Guest - Tiago - Postado Fevereiro 14, 2005 Denunciar Share Postado Fevereiro 14, 2005 Pessoal, estou tentando fazer algo do tipo sum(count(*)) mas estou tendo muita dificuldade. Alguém pode me dar uma ajuda ??------------------------------| motivo | count(motivo) |------------------------------| falta | 75 | | atrasos | 51 || reclam. | 9 |------------------------------preciso que o count(motivo) seja somado .... 75 + 51 + 9 ....Obrigado. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Fabyo Postado Fevereiro 15, 2005 Denunciar Share Postado Fevereiro 15, 2005 só usar o sum(motivo) Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest - Tiago - Postado Fevereiro 15, 2005 Denunciar Share Postado Fevereiro 15, 2005 Não funciona Fabyo ... motivo em si não são números ... são strings ... Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Fabyo Postado Fevereiro 16, 2005 Denunciar Share Postado Fevereiro 16, 2005 Ai fica dificil, porque você não trabalha com os campos certo? cada campo do banco tem sua utilidade e funcionabilidade data campo DATE ou DATETIME numeros inteiros SMALLINT INT BIG INT valor monetario DECIMAL texto text strings varchar ou char etc...senao você fica fazendo gambiarra e não consegue fazer uma coisa simples funcionar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest - Tiago - Postado Fevereiro 16, 2005 Denunciar Share Postado Fevereiro 16, 2005 Mas estou utlizando os campos certos (na minha opinião).Veja o modelo da tabela:ID - autoincrement, unique, pkDATA - datetime -> data e hora do cadastro da ligaçãoOPID - varchar(15) -> este campo é uma identificação do cara que cadastrou a ligação, composto por 5 letras e 9 números.MOTIVO - varchar(100) -> motivo da ligação.A tabela é exatamente assim !!!Agora minha pergunta ?? Que cambiarra estou fazendo na sua opinião Fabyo ??Quero simplesmente saber: dado um período, puxar um relatório com cada motivo, seus respectivos números, e a soma de todas as ligações no período.... Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Fabyo Postado Fevereiro 16, 2005 Denunciar Share Postado Fevereiro 16, 2005 Calma ai só comentei pois foi o que eu achei no seu 1 postnão da pra você usar sum em campos varchar e o count conta a quantidade se você usar o count ali ele vai retornar 3 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest - Tiago - Postado Fevereiro 16, 2005 Denunciar Share Postado Fevereiro 16, 2005 sim Fabyo, porém se eu colocoselect distinct motivo, count(motivo) from tb where .... ele me retorna as todos os motivos e suas respectivas quantidades.Até ai sem problemas. O que estou tentando descobrir no meu post é se existe um meio de eu ter uma soma de todos os motivos, ou terei que fazer uma gambiarra de ir somando linha por linha ??? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Fabyo Postado Fevereiro 17, 2005 Denunciar Share Postado Fevereiro 17, 2005 no select você pode usar o convert e depois o sum mas deque no campo não tenha nenhuma letra dai ele soma motivo | count(motivo) |------------------------------| falta | 75 | | atrasos | 51 || reclam. | 9 |outra coisa esse valores do motivo são o total ou um indicador ?porque não entendi ali motivo = falta e 75 é o numeor de faltas é isso ? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest - Tiago - Postado Fevereiro 17, 2005 Denunciar Share Postado Fevereiro 17, 2005 Sim Fabyo, aquele 75 representa a quantidade de finalizações (linhas da tabela) com motivo = faltas.Não consegui eliminar meu problema direto na consulta, mas como estou usando PHP, dentro do while(fetch_array) coloquei um contador que vai somando. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Guest - Tiago -
Pessoal, estou tentando fazer algo do tipo sum(count(*)) mas estou tendo muita dificuldade. Alguém pode me dar uma ajuda ??
------------------------------
| motivo | count(motivo) |
| falta | 75 |
| atrasos | 51 |
| reclam. | 9 |
preciso que o count(motivo) seja somado .... 75 + 51 + 9 ....
Obrigado.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
8 respostass a esta questão
Posts Recomendados