo abre o outlook, cria um email, e envia o email?

Não. O batch só chama os programas e pode até passar parâmetros para os mesmos, mas *não* tem a capacidade de controlá-los. Se por meio dos parâmetros o programa puder fazer o que você quer, tanto melhor. Infelizmente não sei se o Outlook possui tais recursos.

mas eu conheco um pouco de asp, como faço neste caso, uma bat que roda uma pagina asp, que por sua vez cria um email, verifica se existe um arquivo em determinado diretorio e anexa este arquivo e envia ele por email?

Tanto melhor, então! Se você conhece ASP provavelmente conhece VBScript, não? Um arquivo VBScript é como um arquivo batch, no sentido de que pode ser executado, e tem a vantagem de poder fazer muito mais do que um batch. Inclusive o que você quer, enviar um e-mail. A biblioteca de que lhe falei na outra mensagem (Py.Sendmail) pode ser usada através de arquivos VBScript. Bastaria você criar um arquivo .vbs em qualquer lugar, com o seguinte conteúdo:

    Set k = CreateObject("Py.SendMail")
    
    k.SMTPServer = "smtp.servidor.com.br"
    k.To = "para@provedor.com.br"
    k.From = "de@provedor.com.br"
    k.Subject = "Assunto"
    k.Body = "Mensagem"

    k.AttachFile "c:\pasta\seuarquivo.extensão"

    k.Send

Obviamente bastaria trocar os dados entre aspas por suas informações. Lembre-se também de dar uma olhada no arquivo texto que acompanha a biblioteca para instruções sobre como instalá-la. Com um duplo-clique sobre o arquivo criado, o programa será executado e enviará o e-mail.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
você tem alguma sugestao de servidor de smtp que eu possa utilizar pra enviar este email.

E se a maquina que eu for utilizar para rodar este arquivo .vbs tiver um windows 98se sem o iis instalado, tenho que instalar o pws e configura-lo.

o que você sugere que eu faça.

Tente o do iG (smtp.ig.com.br). O do BOL (smtp.bol.com.br) eu sei que funciona, porém tem que fazer um certo "gatilho" já que o BOL só permite o envio depois que você acessa, pelo menos uma vez, o servidor POP (de recebimento).

E não, você *não* precisa do IIS ou do PWS para executar arquivos VBS. Inclusive, acho que o Win98SE já vem com o suporte a VBScript já instalado. Se não vier, basta baixar no site da Microsoft.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...