Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Duvida Sobre Proteção Do Apache!


CitanMK

Pergunta

Estou rodando um webserver de cadastros pelo Apache mas tenho uma

duvida. É o seguinte:

Eu possuo um sistema de cadastro em php onde por exemplo o

cadastrar.php busca a configuração no config.php (onde fica username e

senha do banco de dados)

Ta tudo funcionando corretamente mas tem um lance que é o seguinte:

Da forma atual qualquer um pode chegar e abrir o config.php e ver

minhas senhas armazenadas nele já que todos os arquivos tão

"acessiveis".

Eu tentei bloqueando o arquivo config.php fazendo um .htaccess usando o

lance de bloquear pelo nome do arquivo ou extenção mas ao bloquear no

.htaccess já era tambem o index.php que não consegue localizar o banco

de dados com username e senha gravados no config.php.

Resumindo: Como que eu bloqueio e oculto no Apache um arquivo .php ou

outra extenção ou ate mesmo um diretorio de ser acessado diretamente ou

lido por qualquer um mas sem prejudicar outros arquivos que dependam

dele pra funcionar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Ninguém de fora do servidor pode pegar o conteúdo de um arquivo .php. A pessoa precisa estar dentro do servidor. Se alguém eventualmente invadisse o seu servidor, poderia, então, pegar as suas senhas, bem como as senhas de 99% de todo mundo que usa PHP ou fazer qualquer coisa com a sua database e arquivos.

Então não tem do que se preocupar. Se alguém digitar o endereço do seu config no browser não vai ver nada (bom, a menos que você não tenha dado "echo" nas senhas rolleyes.gif)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Claro, né, arquivos .txt, .dat ou qualquer outra extensão que tenha só texto dentro são abertos sem maiores problemas por qualquer um...eu colocaria esses arquivos em PHP e as informações sigilosas dentro dele, em variáveis.

Mas tem algumas configurações de CHMOD e do .htaccess que podem impedir isso, eu acho, nunca mexi com isso, sempre deixo senhas e etc em arquivos .php.

É a solução mais rápida e eficiente na minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Valeu pela ajuda e quem tem duvida de segurança vo explicar como eu fiz que já ajudou:

Eu fiz o lance de fazer o index.html vazio em todas as pastas (pra não listar diretorios).

Alem disso fiz um .htaccess no diretorio inicial com o seguinte:

IndexIgnore * (impede a listagem de diretorios em todas as pastas, apesar do index.html já impedir listagem esse vale como extra)

<Files *.(exemplo)>

order deny,allow

deny from all

</Files>

(bloqueei tudo que é .txt, .exe e outros arquivos que ninguém tem motivo pra acessar)

E no caso fui verificando em cada pasta os arquivos que continham senha (incluindo os .php) e como seguranca extra em cada pasta eu fiz um .htaccess em cada pasta que havia arquivo com senha e usava tipo:

<Files config.php>

order deny,allow

deny from all

</Files>

Acho que a proteção agora já ta bem legal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

já que tamos falando de proteção pelo .htaccess também podem ser usado esse comando

informação tirada do manual php

Escondendo o PHP

Em geral, segurança por obscuridão é uma das mais fracas formas de segurança. Mas em alguns casos, cada pequeno bit extra de segurança é desejável.

Algumas poucas técnicas simples podem ajudar a esconder o PHP, possivelmente atrasando um invasor que está tentando descobrir fraquezas em seu sistema. Setando expose_php = off em seu arquivo php.ini, você reduz a quantidade de informação disponível para ele.

Uma outra tática é configurar os servidores tais como apache para interpretar diferentes tipos de arquivos através do PHP, ou com uma diretiva .htaccess, ou na própria configuração do apache. Você pode então usar extensões de arquivos enganadoras: Exemplo 15-18. Escondendo PHP fazendo parecer com outra linguagem

# Fazer o código PHP parecer com outros tipos de códigos

AddType application/x-httpd-php .asp .py .pl

Ou escondê-lo completamente: Exemplo 15-19. Usando tipos desconhecidos para extensões do PHP

# Fazer o código PHP parecer com tipos de códigos desconhecidos

AddType application/x-httpd-php .bop .foo .133t

Ou escondê-lo no código HTML, que tem baixa chance de ser atingido porque todos os HTML serão interpretados pelo PHP: Exemplo 15-20. Usando tipos de HTML para extensões do PHP

# Fazer todo o código parecer com HTML

AddType application/x-httpd-php .htm .html

Para este exemplo trabalhar efetivamente, você deve renomeiar todos os seus arquivos PHP com as extensões acimas. Apesar dessa ser a forma de segurança através obscuridão, ela é a medida menos preventiva e com algumas desvantagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...