Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Diferençãs Entre Funçoes....


MadPatryk

Pergunta

galera, estou com duvidas!(pra variar não é??!)

eu tava lendo uns sites de tutos(pra variar também! heheh) e achei coisas relacionadas a arrays, hashtables e outros do tipo... mas não intendi muito bem a explicação que o colunista escreveu...

na verdade, eu queria saber qual é a diferença entre o ArrayList, o SortedList, o HashTable e o DataSet...

esse SortedList, pelo nome eu posso imaginar o que seja! acho que ele sorteia um dado de uma array e imprime... num sei muito bem se é isso...

quem puder me ajudar!

agradeço d+!!!!

valeus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Vamos começar pelo mais simples: ArrayList. Um ArrayList é simplesmente uma forma de você armazenar dados em uma lista que vai aumentando a medida que é necessário. Em um Array comum você precisa definir o tamanho ou então ficar redimensionando manualmente sempre que necessário. Um ArrayList já faz isso pra você. Exemplo:

        Dim a As New ArrayList()
        Dim elemento As Object

        a.Add(13)
        a.Add("palavra")
        a.Add(1.618)

        MsgBox(a(0))
        MsgBox(a(1))
        MsgBox(a(2))
O código acima adiciona três elementos (13, "palavra" e 1.618) na arraylist "a" e depois mostra todos esses elementos. Agora vamos para dois que são bem semelhantes: SortedList e HashTable. Note que no código acima, para exibir os elementos tivemos que informar seus índices (0 para o primeiro, 1 para o segundo e 2 para o terceiro). Na SortedList e na HashTable temos a liberdade de definir quais serão nossos índices e os mesmos não precisam ser numéricos. Um exemplo de HashTable:
        Dim h As New Hashtable()

        h.Add("nome", "Junior")
        h.Add("nickname", "Graymalkin")

        MsgBox(h("nome"))
        MsgBox(h("nickname"))
Veja que me referi ao primeiro item pelo seu índice "nome" e ao segundo pelo seu índice "nickname". Em uma SortedList o mesmo ocorre, porém as chaves sempre estão em ordem. Um exemplo de SortedList:
        Dim s As New SortedList
        Dim elemento As Object

        s.Add(50, "teste")
        s.Add(20, "teste2")

        For Each elemento In s
            MsgBox(elemento.key)
        Next

Veja que apesar de ter inserido o 50 primeiro e depois o 20, a ordem que aparecerá será ao contrário (o 20 vem primeiro que o 50).

E agora, por último, o mais complexo deles: o DataSet. Um DataSet é uma maneira de se agrupar uma série de DataTables, que são tabelas. Essas tabelas tem colunas (columns), que são os campos, e linhas (rows), que são os registros. Como esse é um assunto bem a parte, e não tem muito haver com o que você pediu antes (ArrayList, SortedList e HashTable), não vou me estender muito sobre ele. No site do tio Macoratti você encontra mais informações: http://www.macoratti.net

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...